A LUZ DE FÁTIMA
Este será um final de semana diferente na política de Rondônia. É que a senadora Fátima Cleide desembarcará nesta sexta-feira (27) no Aeroporto Governador Jorge Teixeira, vindo de Brasília, carregada de notícias – que sejam boas -, em especial sobre a posição do PT em relação às eleições do ano que vem. O presidente Lula quis conversar com a cúpula do partido no Estado, certamente para tentar costurar um acordo com a candidatura de Confúcio Moura (PMDB). Por enquanto todos estão mudos, menos os especuladores. Mas, dizem que onde há fumaça há fogo. Assim, só a senadora vai poder dar a luz.
SOBRINHO ESTÁ MUITO BEM
Dizem por aí que o Presidente teria dito ao prefeito Roberto Sobrinho que ele está muito bem no lugar onde está, o que quer dizer que ele deve continuar prefeito da Capital. Mas até isso, leitor, é especulação, mesmo porque o prefeito tem o que mostrar para postular a candidatura ao Palácio Getúlio Vargas pelo partido. É aguardar.
CONFÚCIO E CHIQUILITO
|
|
Quem está bem “definido” é o peemedebista Confúcio Moura, que vendo a dificuldade de se relacionar com o pessoal do PT, está arregimentando as forças do partido e conduzindo, com a sabedoria que lhe é peculiar, um projeto, uma coalizão que inclui o nome do jovem político David Chiquilito, com quem deverá fazer par nas eleições para sucessão do governador Ivo Cassol.
EQUIPARAÇÃO AO LEGISLATIVO
O pessoal da Justiça do Trabalho parece entender bem da “legislação trabalhista”. Do contrário o movimento grevista não teria sido ampliado a ponto de fechar por completo as atividades na cidade de Vilhena. O material divulgado fala em reajuste salarial, sem indicar o percentual, mas deixa claro que a maior reivindicação da categoria é que o Congresso Nacional aprove a equiparação com o pessoal do Poder Legislativo. Hum, essa moda pode pegar !
QUEM NÃO QUER?
E a moda pegou. Assim como os trabalhadores (funcionários) da Justiça do Trabalho, os servidores estaduais amparados pela PEC da Transposição já estão afoitos, querendo também ser equiparados aos servidores do Poder Legislativo Federal, ou pelo menos a algumas carreira do Poder Executivo, o que lhes garantiria uma melhora considerável no contracheque. Certo.
O BEIJA-FLOR
A fábula do beija-flor é sempre nova e cabe em qualquer situação – diz-se da história de um pequenino beija-flor que tentava apagar um incêndio na floresta com gotinhas de água que levava em sem biquinho, e o leão vendo o gesto da pequena ave, sorriu, e lhe perguntou – você acha que vai apagar esse fogo com esse pingo d’água? O beija-flor, então, respondeu – estou fazendo a minha parte. Pois bem, é assim, se cada um fizer a sua parte o mundo será cada vez melhor para todos.
FAZENDO MINHA PARTE
O propósito desta pequena história é só para fundar o agradecimento que a coluna -
Cochá News não circulou com regularidade entre outubro e novembro - precisa fazer às pessoas que ligaram ou que enviaram mensagens, algumas para saber o que aconteceu, ou apenas para comentar, criticar, sugerir e até elogiar o trabalho. A coluna fica agradecida com a lisonja, com o carinho de todos.
AGRADECENDO
Um agradecimento especial ao Frota Neto, Raimundo Ferreira e a Ana Feitosa, que comentaram com toda propriedade, os temas abordados pela coluna, especialmente sobre a atuação do Tribunal de Contas da União (TCU) na fiscalização de programas como o Bolsa Família e, ainda, em relação às obras do sistema de saneamento básico de Porto Velho. Na verdade, o objetivo da coluna é ser mesmo um instrumento de comunicação a serviço da comunidade, e fora deste propósito certamente ela nem existira. Muito obrigado !!!
EXPLICANDO A BURAQUEIRA
O vereador Cláudio Carvalho entendeu bem o recado da comunidade – ele que conhece bem a cidade -, e ante a situação de abandono em que ficaram as ruas da Capital, com as obras do sistema de água tratada e saneamento básico, foi ao Ministério Público Federal e Estadual, que convocaram o titular da Secretaria de Estado do Planejamento (SEPLAN), para explicar o caos - buraqueira deixada pela empresa contratada – nas ruas de Porto Velho e que providências estão sendo tomadas. Até onde a coluna apurou, ficou nisso.
OBRA ESSENCIAL
(Mérito dos Governos Federal e Estadual e do povo)
É preciso esclarecer que esta é uma obra essencial, que representa e simboliza o desenvolvimento da Capital de Rondônia, pelo seu alcance, pelos benefícios que ela vai gerar. Porto Velho terá mais saúde e conforto, e dotando as estações de tratamento de água com tecnologia de ponta e recursos adequados, estará à altura com uma prestação de serviço em condições de igualdade com estados como Minas Gerais, por exemplo, onde o sistema permite que o cidadão beba água direto da torneia, tal é seu grau de pureza. Por isso esta é uma obra das mais importantes que estão sendo realizadas em Rondônia. Mérito de todos. Do Governo Federal, de onde vêm os recursos, do Governo Estadual, que gerencia e paga a contrapartida, e do povo que sonha com desenvolvimento.
Fonte: Cleuber Rodrigues Pereira - cleuber57@gmail.com
www.gentedeopiniao.com.br - www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/
Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)