MUDANDO PORTO VELHO
Até muito pouco tempo os portovelhenses se orgulhavam de morar numa cidade – apesar da falta de asseio – tranqüila, pacata, sem o estresse das grandes cidades, sem o trânsito e a violência que marcam as metrópoles brasileiras. Mas a situação por aqui mudou muito, e a realidade atual em muitos aspectos já similar a muitas das grandes cidades.
VELHO NOVO ELDORADO
Alguns dos cidadãos de cultura e vida local e alguns pioneiros – não são todos – são enfáticos ao afirmar que as obras do PAC e a construção da Usina de Santo Antonio anteciparam por demais esses acontecimentos, que vão contornando e trazendo à tona a saga do velho novo Eldorado. Para eles, a cidade mais uma vez sofrerá um repovoamento com pessoas de cultura diversa, e como não tem uma estrutura adequada para abrigar e colocar (no mercado de trabalho) essas pessoas é provável que a situação possa ser acirrada.
PREFEITURA TRABALHANDO
Tudo isso, contudo, não é motivo para preocupação, visto que a Prefeitura de Porto Velho está utilizando os recursos do próprio PAC e os de sua arrecadação para construção de obras (saneamento básico, por exemplo) e serviços para garantir, com mais conforto, as condições básicas de vida na Capital. Quem anda pela cidade percebeu que ela está em polvorosa, com obras por todos os lados.
FICHA SUJA
Se Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acatar a lista do TCU com os nomes dos agentes políticos com ficha suja, Rondônia vai ficar numa situação difícil, quase sem candidatos em condições para disputar os cargos de prefeito e vereador. É que, de acordo com o Tribunal de Contas da União, são muitos os políticos implicados em malversação de recursos públicos, desvios e outras irregularidades.
ELEIÇÕES LIMPAS
Enquanto isso, em Porto Velho o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TER), desembargador Cássio Rodolfo Sbarzi Guedes, em evento promovido pela OAB, deixou bem claro que defende eleições limpas. Aliás, o TRE vem dando exemplo de aplicação da lei, e as dezenas de políticos que perderam seus mandatos sabem muito bem o que isso significa.
ELEIÇÕES EM ARIQUEMES
O Partido Democrata (DEM) realizou sua convenção municipal sexta-feira (27) e definiu o nome de Adelino Follador como candidato a prefeito do Município de Ariquemes. Por telefone o candidato disse à coluna que, apesar de definida, a ata da convenção deixou em aberto a possibilidade de composição com outros partidos, para a formação de um bloco forte, capaz de responder às expectativas da comunidade. As conversações devem atravessar as próximas semanas, para, em fim, ser conhecido o resultado que será colocado à prova. Na verdade, muitos apostam na dobradinha Confúcio e Follador, como candidatos a prefeito e vice, respectivamente, e talvez isto explique a demora para a realização da convenção e a definição da nominata para a Câmara.
PONTE SOBRE O MADEIRA
A falta de sintonia na Administração Pública é algo que causa muito mal estar ao cidadão. Para se ter idéia, acerca de um mês o Governo Federal anunciou a construção da obra da ponte sobre o Rio Madeira em Porto Velho (BR-319), com recursos do PAC, mas até hoje, no DNIT local, ninguém sabe nada sobre a obra, e segundo o assessor da direção do órgão em Porto Velho, Sérgio Manani, “só se foi acertado lá em Brasília, pois aqui ninguém tá sabendo de nada”. Alô Miguel de Souza, socorro !!!
ILUMINAÇÃO PÚBLICA
A coluna recebeu esta semana da Associação dos Moradores do Bairro Nacional, pedido para lembrar a Prefeitura de Porto Velho que atente para a escuridão das ruas do bairro. Ninguém pode andar a noite. Se não cair em alguma cratera aberta nas ruas pela erosão ou pela falta de manutenção das vias, é possível ser assaltado, tal é, também, a falta e segurança no bairro. Recado dado.
Fonte: Cleuber Rodrigues Pereira
Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)