Quarta-feira, 28 de julho de 2010 - 13h54
EXEMPLO DE RANIERY
Jovem empreendedor e líder do empresariado local, Raniery Coelho, presidente da Fecomércio/Rondônia, fez um apelo veemente esta semana ao diretor geral do DNIT em Brasília, Luiz Antonio Pagot, pela retomada imediata da obra de construção da ponte sobre o Rio Madeira.
FRUSTRANDO O POVO
Para o presidente da Fecomércio, é frustrante para os empreendedores de Rondônia e para a sociedade em geral assistir consecutivamente esta novela de embargo e/ou suspensão da obra, que é ansiosamente esperada por todos e que representa uma importante alavanca no desenvolvimento de toda a região. A atitude de Raniery Coelho é exemplar, e demonstra que é um empresário moderno, de visão macro, preocupado com o Estado, com a coletividade, e não apenas com o próprio bolso. Até que enfim alguém sensato falando em nome dos empresários de Rondônia.
ACR: O QUANTO PIOR É MELHOR
Enquanto isso, a turma do “quanto pior melhor” está na rua, liderada pela presidência da Associação Comercial de Rondônia (ACR), instituição que ao invés de trabalhar pelo progresso regional, patrocina campanha na mídia para impedir a construção da ponte sobre o Rio Madeira, além de contratar gente especializada em achar meios para “melar” (anular) a licitação (agora contrato). É muito lamentável.
O CRAK E A ACR
A relação entre um viciado em crak e a Presidência da ACR é muito similar, muito parecida. O viciado em crak se desespera até encontrar a droga, e o que menos importa é o meio, mesmo que isso custe a vida do pai ou da mãe. Na presidência da ACR, para aparecer ou para defender os interesses dos balseiros, também o que menos importa são os meios, e o Estado e povo que se lixem. É lamentável constatar que, já no século XXI, haja alguém que se intitule “empresário”, e que em nome da ACR aja, tenha esse tipo de comportamento, essa postura, que contraria o bom senso e a ética. Ta na hora de mudar isso.
PRESIDÊNCIA DA ALE
Os nomes que devem chegar do interior com muito prestígio à Assembléia Legislativa, além do já consagrado Jesualdo Pires (Ji Paraná), são os de Adelino Follador (Região de Ariquemes) e Jaques Testoni (irmão de Alex Testoni, prefeito de Ouro Preto do Oeste). Segundo o que se comenta em todas as rodas é que os três são candidatíssimos à Presidência do Poder Legislativo de Rondônia.
CURRÍCULO
Jesualdo Pires já mostrou ao que veio e é isso que justifica seu desempenho junto ao eleitorado. Adelino Follador carrega em si um histórico de realizações, como vereador, prefeito e como cidadão; um nome sem mácula que sabe conjugar bem competência, serenidade e muito arrojo quando necessário. O novato Jaques Testoni é um empresário de visão globalizada e bem adiantada, competente, sem vício e devotado à causa pública, coletiva, como o irmão Alex.
ERRO ESTRATÉGICO
Há quem diga por aí que a decisão de não se unir ao PMDB nas eleições de Rondônia foi o erro estratégico do PT. Se não fosse isso, Valverde seria eleito vice-governador de Confúcio e a senadora Fátima Cleide seria reeleita ao Senado fazendo dobradinha com Valdir Raupp, o que seria um golpe mortal para os altos dirigentes da coligação que está no Governo. Mas os exageros do ego e a falta de humildade colocaram tudo a perder. De outro giro, como diria o Doutor Adilson, ainda resta o segundo turno, e assim “tudo pode acontecer”, até o amor.
INDUÇÃO (I)LEGAL
Além do conjunto de normas já existentes, o TRE deveria exigir que as pesquisas de opinião pública sobre as eleições sejam realizadas de forma globalizada, para, assim, evitar o risco de indução (i)legal. Esta é uma eleição para presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais. Não é uma eleição municipal. Assim, o resultado de uma pesquisa realizada em um município para aferir o desempenho dos candidatos a deputado daquele município, quando divulgada, em tese, pode sugerir que aqueles estejam à frente em todo o colégio eleitoral, prejudicando os demais candidatos. É só para pensar.
Fonte: Cleuber Rodrigues Pereira - cleuber57@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / Siga o Gentedeopinião noTwitter / YouTube
Turismo / Imagens da História
SEICHO-NO-IE realiza Conferência sobre educação em Porto Velho
A Seicho-No-Ie do Brasil realiza nesta terça-feira (14), as 19h30, em sua sede em Porto Velho, Conferência para Educadores, com orientação do profes
DETRAN NOMEIA 275 SERVIDORES EM CARGOS DE COMANDO E AUXILIARES
Inaugurando uma nova era na gestão do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), os diretores-gerais Neil Aldrin Faria Gonzaga e Benedita Aparecida
MARA OLIVEIRA, O NOME DA OAB EM RONDÔNIA
“Mara projeta uma OAB transparente e que esteja a serviço da advocacia.
Municípios e Associações recebem R$ 1,1 milhão de emendas Follador
O deputado Adelino Follador (DEM) anunciou nesta terça-feira (6), em Porto Velho, ao prefeito do Município de Cacaulândia, Edir Alquieri, e a um gru