Quinta-feira, 29 de maio de 2014 - 09h56
Cochá News
Por Cleuber Rodrigues Pereira
QUEM MANDA NA PETROBRAS?
(José Dirceu era quem realmente exercia o poder)
As investigações sobre os problemas que envolvem a Petrobras a cada semana revelam fatos que vão colocando os gestores atuais e antigos da estadual numa verdadeira saia justa. A última agora partiu do empresário paulista do setor petroquímico Caio Gorentzvaig, revelando que José Dirceu (líder do Mensalão e preso na Papuda em Brasília) continuou exercendo forte poder no comando da empresa petrolífera brasileira, a maior do País.
DONA GRAÇA SEM GRAÇA
(Presidente reafirma que Pasadena não foi um “bom negócio”)
De repente, numa Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), a chamada CPI Chapa Branca, criada no âmbito do Senado Federal, sob a liderança de Renan Calheiros e José Sarney, para, na verdade, proteger o Governo e não para investigar qual quer coisa, a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, um pouco desajeitada, voltou a dizer, para surpresa de Renan e Sarney, que não foi um “bom negócio” comprar a Refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, empresa pela qual a Petrobrás pagou mais de R$ 1,3 bilhão, valor quase quatro vezes maior que seu valor de mercado.
DILMA ASSINOU SEM LER
Que motivos levaram a Presidente Dilma Rousseff, então ministra da Casa Civil de Lula e presidente do Conselho de Administração da Petrobras, chancelar a compra da refinaria? Não é razoável que um gestor na posição da presidente da República, justifique seu desastrado ato, afirmando que não leu ou que não tomou conhecimento pleno que assinara. Ora, isto é primário.
RECEBIA E EXECUTAVA ORDENS
Mesmo assim, o cidadão ainda faz conjecturas sobre os motivos da inércia de Dona Graça Foster, que sendo uma pessoa de conhecimento, servidora de carreira da estatal como seu colega Paulo Roberto Costa, preso por corrupção e lavagem de dinheiro (Operação Lava Jato), não moveu uma palha para salvar a Petrobras desses desatinos. Será que ali no cargo estava apenas cumprindo ordens de Dilma e José Dirceu, como denunciou esta semana o empresário paulista Caio Gorentzvaig, do setor petroquímico?
PRESSÕES SOBRE DONA GRAÇA
Motivos Dona Graça deve ter de sobra. Deve ter sim, coitada. Por sua expressão facial, deve sofrer muita pressão no exercício do cargo de Presidente da Petrobras.
VAI TER COPA, VAMOS DE JEGUE
Em quanto isso, à beira dos Estádios da Copa, a guerra continua com o “Não Vai Ter Copa”. Isto é até possível tendo em vista que ao País está sob o comando desses movimentos populares com este fim. Daí não há sequer como se movimentar, pela falta de ônibus, e assim para chegar aos estádios é preciso acatar a sugestão do ex-presidente Lula: “Ir de jegue assistir aos jogos”.
MARCHA INDÍGENA
Falando em movimento popular, parece trágico se não fosse cômico. Esta semana em Brasília Índios e Sem Tetos foram para as ruas – uns querendo demarcação de suas terras e outros um lugar para se proteger da chuva e do sol. Mas, no caminho encontraram uma Polícia disposta a desmanchar a marcha desse povo. Aí o conflito.
ÍNDIOS EM GUERRA EM BRASÍLIA
Quando vi aquela cena dos Índios com flechas enfrentando a PM em pleno Eixão Monumental, lembrei-me de um tempo em que vivi nos States e no Canadá. Lá, a impressão da maioria naquele tempo (1981 – 1983) era de que o Brasil era uma terra de silvícolas, e que o fato de eu estar ali falando sobre abertura política e processo de desenvolvimento do Brasil, era algo inimaginável. E veja que naquele momento o Brasil havia fechado um super contrato para venda de aviões fabricados com tecnologia brasileira pela Embraer, para o Canadá, em troca do trigo canadense.
CENA DE PM FLECHADO CORRE O MUNDO
Agora, vendo a cena do silvícola flechando a perna do PM em cima de um cavalo - cena que está correndo o mundo – tento imaginar como aquelas pessoas que me ouviram naquele dia em Vancouver (Canadá) estão processando tudo isso. Devem estar com a certeza de que tudo que falei ali era mentira. “A Copa vai ser no Brasil, felizmente a Seleção Canadense está fora”, tranquilizam-se.
ONGs FINANCIAM OS PROTESTOS
É bom saber que por trás desse movimento indígenas estão ONGs, principalmente estrangeiras, que financiaram a viagem de avião dos índios, para protestar contra a proposta de Emenda Constitucional nº 215, que atribui ao Congresso o poder para demarcar terras indígenas e quilombolas. Assim, ficando nas mãos de deputados e senadores, esses povos perdem influência e o poder que hoje desfrutam em órgãos do Governo Federal.
DESNUDANDO O MODELO FASCISTA
O Brasil certamente está vivendo um momento ímpar na sua história política, com o desnudo de um modelo fascista de gestão implantado em Brasília, com ramificações por todo o País, e que se revela e se caracteriza pela banalização da criminalidade administrativa, como todo “bom” fascismo, marcado pela cultura do roubo descarado dos bens e recursos públicos para custear o império da bandidagem, que envolve seus “líderes” políticos, que se aliam com o que há de pior na sociedade, as facções criminosas que vão surgindo ante a falta do Estado em áreas que são de sua obrigação legal.
OUTRA NAÇÃO ESTARIA FALIDA
O cidadão, felizmente, ainda tem o direito de comentar este desastre na administração pública brasileira – ainda não viramos uma Cuba -, e a assertiva central é de que, se a sangria perpetrada contra os cofres públicos por agentes do Governo em benefício próprio, fosse em outro País, seja ele onde for, certamente já teria levado a nação à falência.
A INÉRCIA DA PRF
(Desordem e bagunça na BR-319 – acesso à Balsa)
A Polícia Rodoviária Federal, tão diligente na fiscalização do trecho urbano da BR-319, Avenida dos Migrantes, em Porto Velho, não sei por que motivo, quando mais se precisou dela abandonou os usuários dessa rodovia no seu pior trecho, o centro nervoso – o aceso à Balsa. Ali, a guerra está instalada. Quem pode mais (maior) rompe, e quem pode menos (carros pequenos), fica. É a lei do mais forte em detrimento do Código de Trânsito. Seu Roberto, ou melhor, o deputado Roberto Dorner está em Brasília e nem quer saber o que acontece por aqui. Mas, já que, a esta altura, Prefeitura, Estado, DNIT, todos lavaram as mãos, cabe a PRF ordenar aquela bagunça, chamar o DNIT à responsabilidade, e penalizar quem descumpre a lei. O motorista quando descumpre a lei é penalizado rigorosamente, e o Poder Público? Com a palavra a PRF?
Contato: cleuber57@gmail.com
SEICHO-NO-IE realiza Conferência sobre educação em Porto Velho
A Seicho-No-Ie do Brasil realiza nesta terça-feira (14), as 19h30, em sua sede em Porto Velho, Conferência para Educadores, com orientação do profes
DETRAN NOMEIA 275 SERVIDORES EM CARGOS DE COMANDO E AUXILIARES
Inaugurando uma nova era na gestão do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), os diretores-gerais Neil Aldrin Faria Gonzaga e Benedita Aparecida
MARA OLIVEIRA, O NOME DA OAB EM RONDÔNIA
“Mara projeta uma OAB transparente e que esteja a serviço da advocacia.
Municípios e Associações recebem R$ 1,1 milhão de emendas Follador
O deputado Adelino Follador (DEM) anunciou nesta terça-feira (6), em Porto Velho, ao prefeito do Município de Cacaulândia, Edir Alquieri, e a um gru