Sábado, 29 de agosto de 2009 - 07h56
VACINA CONTRA MALÁRIA
A boa notícia desta semana vem do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), onde cientistas brasileiros garantem que o País já tem elementos e informações científicas suficientes para subsidiar a produção da tão esperada vacina contra a malária e repelentes para o vetor. De acordo com a pesquisadora Ana Tereza Vasconcelos, ela e seus colegas do LNCC já mapearam 85% do genoma do mosquito transmissor da malária na América do Sul (Anopheles Darling), um passo grandioso para o controle desta doença que mata muita gente no Brasil, em especial na Amazônia.
CONHECENDO O MOSQUITO
(Até final do ano 90% do genoma decodificado)
De acordo com a pesquisadora, até o fim deste ano os cientistas do LNCC pretendem ter mais de 90% do genoma do mosquito decodificado (esclarecido). O sequenciamento do genoma vai identificar os genes responsáveis pelas características do mosquito, assim como vai identificar proteínas importantes para estudos de combate à malária. Para Ana Tereza, “o achado até aqui é como se fosse um manual de instrução do mosquito”, o que torna possível o controle da doença.
AVANÇO DAS PESQUISAS
Não é possível dizer, contudo, que já existe solução para este grave problema de saúde da Amazônia e do Brasil. Do resultado das pesquisas (sequenciamento) à produção da vacina há, ainda, um longo caminho. Mas a pesquisadora garante que já existem pesquisas em andamento com esse objetivo, e muito promissoras. Vamos aguardar.
DESTEMIDOS PIONEIROS
Em Rondônia, os principais estudos e tratados sobre a malária foram produzidos pelos cientistas Mauro Tada e Luiz Hildebrando Pereira (Cemetron), em que pese todas as dificuldades. A partir de agora, com os resultados das pesquisas do LNCC, certamente os pesquisadores rondonienses, esses destemidos pioneiros, agregarão informações imprescindíveis e serão estimulados ainda mais em suas pesquisas.
ELOGIO DA ASCRON
O jovem vereador Mário Sergio, presidente da Empresa de Desenvolvimento Urbano (EMDUR), é só prestígio junto à Associação dos Cornos de Rondônia (Ascron). De acordo com o presidente da entidade, o lendário Pedro Soares, “o prefeito Roberto Sobrinho não tem o que reclamar do vereador licenciado”, dando a entender que o presidente da EMDUR está fazendo um bom trabalho na empresa. É o que se depreende.
APOIANDO O PMDB
(Petistas devem subir no palanque de Confúcio Moura)
Apesar de toda a pompa e festa do encontro em Rolim de Moura o PT em Rondônia – a menos que haja uma revolução interna – vai ter que se calar e colocar a viola no saco em relação à eleição para governador do Estado. Pelos acordos de Brasília, os petistas locais vão ter que abraçar a campanha de Confúcio Moura (PMDB) ao governo, e de quebra, dividir os palanques com Nobel Moura, candidatíssimo ao parlamento. Isso tudo, minha gente, é o resultado de uma grande arrumação política feita em Brasília, articulada pelo Palácio do Planalto, para garantir a candidatura de Dilma Rousseff à Presidência.
OS HOMENS DO PRESIDENTE
Berzoini, que não é nada bobo e gosta desse tipo de “articulação”, só está tendo dificuldade com os petistas natos (verdadeiros). Mas na política da incoerência é assim: Manda quem pode e obedece quem tem juízo ou quem tem a ganhar. Essa é a equação, e assim Sarney, Renan Calheiros e Michel Temer mostram do que são capazes, e o presidente Lula, demonstrando toda sua “(in)capacidade” ordena como quer sua “trupe”, e quem não concordar, que acompanhe Marina Silva. Os amigos do presidente agora são Sarney, Renan e Collor.
O NOVO PV E OS DESASTRES
Como era de se esperar os dirigentes centrais do Partido Verde (PV) querem dar uma direção nova, mais adequada ao ideal partidário, visando restaurar sua identidade. Significa dizer que aquelas pessoas (fichas sujas) que estavam na sigla só para se manter, vão ter que procurar um novo rumo, e isso inclui gente de Rondônia. “Quem não estiver afinado com o pensamento (novo pensamento) do Partido, após a filiação de Marina Silva, vai mesmo ter que se virar. Então, aguardem novidades, pois tem gente promovendo desastres políticos, sociais e ambientais em nome do PV em Rondônia.
Fonte: Cleuber Rodrigues Pereira - cleuber57@gmail.com
www.gentedeopiniao.com.br - www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/
SEICHO-NO-IE realiza Conferência sobre educação em Porto Velho
A Seicho-No-Ie do Brasil realiza nesta terça-feira (14), as 19h30, em sua sede em Porto Velho, Conferência para Educadores, com orientação do profes
DETRAN NOMEIA 275 SERVIDORES EM CARGOS DE COMANDO E AUXILIARES
Inaugurando uma nova era na gestão do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), os diretores-gerais Neil Aldrin Faria Gonzaga e Benedita Aparecida
MARA OLIVEIRA, O NOME DA OAB EM RONDÔNIA
“Mara projeta uma OAB transparente e que esteja a serviço da advocacia.
Municípios e Associações recebem R$ 1,1 milhão de emendas Follador
O deputado Adelino Follador (DEM) anunciou nesta terça-feira (6), em Porto Velho, ao prefeito do Município de Cacaulândia, Edir Alquieri, e a um gru