Sexta-feira, 30 de maio de 2008 - 12h35
NOVA CPMF
Aos olhos dos mais esclarecidos – e nem precisa ser tão esclarecido - o Governo Federal perdeu o resto da moralidade que ostentava, ao encaminhar ao Congresso a tal da CSS – Contribuição Social para a Saúde, também chamada de Comissão Sobre o Salário (a reencarnação da CPMF), que vai incidir diretamente sobre o salário do trabalhador. É uma pena o ponto a que chegamos. O País, campeão do escorcho legal, fundado numa carga tributária indecente, não tem o menor respeito ou qualquer sentimento nobre em relação aos seus cidadãos, e os trata com desdém, como uma grande boiada, que é levada, tocada para onde quiser, inclusive para o matadouro.
BANCADA NO CONGRESSO
Os servidores e as autoridades de Rondônia ainda aguardam atitudes mais concretas e convincentes da bancada do Estado no Congresso Nacional, no que diz respeito a PEC da Transposição. Ninguém entende a passividade dos representantes do Estado em Brasília, enquanto aprovam Projetos, MPs e PECs de interesse do Governo com todo dinamismo. O que é isso?
LUZ PARA TODOS
A expansão da rede de energia elétrica na BR-319, que tinha tudo para se contrapor a péssima posição de Rondônia no ranque brasileiro do Luz para Todos, voltou a estaca zero. A notícia da formalização de um convênio entre 5º BEC e CERON foi apenas uma "notícia" para chamar a atenção, não se sabe quem, só para dizer que "estamos trabalhando". É brincadeira!
INÉRCIA
Desde o ano passado a coluna vem noticiando as ações da CERON no âmbito do Luz para Todos, e confirmou que a lentidão, o atraso, a inércia não é algo puramente operacional, como se imaginava. É uma questão de gerência. A estatal não conclui o serviço do Joana D'arc - sem meias palavras - por incompetência, e vai se formando um grande circulo vicioso, onde ninguém tem ou assume responsabilidade.
EMPURRANDO AO OUTRO (O VÍCIO)
Sempre que eram questionadas sobre o convênio com o 5º BEC, as autoridades da CERON informavam que a demora era da instituição militar, que não se decidia sobre os termos do convênio, e que a estatal estava apenas aguardando os militares apresentarem sua proposta de minuta de convênio. A coluna descobriu, contudo, que a proposta do BEC já estava na CREON e, na verdade, é a estatal que não decide sobre o assunto.
VAMOS DECIDIR
O 5º BEC está pronto para iniciar os serviços. Tem gente especializada e grande força de trabalho. Esta informação foi prestada sobre a balsa de travessia do Madeira, pelo oficial militar que analisou, deu parecer e devolveu a proposta de convênio para as providências da alçada da CERON. E então? Será que novamente vai começar a estação das chuvas – que ainda nem acabou – e a obra não sai?
BAIRRO CONCEIÇÃO
A Coluna registra a mensagem de Severino Martins da Cruz, reclamando da Administração Municipal, que esqueceu o Bairro Conceição. Segundo ele, a Rua Ceres, por exemplo, onde reside, é só lagoa, muitas delas tão profundas que estão provocando o desvio do tráfego de veículos para as calçadas, causando transtornos e colocando em risco a vida da população, especialmente das crianças.
BAIRRO NACIONAL
A comunidade do Bairro Nacional começa viver o drama de todo ano, provocado pela Exposição Agropecuária, que isola toda aquela comunidade. É que o bairro tem apenas a Estrada do Belmont como via de acesso à cidade. E em toda festa agropecuária os moradores do bairro são submetidos à truculência de policiais mal preparados, que não entendem a necessidade do cidadão trabalhador de ir para sua casa descansar, e o submete até a humilhação, sob a alegação de que não pode ter tratamento diferente daqueles que vão à festa no Parque de Exposição.
EXPOVEL
A Prefeitura, o Ministério Público e os órgãos de segurança devem programar e estabelecer normas para o atendimento da população do bairro, sempre considerando a sua péssima condição de cidadão, que sem liberdade de ir e vir depende sempre de alguém, ou da imprensa para noticiar que tem gente morrendo no bairro, que mulheres estão dando a luz dentro de carros na subida para o parque, porque está tudo parado, tudo isolado. Ninguém entra ou sai do Bairro Nacional em época de Exposição Agropecuária. É preciso dar um basta nisso. A Prefeitura não se manifesta, mas o Ministério Público Estadual conhece a situação e a sociedade espera uma ação eficaz de sua parte, independentemente de um ato formal de denúncia.
Fonte: Cleuber Rodrigues Pereira - cleuber57@gmail.com
SEICHO-NO-IE realiza Conferência sobre educação em Porto Velho
A Seicho-No-Ie do Brasil realiza nesta terça-feira (14), as 19h30, em sua sede em Porto Velho, Conferência para Educadores, com orientação do profes
DETRAN NOMEIA 275 SERVIDORES EM CARGOS DE COMANDO E AUXILIARES
Inaugurando uma nova era na gestão do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), os diretores-gerais Neil Aldrin Faria Gonzaga e Benedita Aparecida
MARA OLIVEIRA, O NOME DA OAB EM RONDÔNIA
“Mara projeta uma OAB transparente e que esteja a serviço da advocacia.
Municípios e Associações recebem R$ 1,1 milhão de emendas Follador
O deputado Adelino Follador (DEM) anunciou nesta terça-feira (6), em Porto Velho, ao prefeito do Município de Cacaulândia, Edir Alquieri, e a um gru