Sexta-feira, 31 de outubro de 2008 - 14h57
LUZES DA TRANSPOSIÇÃO
Nos últimos dias o tema “Transposição dos Servidores” voltou à discussão, e ao que tudo indica pretende outra coisa. É que tem gente que criou para si o estigma de “autoridade”, sem conseguir, contudo, carrear a seu favor os holofotes da mídia, e então, começa a ressuscitar fatos capazes de gerar-lhe alguma notoriedade.
O PIOR NA CASA CIVIL
Dizem os freqüentadores do Palácio do Governo – as más línguas – que o ambiente na Casa Civil não é mais de tranqüilidade como dantes. Dizem que uma guerra está aberta entre os “EX”. Um ex-senador (Odacir Soares) e um ex-deputado (Capixaba), que discretamente trocam farpas. Um diz que o outro é pior, que foi esquecido pelo povo, e o outro diz que aquele é que é o pior e que nunca será esquecido pela Polícia Federal. Falácia ou não é o que se comenta por onde se anda em Porto Velho. Naturalmente que ambos os ocupantes da Casa Civil do Governo são dignos de respeito, senão pelo que já fez, mas sim pelo que poderá fazer.
APROCOM SE REÚNE
A Associação dos Produtores e Comunidades da BR-319 e Alto Mucuim (APROCOM) realiza neste sábado, às 17h, na sede da Fazenda Santa Izabel (Km 40), uma reunião preliminar com a diretoria e associados da entidade para tentar uma solução pacífica para o problema da energia elétrica. O vice-presidente da Associação, Plínio Cella, resumiu o sentimento de todos, afirmando que “ninguém agüenta mais tanta enrolação”. A produtora Silvana Fagundes disse que os trabalhadores rurais da região estão no limite, prontos para demonstrar o que podem fazer.
CARREGARO NÃO RESOLVE
Ontem, de Brasília, o coordenador estadual do Programa Luz para Todos, José Carlos Carregaro, telefonou para a assessoria da APROCOM para informar que provavelmente a licitação do serviço de extensão da rede de energia para a BR-319, seja retomado já nesta semana, e que, por outro lado, aguarda uma posição do 5º BEC, quanto a possibilidade da formalização de um convênio para execução dos serviços imediatamente. Na verdade, não há nada de novo neste processo. Tudo continua na estaca zero, em que pese o compromisso que o Programa firmou com a APROCOM. Por esse motivo tudo pode acontecer a partir de segunda-feira. É o que garante a diretoria da Associação.
LICITAÇÃO SUSPENSA
Não tente entender os motivos que levaram o Tribunal de Contas da União (TCU) a suspender a licitação da obra da ponte sobre o Rio Madeira em Porto Velho. Da mesma forma não tente entender porque motivo o Departamento Nacional de Infra-estrutura e Transportes (DNIT) ainda não justificou a irregularidade detectada no procedimento licitatório.
SOBREPREÇO
Segundo o que foi divulgado o custo da obra da ponte sobrepõe em muito aos preços de mercado, e por isso o TCU determinou a suspensão do certame até que alguém adote providências pertinentes para baixar esses superestimados preços – aliás, dizem que esta é a maldição de praticamente todas as obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) - ou faça uma nova licitação. Neste caso, quem arcaria com os custos da primeira. Seria bom se o Tribunal começasse responsabilizar os técnicos responsáveis pela montagem das planilhas de preços. Aí acabaria com essa prática que todos sabem onde vai dar.
LOBBY DOS BALSEIROS
Quem está gostando muito de todo esse imbróglio – talvez até o tenham patrocinado – são os poucos donos de balsas que comandam os rios da Amazônia. Há muitos anos eles controlam o poder decisório sobre o sistema de transporte da região, e até hoje ninguém ousou contrariar seus interesses. Talvez, quem sabe, isto justifique a suspensão da obra. O certo é que dentro do Congresso Nacional existe um lobbie (lobby) grande para manter as coisas como estão. Pena que muitos dos que dependem desta ponte e da estrada (BR-319) não sabem disso.
TUDO A VER
Parece coisa armada. Tudo isso acontece num momento crítico. O mundo tenta se ajustar ante o perigo da recessão que bate à porta das nações ricas e pobres, fruto dos exageros da política econômica norte americana, que massacra os países pobres e subsidia sua própria agricultura e pecuária, o comércio, a indústria e até os financiamentos de classes poucos confiáveis de sua sociedade, que foram um dos principais fatores da crise nos bancos, responsável por tudo isso que está acontecendo na economia mundial.
APERTANDO O CINTO
Por Tudo isso, os países pobres (em desenvolvimento – o que é isso?) são obrigados a executar a engenharia do aperto. É uma verdadeira lipoaspiração nas gorduras do Governo. Começa pelo corte no Orçamento da União de uma série de investimentos essenciais à vida do País – nunca nos gastos internos do Governo - como a obra da ponte sobre o Rio Madeira, por exemplo, passando por cortes também profundos na Educação e Saúde, e também nas verbas dos programas sociais, como o Bolsa Família.
BOLSA FAMÍLIA SUSPENSO
Aliás, falando em Bolsa Família, a coluna recebeu mensagem da dona-de-casa Maria Auxiliadora Melo, do Bairro Nacional, denunciando que seu cartão de retirada do Programa foi suspenso, e não há a quem recorrer. Ela informa que tentou resolver o problema na Prefeitura e recorreu até ao 0800 (telefone do Programa), tendo recebido apenas a informação que deve aguardar. Na verdade, em situação igual a de dona Maria, muitos beneficiários do Bolsa Família já estão procurando trabalho. É que as eleições já passaram e a atual crise econômica chegou num momento oportuno para justificar a atitude do Governo, que deve suspender alguns milhares de cartões em todo o Brasil. A coluna agradece a mensagem, e lamenta a situação da dona Maria, visto que demonstra ser uma pessoa realmente carente.
Fonte: Cleuber Rodrigues Pereira
cleuber57@gmail.com
SEICHO-NO-IE realiza Conferência sobre educação em Porto Velho
A Seicho-No-Ie do Brasil realiza nesta terça-feira (14), as 19h30, em sua sede em Porto Velho, Conferência para Educadores, com orientação do profes
DETRAN NOMEIA 275 SERVIDORES EM CARGOS DE COMANDO E AUXILIARES
Inaugurando uma nova era na gestão do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), os diretores-gerais Neil Aldrin Faria Gonzaga e Benedita Aparecida
MARA OLIVEIRA, O NOME DA OAB EM RONDÔNIA
“Mara projeta uma OAB transparente e que esteja a serviço da advocacia.
Municípios e Associações recebem R$ 1,1 milhão de emendas Follador
O deputado Adelino Follador (DEM) anunciou nesta terça-feira (6), em Porto Velho, ao prefeito do Município de Cacaulândia, Edir Alquieri, e a um gru