Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cleuber Pereira

CONTAMINANDO A NATUREZA E ENSINANDO A PRÁTICA SEXUAL


 
Cochá News
Por Cleuber Rodrigues Pereira

CONTAMINANDO A NATUREZA E ENSINANDO A PRÁTICA SEXUAL - Gente de Opinião
 

Poucos conseguem mensurar o tamanho do dano ao meio ambiente causado pelo uso de herbicidas e defensivos agrícolas (agrotóxicos) para limpeza e combate a pragas das lavouras no Brasil. Por desconhecimento, muitos pensam que os males se revelam apenas e restritamente no local da aplicação, ou seja, sobre as pastagens ou sobre as lavouras.

Mas os efeitos resultantes do uso de agrotóxicos manifestam-se de forma devastadora principalmente sobre os consumidores dos alimentos cultivados com cargas cada vez maiores de defensivos e herbicidas, que vão minando a resistência humana, debilitando suas faculdades e matando em larga escala, eis que a maioria dos produtos aplicados em nossas lavouras, além de extremamente nocivos à saúde e ao meio ambiente, têm efeito cumulativo e duração quase que “ad aeternum”, e praticamente não respondem a tratamentos convencionais.CONTAMINANDO A NATUREZA E ENSINANDO A PRÁTICA SEXUAL - Gente de Opinião

O Governo tem uma legislação rigorosa que regula o uso e controla a produção, comercialização e até a aplicação de agrotóxicos nas lavouras, e de quebra, ainda proíbe o uso de herbicidas nas áreas urbanas para a limpeza de quintal, por exemplo. Ora, quantas vezes a gente se depara com alguém, no portão de nossa casa, oferecendo trabalho de limpeza de quintal com glifosato e até tordon (cujo resíduos se mantêm para sempre na área aplicada), um produto proibido no Brasil, mas que até hoje, procurando, acha. É igual ao chumbinho para matar rato.

O agricultor, grande ou pequeno, ancorado em suas razões, defende o uso dos agrotóxicos como única alternativa para produzir e tornar possível sua permanência no campo, eis que seu uso propicia uma diminuição de seus custos e maior eficiência da lavoura, aumentando a produtividade e a qualidade “visível” de sua produção.

O que é preciso esclarecer é que esses resíduos lançados nessas áreas, além dos danos diretos aos consumidores de desses alimentos contaminados, se expandem pelos mananciais de água (rios, igarapés, lagos, regos, poços), pelo solo, pela flora e pela fauna, contaminando tudo, tornando cada vez mais difícil a vida no planeta terra.

Os cidadãos de bom senso, todos nós, na verdade, devemos ter em mente que após nossa passagem a vida vai continuar, e o que será de nossos descendentes? – Ou será que não pensamos neles?CONTAMINANDO A NATUREZA E ENSINANDO A PRÁTICA SEXUAL - Gente de Opinião

Não é possível que não vemos os problemas causados pelo desequilíbrio ambiental ao redor do mundo, que vão alterando a temperatura de terra com o degelo das calotas polares que vão se derretendo, colocando em risco a vida no ártico, ou a onda de calor que só esta semana matou nada menos de 1.233 pessoas em Karachi, no Paquistão.

O discurso do Poder Público é bonito, indefectível. Mas qualquer um do povo pode, sem qualquer controle, comprar um ou 10 litros de glifosato (roundup) em várias casas de produtos agrícolas, sem maiores dificuldades.

Isso quer dizer que o cidadão não pode baixar a guarda, e deixar tudo sob a responsabilidade do Poder Público. Cada um, por isso, deve cuidar e zelar para a conservação da natureza (recursos naturais) que é um bem coletivo, nosso e de toda humanidade.

Zelar do meio ambiente deveria ser cadeira obrigatória no ensino público, desde a tenra idade, ao contrário do ensino sobre sexo e diversidade sexual, que o Governo Federal institucionalizou.

Contato: cleuber57@gmail.com
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

SEICHO-NO-IE realiza Conferência sobre educação em Porto Velho

SEICHO-NO-IE realiza Conferência sobre educação em Porto Velho

A Seicho-No-Ie do Brasil realiza nesta terça-feira (14), as 19h30, em sua sede em Porto Velho, Conferência para Educadores, com orientação do profes

DETRAN NOMEIA 275 SERVIDORES EM CARGOS DE COMANDO E AUXILIARES

DETRAN NOMEIA 275 SERVIDORES EM CARGOS DE COMANDO E AUXILIARES

Inaugurando uma nova era na gestão do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), os diretores-gerais Neil Aldrin Faria Gonzaga e Benedita Aparecida

MARA OLIVEIRA, O NOME  DA OAB EM RONDÔNIA

MARA OLIVEIRA, O NOME DA OAB EM RONDÔNIA

“Mara projeta uma OAB transparente e que esteja a serviço da advocacia.

Municípios e Associações recebem R$ 1,1 milhão de emendas Follador

Municípios e Associações recebem R$ 1,1 milhão de emendas Follador

O deputado Adelino Follador (DEM) anunciou nesta terça-feira (6), em Porto Velho, ao prefeito do Município de Cacaulândia, Edir Alquieri, e a um gru

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)