Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cleuber Pereira

EPIFÂNIA SAI NA FRENTE


 EPIFÂNIA SAI NA FRENTE - Gente de Opinião

EPIFÂNIA SAI NA FRENTE

Dizem que o prefeito Roberto Sobrinho e a maioria no PT estão convencidos de que o carisma e o jeito seguro e conciliador da deputada Epifânia Barbosa são o seu passaporte para a importante disputa dentro do partido para indicar o nome que concorrerá a sucessão na Capital de Rondônia.

 

 

EPIFÂNIA SAI NA FRENTE - Gente de Opinião

EBULIÇÃO LATENTE

A professora e ex-senadora Fátima Cleide, que é muito querida e prestigiada dentro do partido, também está na disputa para concorrer a sucessão de Roberto Sobrinho, mas a previsão é de que, no momento a deputada Epifânia Barbosa reúne melhores condições para enfrentar a oposição. Isso é coisa para o partido, em ebulição, decidir.

 

MARA VALVERDE VEM AÍ

Mas este embate dentro do PT não tem apenas esses dois nomes. Dizem que Mara Valverde (viúva do ex-deputado Eduardo Valverde) vem aí com muita vontade de servir a Capital, e por isso estaria também à vontade para colocar seu nome na disputa interna do partido. Vamos esperar.

 

JÚNIOR E JEP ROVER

No PSDB, Expedito Júnior tenta tirar do ostracismo José Guedes e Odaísa Fernandes, para alavancar sua campanha na Capital, com a benção dos mototaxistas. No DEM Jep Rover já estaria planejando a campanha, visto que já teria a benção do ex-governador José Bianco e do deputado Adelino Follador para disputar o Palácio Tancredo Neves.

FRITURA PURA E SIMPLES

Quanto aos nomes que emergem dos demais partidos (pequenos ou não) que se arvoraram no sonho de suceder Roberto Sobrinho, ficou a impressão que nada foi além de um balão de ensaio para se constatar o fôlego de alguns, e a fritura pura e simples de outros. Este parece ter sido o rumo a que levaram Ivan da Saga, embora seja um nome em ascendência.

CARROS DO GOVERNO

(impunidade para o uso indevido estimula a farra)

A história de uso indevido de carros do governo, em atividades particulares ou ilegais (imorais) não é nova e continua ocorrendo no século XXI ancorada no manto da impunidade, eis que quem pratica, de certo modo, tem as costas muito largas ou, no mínimo, tem o chefe nas mãos.

 

FARRA NO BEIRADÃO

Acerca de seis ou oito meses atrás, por exemplo, uma viatura da SUDER era vista todo final no Beiradão, entre BR-319 e Ramal Jatuarana, totalmente carregada de comida e bebida e devidamente ocupada com passageiros e passageiras de características obesas, que encaravam com ar de superioridade todos aqueles que os percebessem. Felizmente a turma da Doblô branca nunca mais foi vista na área, e ao que parece aquela permissividade cessou.

 

CHAPA BRANCA NO MOTEL

(assessores do Governo teriam ido descansar em motel)

Esta semana pessoal da área de Comunicação do Governo Estadual teria se envolvido num caso não menos imoral, que envolveu gente da segurança do Estado em Rolim de Moura, os serviços de rádio e TV, na busca por uma camioneta chapa branca, enquanto seus ocupantes se divertiam num motel da Capital da Zona da Mata rondoniana. É preciso esclarecer que todos têm direito de ir ao motel e se divertir, mas a instituição, o Poder Público, tem de ser preservado em respeito à lei. Lamentável. (Matéria publicada em O Observador de 08.08.11).

 

PUNIR E TREINAR

Claro que esta situação precisa ser confirmada ou desmentida. E em se confirmando, o governador Confúcio Moura tem o dever de adotar medidas para punir exemplarmente esses maus servidores, e simultaneamente e promover cursos para formar e treinar bem essa e as outras categorias para que possam desempenhar bem sua missão.

 

EPIFÂNIA SAI NA FRENTE - Gente de Opinião

A NOVELA DO JOER

(Muitos discutem, alguns tiram proveito e a maioria chora)

Acerca de um mês a novela dos Jogos Escolares de Rondônia (JOER) teve a maior audiência entre todos os programas no Estado. Políticos com e sem conhecimento de causa tentaram tirar proveito de tudo que pôde. Ninguém atentou para as razões da Corte de Contas, que abriu todas as oportunidades para a SEDUC salvar os jogos, motivo de choro dos estudantes de Rondônia.

 

EPIFÂNIA SAI NA FRENTE - Gente de OpiniãoSOBREPREÇO E $ DO FUNDEB

O que poucos sabem é que além da prática de sobrepreço em boa parte dos itens a ser licitados e falta de objetividade do Edital, a SEDUC insistia em realizar as despesas com recursos do Fundo para Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB), em que pese o TCE-RO ter respondido a consulta da própria Secretaria, em 2009, informando que os recursos deste fundo não podem ser aplicados fora do seu fim (educação básica), e que, portanto, as despesas com a realização do JOER devem ser custeadas com recursos do Tesouro Estadual.

Gente de OpiniãoSEDUC SEM PLANEJAMENTO

(irregularidades do JOER se repetem a cada ano).

Outro fato que precisa ser esclarecido é que esta situação se repete ano após ano, com o Tribunal de Contas chegando a ser muito complacente, convocando e orientando (até telefonando) aos gestores da Secretaria, cobrando a adoção de medidas legais para tornar possível a realização do certame, o que parece não ser assimilado por quem coordena tal procedimento. E assim os erros e as ilegalidades vão se repetindo a cada edição dos jogos, dando a impressão de que a SEDUC não tem compromisso com a lisura e com a comunidade, ou não tem em seus quadros profissionais (técnicos) capazes de planejar adequadamente o JOER e outros projetos ou programas não menos importantes.

 
 

Gente de Opinião Gente de Opinião

Fonte: Cleuber Rodrigues Pereira - cleuber57@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

SEICHO-NO-IE realiza Conferência sobre educação em Porto Velho

SEICHO-NO-IE realiza Conferência sobre educação em Porto Velho

A Seicho-No-Ie do Brasil realiza nesta terça-feira (14), as 19h30, em sua sede em Porto Velho, Conferência para Educadores, com orientação do profes

DETRAN NOMEIA 275 SERVIDORES EM CARGOS DE COMANDO E AUXILIARES

DETRAN NOMEIA 275 SERVIDORES EM CARGOS DE COMANDO E AUXILIARES

Inaugurando uma nova era na gestão do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), os diretores-gerais Neil Aldrin Faria Gonzaga e Benedita Aparecida

MARA OLIVEIRA, O NOME  DA OAB EM RONDÔNIA

MARA OLIVEIRA, O NOME DA OAB EM RONDÔNIA

“Mara projeta uma OAB transparente e que esteja a serviço da advocacia.

Municípios e Associações recebem R$ 1,1 milhão de emendas Follador

Municípios e Associações recebem R$ 1,1 milhão de emendas Follador

O deputado Adelino Follador (DEM) anunciou nesta terça-feira (6), em Porto Velho, ao prefeito do Município de Cacaulândia, Edir Alquieri, e a um gru

Gente de Opinião Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)