Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cleuber Pereira

Intercâmbio de tecnológia da informação em Porto Velho



Encerrou na última sexta-feira (28) o Encontro Nacional de Profissionais do Setor de Tecnologia da Informação (TI). O Evento foi realizado no auditório do Oscar Hotel, em Porto Velho, com o objetivo de promover um intercâmbio de conhecimento entre todos os estados brasileiros, com a assessoria e apoio das maiores empresas do País na área.

Gente de Opinião

O encontro reuniu empresários e autoridades
de todos os estados brasileiros em Porto Velho

Recebidos na capital por Rosana Cristina Vieira de Souza, superintendente estadual de Assuntos Estratégicos, que deu boas-vindas a todos, os representantes de outros estados e das empresas filiadas ou convidadas da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep) discutiram durante dois dias, programação completa sobre todas as questões que envolvem método, emprego e as experiências de uso dos recursos de tecnologia da informação em várias unidades da federação, e ainda os instrumentos e mecanismos para sua disseminação por todos como ferramenta fundamental para a gestão pública.

O encontro, de caráter técnico, debateu também projetos de interesse geral, incluindo os que dependem de decisões políticas, como o da Medida Provisória (MP) que está no Senado para ser votada, e que, se aprovada, vai onerar em 15% a folha de pagamento da empresas de tecnologia da informação, o que na visão unânime dos membros da associação será um desastre para o setor, que descreve o texto da MP como um tiro no pé, daí a importância da união de todos na luta pela modificação dos termos da medida, inclusive acionando parlamentares conhecidos, com esse objetivo.

Para Ronaldo Sawada, representante de Rondônia e diretor executivo de Tecnologia da Informação e Comunicação da Seae, o encontro foi relevante e importante em todos aspectos, e ainda porque teve a função de mostrar as novidades do setor e discutir com propriedade as políticas públicas voltadas para a área de tecnologia da informação no âmbito de cada estado. Para ele, o mais importante, neste momento, é o intercâmbio de conhecimento e a possibilidade da disseminação dessas tecnologias para o bem das gestões públicas estaduais.

Como parte da programação, o encontro também serviu de palco para a 138ª Reunião Ordinária do Conselho de Associadas (Roca) e 101ª Reunião do Fórum de Diretores Administrativos e Financeiros (RFDAF), ambos da Abep, para ampliar o debate dos projetos em andamento, conhecer as medidas inovadoras adotadas pelos estados, aspectos relativos à contratação de serviços e resultados.

TECNOLOGIA LOCAL

O fato de Rondônia ter sido escolhida para sediar o evento guarda relação com os investimentos que o governo tem feito no seu sistema de informação digital (Infovia), que está modernizando sua relação com o cidadão e o mundo, por meio deste projeto que já implantou e está modernizando a sua infraestrutura definitiva de rede de alta velocidade para ampliar o atendimento a todos os órgãos da administração pública.

A intenção do governo de Rondônia neste processo é melhorar o atendimento à população, buscando ampliar a eficiência do estado, e reduzir os custos de comunicação, fornecendo infraestrutura tecnológica para permitir a comunicação entre órgãos do governo estadual através de redes de dados em substituição aos tradicionais serviços de telefonia.

Para as autoridades da Detic, a Infovia não é apenas uma internet rápida, mas um conceito novo de comunicação exclusiva, confiável, altamente tecnológica, que vai permitir conectar os órgãos do executivo, judiciário e os legislativos dos 52 municípios rondonienses. Mais que isso, o projeto da Infovia rondoniense já abrange políticas públicas visando áreas de economia e desempenho; e em breve de segurança pública, a partir de câmeras vigilantes, e se estenderá à educação, com escolas interconectadas, saúde, com a conexão entre laboratórios, clínicas, hospitais; com sistema interligado, entre outros da administração pública rondoniense.
 


Fonte
Texto: Cleuber Rodrigues Pereira
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

SEICHO-NO-IE realiza Conferência sobre educação em Porto Velho

SEICHO-NO-IE realiza Conferência sobre educação em Porto Velho

A Seicho-No-Ie do Brasil realiza nesta terça-feira (14), as 19h30, em sua sede em Porto Velho, Conferência para Educadores, com orientação do profes

DETRAN NOMEIA 275 SERVIDORES EM CARGOS DE COMANDO E AUXILIARES

DETRAN NOMEIA 275 SERVIDORES EM CARGOS DE COMANDO E AUXILIARES

Inaugurando uma nova era na gestão do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), os diretores-gerais Neil Aldrin Faria Gonzaga e Benedita Aparecida

MARA OLIVEIRA, O NOME  DA OAB EM RONDÔNIA

MARA OLIVEIRA, O NOME DA OAB EM RONDÔNIA

“Mara projeta uma OAB transparente e que esteja a serviço da advocacia.

Municípios e Associações recebem R$ 1,1 milhão de emendas Follador

Municípios e Associações recebem R$ 1,1 milhão de emendas Follador

O deputado Adelino Follador (DEM) anunciou nesta terça-feira (6), em Porto Velho, ao prefeito do Município de Cacaulândia, Edir Alquieri, e a um gru

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)