Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cleuber Pereira

PARLAMENTAR ESTÁ EM CRISE


PARLAMENTAR ESTÁ EM CRISE - Gente de Opinião

COMPASSO DE ESPERA NA ASSEMBLEIA

(Estudantes e servidores se preparam para o show)

Em compasso de espera o povo rondoniense aguarda o desfecho do processo de julgamento dos membros do Poder Legislativo denunciados na Operação Termópilas, objeto da instalação da Comissão Parlamentar Processante (CPP), que está em ebulição pelas incertezas que rondam o processo e os procedimentos. Enquanto isso um movimento popular se agiganta no meio estudantil e do funcionalismo para acompanhar a votação em Plenário.

 

 

VOTAÇÃO NOMINAL – QUEM É QUEM

(População rejeita a votação secreta)

Ao que tudo indica, a população vai exigir a votação nominal, com previsão no Regimento da Casa, de forma que seja exposta a opinião de cada representante do povo. “Queremos que o eleitor saiba quem é quem no Poder Legislativo Estadual”, disse a servidora Maria das Graças Pereira, da Saúde, que ontem acompanhava (9) a discussão sobre o reajuste salarial da categoria (em greve).

 

PARLAMENTAR ESTÁ EM CRISE - Gente de OpiniãoPARLAMENTAR ESTÁ EM CRISE

Certeza não há, mas se intenção valer, pelo menos quatro deputados estaduais estão com os dias contados para ser afastados da vida pública e esquecidos politicamente pelo povo de Rondônia. Desses, segundo os informes que circulam nos corredores da Assembleia Legislativa, um(a) estaria em situação ainda pior, pelos compromissos que tem com gente da pesada e que quer resposta para os investimentos que realizou. O(a) parlamentar está em crise e já não sabe mais nem espernear. Está em choque, e por isso atira a esmo e sem mira.

 
 

 

Gente de Opinião

CACHOEIRA RONDONIENSE

(Tentáculos de Carlinhos Cachoeira também em Rondônia?)

Contam por aí, ainda à boca miúda, que quando afunilarem as informações sobre a CPI do Cachoeira, pelo menos um parlamentar de Rondônia pode ser incomodado. É um parlamentar que se tornou conhecido nesses fatos que viram notícia dentro e fora do País. Ele é frequentador desse tipo de noticiário. Aguardem, pois a notícia ainda está nos bastidores, e por isso não tem lastro de segurança, mas deve tomar corpo tão logo a CPI avance nas investigações.

 
 

 

1920, O TEXTO, O DIAGNÓSTICO

Gente de OpiniãoEsta coluna bem que tenta falar de fatos amenos, produtivos, mas não dá para competir com o número de escândalos que vão se sucedendo, e que a sociedade precisa tomar consciência. Por isso, sente-se obrigada a noticiá-los. E esta semana recebeu o texto transcrito abaixo, escrito em 1920 pela filósofa russo-americana Ayn Rand (judia, fugitiva da revolução russa, que chegou aos Estados Unidos na metade da década de 1920). Nele ela chama a atenção do cidadão para fatos esclarecedores que podem facilmente ser detectados em uma gestão pública, e que desnudam uma sociedade condenada.

 
Eis o pequeno grande texto escrito em 1920:

"Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada".

 

 

BOA NOTÍCIA

(Caíram os juros)

Ainda bem que podemos noticiar fatos importantes como a queda dos juros – que está em suspense em face no aumento do índice de inflação, decorrentePARLAMENTAR ESTÁ EM CRISE - Gente de Opinião da alta do preço de feijão, por exemplo, cuja safra empacou ou foi prejudicada pela falta de chuva em regiões produtores, a exemplo da safra de milho, nos mesmos termos. Na verdade, esta não é uma notícia boa, pois além da queda na safra de grãos, é preciso dizer que há uma previsão de morte de mais de 10 mil cabeças de gado no Nordeste, por falta de pasto e água.

MORRER DE FOME, NÃO!

(Acorda Brasil, a sexta maior economia do mundo)

O Brasil precisa adotar o conhecimento como estratégia para vencer certas dificuldades, que dependem do uso de tecnologia para tornar melhor e vida do homem. Conhecimento e tecnologia têm de estar a serviço do homem, a exemplo do que ocorre em países desenvolvidos como a Coréia do Sul, o Japão, os Estados Unidos, etc. Quem é a sexta maior economia do mundo não pode matar seu cidadão de fome e sede. Vamos acordar, trabalhar e torcer muito para mudar esta situação. Navegar é preciso, e nem só de Copa do Mundo vive o Homem.

 

ASSOCIAÇÃO FRATERNIDADE

(Eleitos novos presidentes na R0 – Porto Velho)

A Associação Fraternidade da Seicho-No-Ie do Brasil (RO – Porto Velho) elegeu este mês seus três novos presidentes de Associações Locais (AL). Em Porto Velho foi eleito presidente o divulgador Lenilson Alves de Sena; em Ariquemes foi eleito Antonio Carlos Alberti; e em Rio Branco (AC) foi eleito Ocimar Leitão Mendes. A previsão da Federação das Associações é de que seja reativada a Associação de Guajará Mirim e criada uma nova associação em Humaitá (AM), para divulgação do Ensinamento da Verdade - Homem Filho de Deus.

Contato: cleuber57@gmail.com

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

SEICHO-NO-IE realiza Conferência sobre educação em Porto Velho

SEICHO-NO-IE realiza Conferência sobre educação em Porto Velho

A Seicho-No-Ie do Brasil realiza nesta terça-feira (14), as 19h30, em sua sede em Porto Velho, Conferência para Educadores, com orientação do profes

DETRAN NOMEIA 275 SERVIDORES EM CARGOS DE COMANDO E AUXILIARES

DETRAN NOMEIA 275 SERVIDORES EM CARGOS DE COMANDO E AUXILIARES

Inaugurando uma nova era na gestão do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), os diretores-gerais Neil Aldrin Faria Gonzaga e Benedita Aparecida

MARA OLIVEIRA, O NOME  DA OAB EM RONDÔNIA

MARA OLIVEIRA, O NOME DA OAB EM RONDÔNIA

“Mara projeta uma OAB transparente e que esteja a serviço da advocacia.

Municípios e Associações recebem R$ 1,1 milhão de emendas Follador

Municípios e Associações recebem R$ 1,1 milhão de emendas Follador

O deputado Adelino Follador (DEM) anunciou nesta terça-feira (6), em Porto Velho, ao prefeito do Município de Cacaulândia, Edir Alquieri, e a um gru

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)