Sexta-feira, 26 de novembro de 2010 - 18h19
QUEM MANDA NO GOVERNO
Muita conversa sobre velhos vícios (administrativos) nas rodas que discutem a posse do governador eleito Confúcio Moura. Tem gente querendo impor seu desejo, nomear seu protegido, sem se dar conta de quem é que realmente manda.
LISTA DE INDICADOS
Tem gente por aí que dá como certa a nomeação de Wilhams Pimentel, José Batista, Silvernani Santos, José de Almeida, Luiz Guilherme Erse, José Lacerda de Melo, Professora Antonieta, José Genaro, João Maria Sobral de Carvalho, José Luiz Lenzi, Paulo Araújo, Sanção, Haroldo Santos, José de Albuquerque Cavalcante, Ângelo Angelin, Sueli Aragão, Professora Ana Maria Follador, Hamilton Almeida, Zé Pinto, Miguel de Souza, Tomas Correia, entre tantos outros nomes que vão surgindo todos os dias.
DIGNOS E INDIGNOS
Ocorre que o governador é Confúcio Moura, e é claro que ele levará em consideração os fatos e os aspectos políticos relevantes em sua eleição na hora de decidir. Mas as pessoas precisam entender que muitos dos que postulam ou que são indicados a um cargo no novo Executivo Estadual, sequer podem exercê-lo, por impedimento legal. Desta relação muitos estão impedidos de ascender a cargo no Serviço Público, assim como outros são legítimos e dignos representantes do povo e dos interesses do Estado de Rondônia.
O PLANEJAMENTO
Assim, considerando a necessidade que se impõe, o plano estratégico do novo Governo que precisa ser melhor dimensionado e estruturado, e todo o processo de planejamento, que envolve a elaboração e formalização das leis do orçamento (LOA, LDO, PPA) para o exercício seguinte ao da sua posse, Confúcio Moura não deverá ter dificuldade, nem a necessidade de importar Garanhões da Vida, visto que Rondônia tem a excelência nesta área, e não é exagero nem elogio barato, mas Luiz Guilherme Erse, assim como Neves, entre outros, são dignos de todo reconhecimento.
REQUISITO DE ASSESSOR
Ademais, o Doutor Confúcio é um homem de conhecimento apurado e criterioso, e não maculará sua Gestão nomeando pessoas que vão dar dor cabeça mais adiante. Aliás, pelo que ele mesmo disse quem não estiver preparado legal e intelectualmente não tem mérito para integrar seu Governo. E é isso que o povo espera.
CARBONE E VALDEREDO
Esta semana, uma notícia de bastidor que correu na Assembleia Legislativa, também dava como bem encaminhada a discussão sobre o nome da Segurança Pública, que seria ocupada pelo ex-superintendente da Polícia Federal em Rondônia, Artur Carbone Filho, com a solidariedade e co-participação de Valderedo Paiva.
DUREZA NA ASSEMBLEIA
Dos males (ou seria bem) o menor. Dureza para gerenciar está a Assembleia Legislativa. Dizem as más línguas que “quem estava morto já esboça forças e quer arrebatar para si todo o poder do Poder”. O governador Confúcio, mesmo se dizendo neutro, deve adotar uma postura um pouco mais clara, para influir nesta decisão, visto que ele é que tem a obrigação de governar – é o Executivo. Os poderes são independentes e cada um deve buscar se informar, na Constituição, sobre seu papel, seu fim. O Estado não resiste mais a tanta coisa feia e inescrupulosa.
CAHULLA NÃO MUDA
Enquanto a discussão se volta para a formação dos novos governos, Estadual e da União, o governador João Cahulla contabiliza o prestigio que amealhou nesses anos em Porto Velho, e só vai a Rolim de Moura despedir-se de alguns amigos e tomar algumas medidas de ordem pessoal, negócios, e principalmente transferir seu título eleitoral daquela terra que nunca lhe deu um mandato. Mas Cahulla precisa ficar muito ligado, pois muitos dos que hoje babam seus “pés”, já buscam novos ares, e tentam emplacar alguma “idéia” ao novo Governo que chega.
CAHULLA PREFEITO EM 2012
Segundo o que corre nos meios políticos, Cahulla vê uma grande lacuna na Capital, decorrente da falta de líderes naturais, levando em consideração a derrocada de Carlinhos Camurça e outros mais que estão inelegíveis por força da Lei da Ficha Limpa. Por tudo isso ele acha que ninguém está em condições de enfrentá-lo na disputa pela Prefeitura de Porto Velho em 2012.
Fonte: Cleuber Rodrigues Pereira - cleuber57@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / Siga o Gentedeopinião noTwitter / YouTube
Turismo / Imagens da História
SEICHO-NO-IE realiza Conferência sobre educação em Porto Velho
A Seicho-No-Ie do Brasil realiza nesta terça-feira (14), as 19h30, em sua sede em Porto Velho, Conferência para Educadores, com orientação do profes
DETRAN NOMEIA 275 SERVIDORES EM CARGOS DE COMANDO E AUXILIARES
Inaugurando uma nova era na gestão do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), os diretores-gerais Neil Aldrin Faria Gonzaga e Benedita Aparecida
MARA OLIVEIRA, O NOME DA OAB EM RONDÔNIA
“Mara projeta uma OAB transparente e que esteja a serviço da advocacia.
Municípios e Associações recebem R$ 1,1 milhão de emendas Follador
O deputado Adelino Follador (DEM) anunciou nesta terça-feira (6), em Porto Velho, ao prefeito do Município de Cacaulândia, Edir Alquieri, e a um gru