Quarta-feira, 27 de julho de 2011 - 05h28
O tempo
Brasília, Belo Horizonte, Salvador e Cuiabá. Essas capitais estão com as obras para a Copa em dia. As demais, ou estão com atraso ou com muito atraso. Isso no que diz respeito às arenas para a disputa dos jogos. Se a pesquisa levantar a situação dos aeroportos ou transporte público, hotelaria, prestação de serviços, o assunto muda de figura e piora consideravelmente. Nesses quesitos todos estão com o relógio pendurado no pescoço.
O futuro
O que estão aprendendo os jogadores nas categorias de base? As competições pelo Brasil, como a Taça BH, por exemplo, tem dado demonstrações de que a marcação pesada, a força e até o excesso de violência fazem parte da principal lição de casa de muitos deles. Infelizmente! Para piorar vimos esta semana o goleiro Gustavo, do Sport, protagonizar um ato covarde, ao atingir por trás seu adversário, o vascaíno Elivelton. Por muito pouco a agressão não deixou o atleta carioca paraplégico.
Educar é preciso
O time pernambucano já anunciou que seu arqueiro foi afastado. É pouco! Atos como esse devem ser punidos com mais rigor. É preciso tratar jovens atletas com o peso da disciplina. Muitos deles estão em campo achando que são mais do que realmente são. Outros tantos acreditam merecer mais do que merecem. E há ainda um grupo que se enxerga acima do bem e do mal. Categoria de base é para educar, preparar homens para o esporte a para a vida. Por isso muitos treinadores precisam de uma reciclagem também, com urgência.
Pitangui
O corte da cirurgia de Luis Fabiano não cicatriza. O jogador vai precisar passar por outra operação para resolver o problema. Agora será a vez de um cirurgião plástico trabalhar para que finalmente o Fabuloso reestreie no Tricolor. O que era para ter acontecido em oito semana terá que funcionar em uma, ou no máximo 10 dias. Depois disso mais um trabalho de fortalecimento e pronto, o atacante finalmente entrará em campo. Pelo sim, pelo não, a diretoria acha prudente não marcar data nenhuma. Vai deixar cicatrizar tudo.
Quando será?
Muricy Ramalho anda bravo com a CBF e seu colega Mano Menezes. A seleção manteve três jogadores do Santos para o amistoso contra a Alemanha. Sem contar em outros dois que estão no Mundial Sub-20. Enquanto pode o treinador do Peixe vai jogar com força máxima. Contando inclusive com o mais novo reforço: Ibson. Com ele ao lado de Arouca, Elano e Ganso no meio, mais Neymar no ataque, o time da Vila será uma grande força no Brasileirão. Quando puder contar com todos, é claro!