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Francisco Matias

PORTO VELHO E O 4 DE JULHO, 108 ANOS DEPOIS-2


PORTO VELHO E O 4 DE JULHO, 108 ANOS DEPOIS-2 - Gente de Opinião

Técnicos do consórcio May & Jeckill lançam a pedra fundamental da ferrovia Madeira-Mamoré e da povoação de Porto Velho of the Madeira River. A empreiteira de John Randolph ainda não havia sido contratada.


1.O dia 4 de julho poderia ser um dia como outro qualquer, não fosse a data da independência dos EUA, o Independence Day.Nesta data, os norte-americanos comemoram sua libertação da Inglaterra marcando sua primeira guerra civil, encerrada no dia 4 de julho de 1776. Em todas as representações dos EUA pelo mundo afora ocorre esta comemoração. Tem sido assim ao longo dos anos e sempre será. Onde houver uma embaixada ou uma representação dos Estados Unidos da América, lá estará o 4 de Julho sendo festejado.

2.No ano de 1907 em pleno coração da Amazônia, às margens do rio Madeira, no porto de abarrancamento conhecido como Porto Velho, em terras do município de Humaitá, técnicos e operários norte-americanos do consórcio May & Jeckill, contratado para construir a estrada de ferro Madeira-Mamoré, aguardavam com ansiedade aquele 4 de julho para comemorar de forma bem patriótica, e peculiar, sua independência. Afinal, eles estavam ali, sob o calor tropical da floresta amazônica, a mercê das febres palustres, longe de suas casas, mas em uma das possessões norte-americanas para realizar uma das mais grandiosas obras ferroviárias do mundo, tão americana como se estivesse em solo dos EUA.

3.Portanto, nada poderia ser mais conveniente que lançar a pedra fundamental da ferrovia naquela data, mesmo porque já haviam construído uma parte das instalações para engenheiros e médicos e estavam finalizando outras para operários e pessoal administrativo. Estavam, desta forma, dando início a um núcleo populacional que eles chamariam Porto Velho of the Madeira River, ou Porto Velho do Rio Madeira, no estilo ferroviário utilizado nos avanços norte-americanos sobre seu próprio território, a Oeste.

4.Portanto, o pequeno núcleourbano Porto Velho do Rio Madeira era um enclave dos EUA na Amazônia, consequência da anexação do Acre, das negociações do Brasil com a Bolívia, e os EUA, do fechamento da questão com o Bolivian Syndicate e a Casa Bancária Rothschild. Era, ao final, para sediar a Madeira-Mamoré, uma das compensações do Brasil à Bolívia, na forma do Tratado de Petrópolis, de 1903.

5.Logo, o marco zero da ferrovia boliviana, brasileira e norte-americana, que iria interligar o rio Madeira, no estado do Amazonas, ao rio Mamoré, no do Mato Grosso, na borda da fronteira Brasil/Bolívia, teria seu símbolo naquela sexta-feira, 4 de julho de 1907. Era costume das empreiteiras ferroviárias norte-americanas - aliás, um ritual - ao iniciar a construção de uma ferrovia, bater simbolicamente um prego de prata no primeiro dormente, e, ao terminar a obra, bater um prego de ouro no último dormente. A cerimônia de um ou de outro momento era muito prestigiada. Assim foi no antigo porto amazonense, local escolhido para ser construída a Estação Inicial Madeira.

6.A partir desta data, o acampamento da May & Jeckill daria lugar ao povoadode Porto Velho do Rio Madeira. Seja como for, a povoação nasceu com as feições norte-americanas, com placas indicativas em inglês, onde se falavam vários idiomas, mas sobressaía-se o inglês como língua oficial. O pensamento era norte-americano e os donos do poder eram norte-americanos. O primeiro jornal era intitulado The Porto Velho Times e a infraestrutura e os meios de comunicação eram norte-americanos. Havia, inclusive, uma linha divisória, melhor dizendo, uma avenida (atual Presidente Dutra), que dividia a possessão norte-americana da outra parte que se organizava com “intrusos” brasileiros.

7.Porto Velho, uma cidade que recebeu milhares de pessoas de todas as regiões do Brasil, desde o evento da ferrovia Madeira-Mamoré até a construçãodo complexo Madeira, surgiu como povoação ferroviária, no estilo norte-americano e deu muito trabalho para o poder público brasileiro assumir seu controle por inteiro. Passados 108 anos do surgimento da povoação, a cidade de Porto Velho, capital do estado de Rondônia, afasta-se cada vez mais de suas origens históricas, principalmente das raízes ferroviárias e do fator norte-americano como projeto geoestratégico da política do “big stick” do presidente Theodore Roosevelt, da empresa The Madeira-Mamoré Railway Company Limited, que de boliviana não tinha nada.

8. Talvez por isso, o 4 de julho deveser melhor pesquisado pelo poder público e depois inserido no contexto da fundação de Porto Velho, juntamente com o consórcio May, Jeckill & Randolph, o magnata Percival Farqhuar e o empreiteiro Joaquim Catramby, independente de qualquer patrulheiro/ideológico.
 

Historiador e analista político*

 

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