Terça-feira, 4 de fevereiro de 2014 - 05h38
Por Francisco Matias*
1.- E qual é o problema? Respondeu com essa pergunta a presidente Dilma Vana Roussef, ao ser questionada pela imprensa sobre a dinheirama derramada nos cofres de Cuba para construir o Porto de Mariel. O repórter calou-se. Mas tem problema, sim. Aliás, tem vários problemas, senhora Presidente. Pode-se começar pelo caráter sigiloso do contrato Brasil-Cuba. Por que tanto segredo de Estado em um empréstimo do BNDES, feito com dinheiro do povo brasileiro? O que tem de mais da conta nesse empréstimo do qual o povo só terá conhecimento daqui a treze anos? E, por que emprestar tanto dinheiro a Cuba para construir um porto se lá não tem uma economia importadora/exportadora? Por que o povo brasileiro, cuja grande maioria não é comunista, tem que encher os cofres de um governo comunista? Pode-se ter uma explicação na própria trajetória da presidente Dilma Roussef, e no cerne ideológico do PT.
2.A política Dilma Vana Roussef, cidadã brasileira de descendência búlgara é uma comunista orgânica, cuja família deixou a Bulgária na década de 1940 fugindo do nazismo. A então jovem Dilma Roussef foi militante de uma das mais violentas organizações que combateram a DITADURA MILITAR, denominada Ação Libertadora Nacional,ALN. Pois é. Ela orgulha-se de ter combatido a DITADURA do Brasil, tem a seu favor, muito bem capitalizado, o fato de ter sido presa e torturada no famigerado DOPS, ter passado pelo “pau-de-arara”, em defesa da democracia e da liberdade política. Com esse currículo, estranha-se que a presidente Dilma Roussef e demais companheiros que combateram a DITADURA, e que ainda hoje lutam para punir torturadores e outros agentes daqueles anos de chumbo, abram-se em sorrisos e abraços fraternos a outra DITATURA: a de Cuba, liderada pelos irmãos Raul e Fidel Castro. Afinal, tem DITADURA boa, e DITADURA má?
3.No conceito da presidente Dilma, do presidente emérito Lula e da maioria dos petistas e esquerdistas em geral, sim. A DITADURA de Cuba, e as que ainda sobrevivem na África, são boas e todos aqueles que foram, e ainda são mortos, presos e torturados, merecem, por ousarem ser anticomunistas, ousadia que nessas ditaduras paga-se com a vida, ou com anos de prisão em cárceres medievais. Mas, nada contra para a combativa presidente Dilma Rousseff. Mais ainda: na visão do governo brasileiro, Cuba merece toda a atenção e dinheiro do povo por manter seu posicionamento contrário aos EUA. Nada mais acadêmico. Nada mais maravilhoso para o atual governo “desse país” chamado Brasil. E não é só no porto de Mariel que o governo Dilma enterra dinheiro do povo brasileiro. No programa Mais Médicos isto está declarado. Os médicos cubanos chegam ao Brasil, trabalham, mas devem seguir as leis do governo de Cuba, e ainda têm mais de 80% do pagamento retido e repassado aos cofres dos irmãos Castro, para, sabe-se lá o quê. E ninguém pode fazer nada.
4.Por sua vez, a oposição é apenas a Oposição, sem um partido a identificá-la, sem uma bandeira definida, sem moral para agir como tal. Os nossos congressistas estão mais rasteiros e desmoralizados do que pode imaginar a vã filosofia, além de estarem, em sua maioria, como vivandeiras acompanhando as hostes do governo em troca de benesses, dinheiro e do silêncio dos dossiês. Enquanto isso, o governo Dilma injeta bilhões de reais do povo brasileiro para fomentar uma ditadura que, segundo o prestigiado escritor Jorge Amado, “é muito mais cruel do que a ditadura de direita, por ser mais longeva”. Ele disse isso em uma entrevista no programa Jô Soares 11 e Meia, no SBT, na época em que anunciou ter deixado o Partido Comunista.
5.Toda ditadura é cruel, mas a presidente Dilma Roussef e o PTsomente consideram cruel a que funcionou no Brasil entre 1964 e 1985. Toda ditadura tem torturadores e outros covardes, mas para esse pessoal, só aqueles que atuaram no Brasil, o são. Os torturadores de Cuba, nem pensar. Presos políticos cubanos morrem nas masmorras do regime e o governo brasileiro, nem aí. A presidente Dilma Roussef, uma das mais importantes vozes de combate à tortura e torturadores no seu lado B, usa o seu lado A para abraçar, beijar e financiar torturadores cruéis e sanguinários cubanos, ao tempo em que afaga a esquerda academicista brasileira que sonha em reerguer o muro de Berlim e reinstalar mísseis balísticos em Cuba.
6.A presidente Dilma Roussef demonstra ter um lado B, antes do seu lado A. Este lado B é democrata e se posiciona firmemente contra a DITADURA de 1964, seus “paus-de-arara” e seus torturadores. Mas o seu LADO A é o avesso do lado B. Talvez o mais completo dos dois. - E qual é o problema? O problema, senhora Presidente, é que senhora dá uma no cravo outra na ferradura. O problema é que a Senhora diz-se democrata e libertária, mas oferece sorrisos, abraços, apoio político e muito, mas muito dinheiro do povo brasileiro a regimes useiros e vezeiros de torturas e torturadores, de atraso econômico e censura a toda forma de liberdade de expressão. Além de mera e intencionalmente liberticidas, como é o regime implantado pelo ditador Fidel Castro, em Cuba, a partir de 1959. E lá se vão 55 anos. Mas, se depender do PT, da presidente Dilma Roussef e do presidente emérito Lula, a DITADURA cubana, deve durar mais 55 anos, ou mais 55 anos, ou mais 55 anos. É, portanto, uma boa DITADURA. - E qual é o problema?
Historiador e analista político(*)
O JANTAR DO CONDOR. O ALMOÇO DA ABRIL. O HOSPITAL DO AMOR - Por Francisco Matias
Governador Confúcio Aires Moura, do estado de Rondônia 1.Novembro passou e dezembro entrou. O ano caminha para o seu final. Mas existe o risco de n
PORTO VELHO 103 ANOS - Por Francisco Matias
1.Hoje, dia 2 de outubro de 2017 completam-se 103 anos da criação do município de Porto Velho. Na manhã daquele 2 de outubro de 1914, no Palácio Rio N
O JORNAL ALTO MADEIRA E A HISTÓRIA - PARTE II
1. Continuando com a série o Alto Madeira e a história, relatando a saga deste centenário em fase de adormecimento, este escriba lança novas matéria
O JORNAL ALTO MADEIRA E A HISTÓRIA- PARTE I
1. A propósito do anúncio publicado nas redes sociais dando conta de que o jornal ALTO MADEIRA vai encerrar suas atividades no final deste mês de