Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Francisco Matias

RONDÔNIA E SEUS LÍDERES POLÍTICOS - II



Por Francisco Matias(*)

1. No ano em que o estado de Rondônia comemora trinta anos de existência, esta coluna vai se empenhar em percorrer a memória histórica, social, econômica e política dessas três décadas, com vistas a contribuir para o futuro, quando historiadores, antropólogos, sociológicos e cientistas políticos resolverem pesquisar sobre o tema cuja variedade de assuntos, com certeza, não será esgotada. No ano de 1982, dia 4 de janeiro, ocorreu a instalação do Estado, mas com uma posse única: a do governador, o coronel Jorge Teixeira de Oliveira. O estado não tinha senadores e, na câmara federal, os representantes eram Jerônimo Garcia de Santana, do PMDB, e Isaac Newton da Silva Pessoa, do PDS. Só havia câmara municipal em Porto Velho e Guajará Mirim, cujos vereadores haviam sido eleitos em 15.11.1976, cujos mandatos deveriam ter sido encerrados em 31.12.1980, mas, foram prorrogados até 31.12.1982. Os treze prefeitos eram nomeados, também com funções executivas e legislativas. Destarte, o governador assumiu o cargo com poderes executivos e legislativos.

2. As duas câmaras municipais em funcionamento quando da criação do estado, portanto, egressas do extinto Território Federal de Rondônia, eram formadas por vereadores eleitos em 1976. No município de Porto Velho: Cloter Mota, Itamar Dantas, José Viana, João Dias, João Gonzaga, Noé Inácio dos Santos, Paulo Struthos e Abelardo Castro, da legenda do PMDB; Antonio Leite, Luiz Cabral, Marise Castiel, Nunoi Utsumi e Osmar Costa, do PDS. No município de Guajará Mirim: Salomão Silva, Abraão Azulay e Salomão Melgar, do PMDB; Francisco Nogueira Filho, Aliete Morhy e Quintino Augusto de Oliveira, do PDS. Contudo, este quadro seria alterado a partir das eleições de 15.11.1982. Conforme constava na Lei Complementar nº 041/1981, que criou o Estado, deveriam ser eleitos vereadores nos treze municípios e prefeitos em nove dos treze municípios. Portanto, não haveria eleição para prefeito nos municípios de Porto Velho, Guajará Mirim, Costa Marques e Colorado do Oeste, na forma do disposto na Lei de Segurança Nacional.

3. Desse modo, as eleições de 1982 serviriam para o estado de Rondônia eleger seus primeiros vereadores, prefeitos, vice-prefeitos, deputados estaduais-constituintes, deputados federais e os três senadores. Observe-se que não houve eleição para governador e vice-governador, o que só ocorreria quatro anos mais tarde. Desta maneira foram eleitos os seguintes prefeitos e vice-prefeitos, respectivamente: Em Ariquemes, Gentil Valério e Clair Caetano Carmevalle; em Jaru, Leomar Baratella e Milton Louzada; em Ouro Preto do Oeste, Expedito Rafael Góes de Siqueira e João Pedro Arrabal; em Ji-Paraná, Roberto Jotão Geraldo e Waldemar Camata; em Presidente Médici, José Cunha e Silva Jr., e Carlos Morong Filho; em Cacoal, Josino Brito e Carlito Duarte; em Pimenta Bueno, Reginaldo Monteiro e Paulo Romeu Chiesa; em Espigão do Oeste, Lúcia Tereza (a primeira mulher a ser eleita para este cargo na região Norte) e Erci Caetano de Souza, e, em Vilhena, Vitório Alexandre Abrão e Elcio Carlos Rossi. Saliente-se que todos os prefeitos e vices eram filiados ao PDS, partido situacionista de apoio ao governador Jorge Teixeira de Oliveira e ao presidente João Figueiredo. Estes foram os primeiros prefeitos e vice-prefeitos eleitos no estado de Rondônia.

4. Para as treze câmaras municipais foram eleitos 167 vereadores, a maioria pertencente ao partido do governo e, a minoria, ao PMDB e ao PT. Dos vereadores, esta coluna destaca os mais votados por município. Em Porto Velho, Raquel Cândido, PMDB, e Sidrônio Timóteo, PDS; em Ariquemes, Francisca M. Freire e José Marques Lourenço, ambos do PDS; em Jaru, Valdivina de Jesus e Pinho, PDS, e Sisino Guerra, PMDB; em Ouro Preto do Oeste, Joselita Oliveira e Josino Estevão, ambos do PDS; em Ji-Paraná, Ernandes Viana, PMDB, e Renato Velloso, PDS; em Presidente Médici, Deusina de Jesus Teixeira e Katuhide Itikawa, ambos do PDS; em Cacoal, Valdir Raupp, PMDB, e Ercilio Pereira, PDS; em Espigão do Oeste, Nilton Caetano e José Tiago, ambos do PDS; em Pimenta Bueno, Alberto Loyola Branco e Paulo César Andrade, ambos do PDS; em Vilhena, Ilário Bodanese e Paulo Renato Pereira, ambos do PDS; em Colorado do Oeste, Geraldo Gonçalves, PMDB, e Antonio de Queiroz, PDS; em Costa Marques, Ruy Rodrigues de Almeida e Raimundo Carmo, ambos do PDS e, em Guajará Mirim, Abraão Azulay, PMDB, e Ildair Munin, PDS. O PT elegeu apenas um vereador em todo o Estado.

5. Estes nomes de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores representamos primeiros líderes políticos do estado de Rondônia eleitos pelo voto direto e universal, no âmbito dos seus municípios. Muito mais do que isto, são representantes de um estado, cujas trajetórias acompanharam, cada um ao seu modo, e desenharam o mapa político rondoniense ao longo dessas três décadas.

Gente de Opinião Gente de Opinião

Fonte: Francisco Matias - Historiador e analista político
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

 O JANTAR DO CONDOR. O ALMOÇO DA ABRIL.  O HOSPITAL DO AMOR - Por Francisco Matias

O JANTAR DO CONDOR. O ALMOÇO DA ABRIL. O HOSPITAL DO AMOR - Por Francisco Matias

 Governador Confúcio Aires Moura, do estado de Rondônia   1.Novembro passou e dezembro entrou. O ano caminha para o seu final. Mas existe o risco de n

PORTO VELHO 103 ANOS - Por Francisco Matias

PORTO VELHO 103 ANOS - Por Francisco Matias

1.Hoje, dia 2 de outubro de 2017 completam-se 103 anos da criação do município de Porto Velho. Na manhã daquele 2 de outubro de 1914, no Palácio Rio N

O JORNAL ALTO MADEIRA E A HISTÓRIA - PARTE II

  1. Continuando com a série o Alto Madeira e a história, relatando a saga deste centenário em fase de adormecimento, este escriba lança novas matéria

O JORNAL ALTO MADEIRA E A HISTÓRIA- PARTE I

O JORNAL ALTO MADEIRA E A HISTÓRIA- PARTE I

    1. A propósito do anúncio publicado nas redes sociais dando conta de que o jornal ALTO MADEIRA vai encerrar suas atividades no final deste mês de

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)