Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Hiram Reis e Silva

Hiram Reis: Corrigindo um Erro Histórico - Parte III


Hiram Reis: Corrigindo um Erro Histórico - Parte III  - Gente de Opinião

Deixando Cáceres (06.01.1914), deixamos também o “Nyoac” ‒ não poderia ele ir além. Começamos a subir o Sepotuba [Tapir], explorado cientificamente em 1908. Rio claro, descendo do planalto para as florestas das terras baixas, só era navegável no tempo das águas. Subimos até Porto Campo, onde pousamos a 07.01.1914. (VIVEIROS)

A primeira Parte da Fase II da Expedição Roosevelt Rondon de Cáceres à Fazenda Porto do Campo foi feita com muito conforto em duas voadeiras percorrendo parte dos Rios Paraguai e Sepotuba.

A escritora Esther de Viveiros comete, mais uma vez, um deslize ao afirmar que a Expedição original abandonara a “Nyoac” para executar a empreitada, quando na verdade Roosevelt e Rondon permaneceram embarcados nela até a Fazenda Porto do Campo quando só então a trocaram pelo “Anjo da Ventura” até Tapirapuã. Leia artigo completo em PDF, abaixo:

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A Entrevista do Presidente da República

A Entrevista do Presidente da República

Bagé, RS, 12.12.2025 Vamos continuar reproduzindo as reportagens da Revista Manchete:  Manchete n° 663, Rio de Janeiro, RJ, Sábado, 02.01.1965 Na Al

Brasília – A Posse de Castello Branco

Brasília – A Posse de Castello Branco

Bagé, RS, 10.12.2025 Vamos continuar reproduzindo as reportagens da Revista Manchete:  Manchete n° 627, Rio de Janeiro, RJSábado, 25.04.1964 Brasília

Os Labirintos da Revolução

Os Labirintos da Revolução

Bagé, RS, 08.12.2025 Vamos continuar reproduzindo as reportagens da Revista Manchete: 

Jango – Sete Dias em Março

Jango – Sete Dias em Março

Bagé, RS, 05.12.2025 Vamos continuar reproduzindo as reportagens da Revista Manchete:  Manchete n° 625, Rio de Janeiro, RJSábado, 11.04.1964 Jango –

Gente de Opinião Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)