Sábado, 1 de agosto de 2009 - 05h41
No dia 1º de agosto de 1843, entrou em circulação a primeira emissão postal brasileira, conhecida por “Olho-de-boi”, identificada por suas linhas sóbrias e elegantes, composta de três valores – 30, 60 e 90 réis. O Brasil foi o segundo país do mundo e o primeiro das Américas a adotar o selo postal como comprovante de franqueamento, seguindo o exemplo do correio inglês, que criou o selo em 1840.
Nesses 166 anos, os selos postais brasileiros retrataram aspectos importantes da história, da biodiversidade e da cultura de nosso País. Cabe enfatizar que os selos do Brasil conquistaram importantes prêmios internacionais que honram a Filatelia brasileira.
A adoção de medidas inovadoras têm orientado os Correios do Brasil na efetivação de mudanças consideráveis na concepção artística, temática e gráfica dos selos postais, com o objetivo de torná-los mais atraentes. Ao mesmo tempo, há um intenso trabalho de divulgar a filatelia brasileira, por meio de promoção e organização de diversas exposições filatélicas pelo Brasil, visando conquistar o colecionador nacional. Neste ano, os Correios apóiam a Mostra Filatélica França – Brasil, em Ouro Preto/MG (de 7 a 12 de agosto) e realizam, em parceria com a Federação Brasileira de Filatelia – FEBRAF, a IX Exposição Filatélica Norte-Nordeste – NORDEX 2009, em Fortaleza/CE, no período de 18 a 23 de agosto.
Considerando o caráter universal do selo postal e visando ampliar sua participação no comércio filatélico internacional, o DEFIP lançou, em 2009, a Série Relações Diplomáticas que abrange três emissões conjuntas (Coréia, Hong Kong e Síria) e outras seis emissões homenageando China, Chile, Rússia, Tailândia, Holanda e França. Para outubro deste ano, está programada a participação dos Correios na XX LUBRAPEX, que acontecerá em Évora, Portugal, para onde deverão acorrer muitos filatelistas europeus.
A Filatelia brasileira, ainda, oferece ao segmento empresarial a possibilidade de utilizar o selo postal personalizado como difusor de marcas e da missão de importantes instituições nacionais. Nesse sentido, além do selo personalizado, vários produtos pré-pagos personalizados estão disponíveis como cartões-postais, envelopes e aerogramas.
No dia do Selo Postal Brasileiro, cabe ressaltar que os selos perpetuam a história e propagam o que de mais valioso um país acumula ao longo de sua trajetória. Em cada motivo abordado há uma descoberta e a certeza do imenso potencial do selo como expressão máxima da comunicação.
Fonte: Ivo Feitosa
O Novo Espaço - Por Ivo Feitosa
Porto Velho . . . Já inaugurado oficialmente o novo Espaço Alternativo. Um projeto arquitetônico arrojante, em modelos de pontes estaiadas, const
Dia Nacional do Turismo - Por Ivo Feitosa
Memória porto-velhense . . . 2 de março - Dia Nacional do Turismo. Data especial para os que escolheram a formação de Bacharel em Turismo (Turismólog
Festa de Aniversário - Por Ivo Feitosa
Porto Velho ... Mesmo com um pequeno atraso, registro o aniversário da sempre elegante Mônica Mascetti Borges, esposa do Juiz Francisco Borges Net
Aproveitando o descanso do Carnaval - Por Ivo Feitosa
Porto Velho... Aproveitando o descanso do Carnaval deste domingo,o casal Divino Caetano (repórter global), sua esposa Claudinéia e sua herdeira Maria