Domingo, 9 de outubro de 2011 - 11h31
O Primeiro Círio de Nossa Senhora de Nazaré aconteceu em Porto Velho, no ano de 1930 (segundo Vitor Hugo, em seu livro Desbravadores, vol.2º, 1959, página 81). Foi introduzido por Aluízio Pinheiro Ferreira (que foi Diretor da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e Primeiro Governador do Território Federal do Guaporé), com o apoio da Colônia Paraense aqui radicada. Desde essa época, em todos os anos, no segundo domingo de outubro, acontece essa festividade. Hoje, não só com a participação dos paraenses, mas sim, com todos os devotos de Nossa Senhora.
Os paraenses conseguiram trazer para Porto Velho muitos dos seus hábitos e costumes, inclusive sua grande fé na Mãe de Jesus.
Apesar da grande devoção a Nossa Senhora de Nazaré, em Porto Velho só foi construída a sua capela em 1991, à Rua Anari esquina com a Rua Pau Ferro, bem distante dos locais onde ela costumava ser venerada.
Até 1981 havia na Catedral do Sagrado Coração de Jesus um altar dedicado a Nossa Senhora de Nazaré, lá era o seu endereço, anualmente era constituída uma diretoria que organizava o novenário, a transladação, o Círio e o arraial. Era uma das maiores festividades de Porto Velho. A transladação saia no sábado, da Catedral para a Capela do Hospital São José, Guarda Territorial, Igreja de Nossa Senhora de Fátima, Igreja de São Cristóvão e Capela do Instituto Maria Auxiliadora, e, na manhã seguinte retornava à Catedral, era O Círio de Nossa Senhora de Nazaré, que sempre contou com a presença de autoridades governamentais e de Dom João Batista Costa, então Bispo da Diocese de Porto Velho.
Várias foram as Comissões Organizadoras que deram continuidade ao trabalho iniciado por Aluízio Ferreira.
Em 1982, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário foi ampliada e recebeu de Dom José Martins da Silva, então Arcebispo de Porto Velho, a denominação de “Nossa Senhora do Rosário de Nazaré” passando seus dirigentes a se responsabilizarem pela realização do Círio, que, de 1982 a 1990 saiu da Catedral para a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, à Rua José Bonifácio esquina com a Rua José Camacho.
Em 1991 foi construída a primeira Capela de Nossa Senhora de Nazaré, nesta Cidade, ficando sob a responsabilidade dos Padres Combonianos, da Paróquia de Nossa Senhora das Graças. Nesse mesmo ano, o Círio saiu em procissão, da Igreja do Rosário até a Catedral e de lá foi em carreata até a Rua Jatuarana com Rua Anari, onde a Comunidade aguardava para continuar a procissão até a Capela de Nossa Senhora de Nazaré.
De 1992 a 1995 o Círio saiu em carreata, da Catedral até a Rua Jatuarana com Anari e de lá em procissão até a Capela de Nossa Senhora de Nazaré.
Em 1993, nesta Cidade de Porto Velho, foi lançada a pedra fundamental do Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, bem próximo à Capela, por ocasião da passagem da imagem de Nossa Senhora de Nazaré da Basílica de Belém do Pará, quando da peregrinação em todas as capitais do Brasil, em comemoração aos duzentos anos de Círio.
Em 1996, os organizadores resolveram não mais fazer carreata e a Procissão do Círio saiu da Igreja de Santa Luzia para a Capela de Nossa Senhora de Nazaré.
De 1997 a 1999 a Procissão do Círio saiu da Igreja Menino Jesus, para a Capela de Nossa Senhora de Nazaré.
Em 2000, saiu da Igreja Menino Jesus para o ainda não concluído Santuário de Nossa Senhora de Nazaré. Os devotos sugeriram um percurso mais central, em virtude da procissão estar muito escondida e nesse ano as ruas estavam muito alagadas.
Em 2001, primeiro do milênio, o Círio saiu da Igreja de Nossa Senhora das Graças, situada na Avenida Nações Unidas nº 605, seguindo pela Avenida Jorge Teixeira, Trevo do Roque, Rua da Beira, Avenida Jatuarana, Rua Anari, Rua Pau Ferro até o Santuário de Nossa Senhora de Nazaré. Os devotos ficaram muito contentes com o trajeto, por ser mais próximo do Centro da Cidade e solicitaram que a programação voltasse a incluir a Catedral do Sagrado Coração de Jesus.
De 2002 a 2009 foi realizada a TRANSLADAÇÃO, na véspera do CIRIO, saindo da Catedral do Sagrado Coração de Jesus, à Rua Dom Pedro II, às 19 horas, para a Igreja de Nossa Senhora das Graças e de lá, no domingo, às 7 horas, a PROCISSÃO DO CÍRIO DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ, para o Santuário.
Em 21 de fevereiro de 2010, Dom Moacir Grechi, arcebispo de Porto Velho instituiu a Paróquia de Nossa senhora de Nazaré e nomeou como Pároco, o Padre Leonardo Hellmann e como Vigário Paroquial, o Padre Renato José Rohr, que passaram a ser os responsáveis pela festividade do Círio de Nossa Senhora de Nazaré.
No dia 10 de outubro de 2010 o Círio saiu da Catedral do Sagrado Coração de Jesus para o Santuário de Nossa Senhora de Nazaré.
Neste ano, a partir do dia 10 de setembro a imagem percorreu todas as comunidades da Paróquia e no dia 9 de outubro, às 7 h 30 m sairá O Círio de Nossa Senhora de Nazaré, da Igreja Menino Jesus situada à Rua Brasil nº 81, Bairro Castanheiras (antigo Gurgel), para o Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, à Rua Pau Ferro.
Fonte: Matéria elaborada por Maria de Nazaré Figueiredo da Silva, membro da Comissão Organizadora e participante deste Círio, desde 1972
O Novo Espaço - Por Ivo Feitosa
Porto Velho . . . Já inaugurado oficialmente o novo Espaço Alternativo. Um projeto arquitetônico arrojante, em modelos de pontes estaiadas, const
Dia Nacional do Turismo - Por Ivo Feitosa
Memória porto-velhense . . . 2 de março - Dia Nacional do Turismo. Data especial para os que escolheram a formação de Bacharel em Turismo (Turismólog
Festa de Aniversário - Por Ivo Feitosa
Porto Velho ... Mesmo com um pequeno atraso, registro o aniversário da sempre elegante Mônica Mascetti Borges, esposa do Juiz Francisco Borges Net
Aproveitando o descanso do Carnaval - Por Ivo Feitosa
Porto Velho... Aproveitando o descanso do Carnaval deste domingo,o casal Divino Caetano (repórter global), sua esposa Claudinéia e sua herdeira Maria