Segunda-feira, 7 de maio de 2007 - 05h53
Em 1934, a Congregação Salesiana lançou a pedra fundamental do imponente prédio da Rua Gonçalves Dias (entre Av. Carlos Gomes e Rua D. Pedro II) que no passar dos tempos tem servido para diversas atividades culturais, religiosas e educacionais ?
Os salesianos (Congregação fundada por São João Bosco no final do século XIX) chegaram a Porto Velho em 1925, com a criação da Prelazia de Porto Velho.
Tinham como missão a evangelização desta parte da Amazônia e como característica própria a educação da juventude.
Logo começaram suas atividades. Porto Velho como entreposto dos padres vindos da região do Rio Madeira e da área da BR-29 (hoje BR-364) necessitava não só de um colégio, mas também de uma residência que pudesse abrigar os religiosos em suas andanças por esta região.
Surge o prédio do então Colégio Dom Bosco, ficando a área central do prédio destinada ao Colégio e a área sul (Av. Carlos Gomes c/Rua D. Pedro II) especificamente como residência episcopal e dos padres aqui residentes e daqueles de passagem por aqui.
Por vários anos o Colégio Dom Bosco cumpriu com êxito sua missão naquele prédio.
Várias gerações de honrados cidadãos oriundos do Guaporé (hoje Rondônia) do Acre, da Bolívia e do Amazonas, passaram por aquelas memoráveis salas de aulas. Muitos ainda, viviam no Colégio em regime de internato.
Em 1967, o Colégio Dom Bosco passou a ocupar as dependências do prédio atual, situado na Rua Almirante Barroso onde até hoje se encontra.
O velho prédio continuou servindo a Igreja como Centro de Pastoral e residência episcopal.
Em 1982, com a criação da Diocese de Porto Velho, firmou-se como residência do 1º Bispo Diocesano. D. João Batista Costa.
Em janeiro de 1983, a recém-criada Diocese passa a categoria de Arquidiocese e o Arcebispo D. José Martins da Silva continua na residência episcopal onde também funcionava órgãos administrativos da Igreja local.
Em 22 de março de 1985 o prédio além de residência passa a desempenhar a função de Seminário Maior João XXIII ( Maior porque abriga seminaristas para cursar Filosofia e Teologia). Como Seminário continua suas funções até os dias de hoje.
Dali já saíram dezenas de Sacerdotes que atuam nas Dioceses de Porto Velho, Guajará Mirim, Ji-Paraná, Rio Branco-AC e Humaitá-AM.
Hoje o velho casarão abriga a Faculdade Católica de Rondônia, embrião de uma Universidade Católica.
A residência episcopal passou para outro endereço, o Arcebispo D.Moacyr Grechi e seus principais auxiliares ocupam as antigas dependências da Rádio Caiari na Av. Carlos Gomes. Após as devidas reformas o prédio ficou bastante funcional e acolhedor os organismos vinculados ao Arcebispado ali encontraram seu devido espaço.
O prédio do antigo Colégio Dom Bosco com suas arcadas e largo corredor, transmite uma sensação de paz. A área verde interna é um colírio para os olhos.
Assim, o prédio do atual Seminário, com seus quase 80 anos de atividades vem cumprindo - e muito bem - múltiplas atividades na vida de Porto Velho e por que não dizer, de Rondônia.
Texto e pesquisa: Ivo Feitosa - Turismólogo.
ivofeitosa@gmail.com
O Novo Espaço - Por Ivo Feitosa
Porto Velho . . . Já inaugurado oficialmente o novo Espaço Alternativo. Um projeto arquitetônico arrojante, em modelos de pontes estaiadas, const
Dia Nacional do Turismo - Por Ivo Feitosa
Memória porto-velhense . . . 2 de março - Dia Nacional do Turismo. Data especial para os que escolheram a formação de Bacharel em Turismo (Turismólog
Festa de Aniversário - Por Ivo Feitosa
Porto Velho ... Mesmo com um pequeno atraso, registro o aniversário da sempre elegante Mônica Mascetti Borges, esposa do Juiz Francisco Borges Net
Aproveitando o descanso do Carnaval - Por Ivo Feitosa
Porto Velho... Aproveitando o descanso do Carnaval deste domingo,o casal Divino Caetano (repórter global), sua esposa Claudinéia e sua herdeira Maria