Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Ivo Feitosa

Voce Sabia... Que? Escola Franklin Dellano Roosevelt


Voce Sabia... Que? Escola Franklin Dellano Roosevelt - Gente de Opinião

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Franklin Dellano Roosevelt, já foi conhecida como a Escola do Morro do Triângulo ?

Está localizada na rua Rio Machado, 888 – bairro Triângulo, identificada pela Secretaria de Estado da Educação e Cultura – Seduc, como Pólo VII.

Criada através do Decreto n.º 866 de 1977 e Decreto de Denominação n.º 9.165 de 2.000, porém desde o ano de 1950, a escola existia com o mesmo nome.

Tudo foi acontecendo após a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Aquela região foi habitada por pessoas que vieram em busca de novos horizontes e com isto o bairro Triângulo foi habitado pelos próprios funcionários da Estrada de Ferro e com isto surgiu a necessidade de uma escola para atender a comunidade e a classe estudantil que ali começava a surgir, uma demanda, na maioria de famílias de baixa renda, assalariados, desempregados e outros que ali residiam.

Surge a Escola Franklin Roosevelt. A escola recebeu este nome em homenagem ao presidente dos Estados Unidos da América que aqui esteve no auge do ciclo da borracha.

Era o ano de 1950. A escola possuía apenas duas salas de aula que funcionavam nos períodos da manhã e tarde.

O primeiro diretor da Escola foi o professor Lourival Chagas da Silva e sua primeira merendeira e servente a senhora Paulina Ferreira de Souza que por muitos anos acompanhou o crescimento não só da escola como também do bairro, pois ainda hoje ali reside. Podemos dizer que dona Paulina é um verdadeiro exemplo pelos grandes serviços que ali prestou na época em que não existia os grandes recursos de hoje.

Com o passar dos anos a escola precisava de uma ampliação, pois tinha crescido o número de alunos, tanto que hoje a escola já está bem diferente da época de sua inauguração. Uma nova infra-estrutura foi montada dando melhores condições aos alunos e professores. Hoje, a escola já dispõe de sete salas de aula, uma biblioteca e aos poucos vem alcançando o patamar de uma grande escola para atender à demanda de alunos que chega a casa de quinhentos.

Por lá passaram muitos educadores como: Yolanda Ferreira da Silva Gravatá, Alzira Moreira Feitosa, Eliza Corsino do Carmo, Maria de Nazaré dos Anjos Feitosa e muitos outros.

Hoje, ocupa a Direção da Escola a professora Salomé Conde Shockness, graduada em Letras e pós-graduada em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Rondônia – Unir, residente do bairro e ex-aluna da Escola, que teve na sua época de estudante os ensinamentos de sua genitora, dona Ruth Conde Shockness que além de professora também era a secretária da Escola. Já aposentada, dona Ruth se dedica ao Coral da I Igreja Batista, ministrando aula de música.

Passam-se os anos e a professora Salomé dá a continuação de sua família contribuindo na área cultural, sendo eleita para o cargo através de eleição do corpo discente da escola, pelos alunos com idade acima de dezoito anos e pelos pais dos alunos, concorrendo com três professores.
Voce Sabia... Que? Escola Franklin Dellano Roosevelt - Gente de Opinião
Em 2005 a Escola homenageia os alunos das 4ª séries com a Formatura Geral pela participação no Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência – Proerd/RO, promovido pela Polícia Militar e, para essa comemoração foi criada a Bandeira Oficial da Escola que tem seu tamanho no padrão normal, nas cores azul, branco e amarelo. Na parte central destaca-se a logomarca da escola, estilizada, com uma locomotiva sobre os trilhos da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.

Muitos casos nos foram passados através de suas professoras que por ali atuaram. Como histórias vividas na época das chuvas que, era um verdadeiro desafio para ali se chegar, uma ladeira bem acentuada que se tornava bem escorregadia dificultando o acesso e a meninada aproveitava o momento para deslizar fazendo um escorregador no barro molhado.

Outra curiosidade era que as professoras antes do início das aulas tinham que fazer a limpeza, pois os animais da redondeza pernoitavam na pátio, isto pelo fato de que na época não existia muro ao seu redor, dando uma visão bem ampla de toda a fachada da escola, coisa que hoje não mais acontece. Pelas mudanças que passaram a nossa cidade, muitas vezes pelo fato da violência, a escola está totalmente mudada, rodeada de muros tirando toda a sua característica, existente da época passada.

Uma das atuais professoras, Raquel Messias Shockness também faz parte da história da escola e também do bairro, pois já é de uma nova geração, sua mãe Clarisse, trabalhou como professora e secretária da escola, hoje aposentada ainda residente na Vila Candelária.

Raquel relata que na opinião de sua mãe, o termo usado hoje aos professores ‘tio / tia’ tira muito da autoridade, pois em sua época o professor era tido com mais respeito, fez uso de palmatória e a famosa tabuada aos seus alunos.

Pelo que se nota a escola continua com o propósito de educar, pois de lá já saíram várias pessoas que hoje se destacam no cenário do nosso Estado de Rondônia, mostrando com isto a dedicação dos grandes educadores que passaram seus conhecimentos aos jovens daquela comunidade e arredores.

Fonte: Pesquisa em Proposta de Gestão Pedagógica, documentos da própria Escola e informações prestadas pela diretora.

Texto e fotografias: Ivo Feitosa – Turismólogo.
ivofeitosa@gmail.com

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O Novo Espaço - Por Ivo Feitosa

O Novo Espaço - Por Ivo Feitosa

  Porto Velho  .  .  . Já inaugurado oficialmente o novo Espaço Alternativo. Um projeto arquitetônico arrojante, em modelos de pontes estaiadas, const

Dia Nacional do Turismo - Por Ivo Feitosa

Dia Nacional do Turismo - Por Ivo Feitosa

Memória porto-velhense  . . . 2 de março - Dia Nacional do Turismo. Data especial para os que escolheram a formação de Bacharel em Turismo (Turismólog

Festa de Aniversário - Por Ivo Feitosa

Festa de Aniversário - Por Ivo Feitosa

  Porto Velho ... Mesmo com um pequeno atraso,  registro o aniversário da sempre elegante Mônica Mascetti Borges, esposa do Juiz Francisco Borges  Net

Aproveitando o descanso do Carnaval - Por Ivo Feitosa

Aproveitando o descanso do Carnaval - Por Ivo Feitosa

Porto Velho... Aproveitando o descanso do Carnaval deste domingo,o casal Divino Caetano  (repórter global), sua esposa Claudinéia e sua herdeira Maria

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)