O Hotel de Trânsito dos Militares do 5º BEC, foi inaugurado como Palacete Rio Madeira ?
O local tem como endereço a Rua D. Pedro II, 478 na área central de nosso município de Porto Velho.
O Palacete Rio Madeira foi construído à época da criação do Território Federal do Guaporé, fato ocorrido em 1943, com a finalidade de ser a residência oficial do Governador, tendo ainda residido no local, Frederico Trota, que foi o terceiro Governador do então Território Federal do Guaporé.
Logo depois o Governador Joaquim de Araújo Lima, oficializa a nova residência governamental, onde hoje abriga o Memorial Gov. Jorge Teixeira de Oliveira, na Rua José do Patrocínio.
Passa então o Palacete a ser residência de políticos e pessoas importantes que aqui chegavam como foi o caso do Governador de São Paulo, Ademar de Barros que ali se hospedou.
Passam-se os anos e naquele nobre local é instalada a Divisão de Educação, hoje correspondendo a Secretaria Estadual de Educação, que por muito tempo ali funcionou.
Em 1965 com a chegada dos militares do 5º Batalhão de Engenharia de Construção que tinha a frente o Tenente Coronel Carlos Aloysio Weber, o Palacete passa a ser o Clube dos Oficiais do 5º BEC, onde até o ano de 1972 os oficiais ali usufruíam de hospedagem além de um grande refeitório que tinha desde o café da manhã, almoço, jantar e área de lazer.
Por um curto período o local também teve a denominação de Clube dos Oficiais Solteiros do 5º BEC.
Com o passar dos anos o prédio necessitava de algumas reformas, tanto que em 1998 houve uma grande restauração, resultando na construção de cinco suites num ambiente seguro e bastante acolhedor, aos fundos do prédio localizam-se dois anexos: um destinado a dormitório, ocupado por oficiais solteiros; o outro, destina-se à guarda do comando que atende a segurança desde a residência do comandante e a vila dos oficiais.
Hoje o 5º BEC sob o comando do Coronel de Engenharia Washington Machado de Figueiredo, o Palacete tem como Gestor o Capitão Christian Castro Reis, que recebe famílias vindas de outros estados e ali ficam aguardando a aquisição da residência a ser ocupada, como também comitivas militares que aqui chegam com várias finalidades.
O Palacete Rio Madeira continua imponente naquela área nobre ainda preservando o verde da natureza, com poucas residências nos seus arredores, dando um destaque especial aquele monumento de tão grande importância à nossa história.
Fonte: Informações colhidas com o Sr. Esron Menezes (historiador), José Trindade Pinto, Cabo da Reserva e Cabo José Nazareno Ferreira, ambos do 5º BEC. Fotografia: acervo particular - Texto e pesquisa: Ivo Feitosa Filho - Turismólogo ivofeitosa@gmail.com
Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)