Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

A ALE que havia corrigido as diárias de deputados deu ré


Frase do Dia:
 


“A qualidade dos serviços públicos a que a população tem direito não pode ser regida pela lógica da matemática financeira”. - Aécio Neves assestando uma porrada no alto do cocuruto.

01-Óleo de andiroba

“A política da presidente Dilma na área ambiental é a pior desde o fim da ditadura militar”, é a linha da carta aberta apresentada ontem em São Paulo, com a presença da ex-ministra Marina Silva. O texto, baseado em estudos desenvolvidos por instituições da área ambiental, diz que o País retrocedeu. Marina, Instituto Socioambiental, Fundação SOS Mata Atlântica, Instituto do Homem e Meio Ambiente e ONGs diversas na parada e na quinta-feira, ato contra o Código Florestal no Congresso. Sem peroba – foi o desmatamento – vai andiroba. Marina foi ministra por cinco anos e Dilma é presidente há um ano. Será que o metal pesado afetou sua memória? 

02-Chegou a hora

Fazia uma cara que o tema estava fora da pauta, mas como a chegada das eleições, a “tchurma da lona preta” apareceu. Dados do Incra informam o governo Dilma assentou em 2011 apenas 22.021 famílias, pior índice em 16 anos e se o MST precisava de estímulo, o relatório do Incra é melhor que coquetel molotov. Em Pernambuco 15 mil famílias querem “espocar a silibrina” e os dirigentes do MST já afinaram o bumbo: “Os números comprovam que a reforma agrária não é prioritária para o atual governo. São vergonhosos”, disse um membro da coordenação nacional do MST. E vem aí as invasões urbanas. Em ano eleitoral, vista grossa porque é de lei...

03-Vai faltar ventilador

Que rolo... A presidente Dilma decidiu punir 98 militares que assinaram o manifesto "Alerta à Nação - eles que venham, por aqui não passarão", que faz críticas a ela por não ter censurado as ministras que pediram revogação da lei de anistia. Os militares dizem até não reconhecer a autoridade do ministro da Defesa, Celso Amorim e isso rendeu mais adeptos. Já são 235. “Rolo é igual a coceira de pira braba. Só aumenta”, diz Zé de Nana. Entre os signatários estão três generais de pijama e um deles é ex-ministro do STM, Valdésio Guilherme de Figueiredo. Eu sei que os tempos são outros, mas cachorro mordido de cobra tem medo de salsicha. É meu caso.

 04-Leite derramado

Na legislatura passada a ALE se debruçou sobre o tema e criou a CPI dom leite sob a liderança dos deputados Jesualdo Pires e Ribamar Araujo. Da CPI surgiu o que se esperava ser a solução para produtores e laticínios: o Conseleite, a experiência que deu certo no Paraná. Lembro-me de alguém ter dito na época que “era preciso haver predisposição para a transparência”para o Conselho dar certo o que me deixou reticente quanto aos resultados. O primeiro entrave ainda existe: dois anos depois o Conseleite é uma idéia no papel e a máfia, uma perversidade diária.  

05-Agora vai

O ex-deputado federal Lindomar Garçon está longe de Brasília, mas isso não foi obstáculo para chamar para si e assumir a responsabilidade de resolver de uma vez por todas e para sempre a pendenga da transposição dos servidores. Garçon foi a Brasília beijar a pedra e “batê a cabeça” no pé do cabôco, Sarney, o cabra que resolve. São do Garçon algumas ações que resolveram problemas tidos como insolúveis, caso da duplicação da BR, esgoto e principalmente da água tratada para Porto Velho que como se sabe, está pronta e chegando às nossas casas. Agora é a vez da transposição. Com Garçon a coisa vai. Ora se vai...   

06-Raupp e as mangas

Uma nota publicada pelo jornal Valor Econômico lança um canhão de luz que acaba explicando as razões para as inusitadas e recentes aparições do senador Valdir Raupp na imprensa. Pela ordem, Raupp viajou com esposa para o exterior, Raupp será julgado, Raupp chorou no Senado e por fim, Raupp pagou a imprensa para publicar matérias sobre o seu governo. Quem é daqui de Rondônia sabe muito bem quem está por trás e o que está em jogo. Quem é de um estado pequeno do país, também sabe o que é alcançar um cargo como o seu. Quem é do ramo sabe que políticos são como mangueiras na safra. As pedras visam as mangas e não as mangueiras.

07-Bananosa

O deputado Edson Martins, líder do governo na ALE, será o relator e o deputado José Lebrão presidirá a Comissão Processante que vai apurar e apresentar o resultado aos membros da ALE sobre a possível quebra de decoro do deputado foragido Valter Araujo. Fazem parte ainda da Comissão os também deputados Ribamar Araújo, Valdivino Tucura e Lourival Amorim. Cá para nós, uma bananosa dessa idade. Das penas de censura, suspensão de prerrogativas e mandato, nem se cogita. Só cassação. Se cassarem só o Valter é porque era bode expiatório e vão ficar mal com o ex-colega e o povo, pois para o povão, deu meia pizza. Se nem o Valter cassarem é porque todo mundo é igual e deu pizza família. Para Zé de Nana isso é que é rabo de foguete.

08-Força Aérea de Rondônia

A Sesdec acaba de ganhar um avião doado pelo estado de São Paulo e com isso a nossa Força Aérea aumenta o seu poderia em 100%. O que fizemos para ganhar o tal brinde além de meter a mão no ICMS de São Paulo com nossas espertíssimas empresas de Guajará Mirim, não sei. O certo é que além do helicóptero, o Carapanã I, a Sesdec terá agora o “Marimbondo de Fogo”, o brioso auxiliar dos Bombeiros. E vem mais por aí. Um avião para transporte de doentes graves dotado de UTI estará voando pelos céus de Rondônia em breve. O “Aeroleito” não demora.

09-Desconfortável

Por um bom tempo hoje ouvi os apartes da quase totalidade dos 81 senadores sobre o caráter sem jaça e honradez do também senador Demóstenes Torres. Demóstenes que tem relação de amizade com Carlos Cachoeira – preso e acusado de envolvimento com a máfia dos bingos – foi grampeado e o caso saiu na imprensa. Oposicionista duro, crítico que cobra do governo ações moralizadoras, Demóstenes usou a tribuna para explicações, o que é natural. O esquisito foi assistir o festival de apartes que apenas evidenciaram o espírito de corpo que é a marca do Congresso. Demóstenes disse que deseja ser investigado. É bom que seja até por sua biografia.

10-Três perguntas cretinas 

A Lei Geral da Copa passou na Câmara e segue a toque de caixa para o Senado. Viram o que faz um chute no traseiro dado na hora certa? Será que se a gente chamar um francês grosso como esse tal Valcke da Fifa para um “tête à tête” com o prefeito os viadutos não ficariam prontos? A ALE que havia corrigido as diárias de deputados e servidores deu ré de fasto. Uai...  faiô?

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Como cortar a própria carne sem anestesia

Como cortar a própria carne sem anestesia

A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p

Deu o que o americano escolheu

Deu o que o americano escolheu

Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.

SUSP-Uma ideia jerical

SUSP-Uma ideia jerical

A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)