Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

CAERD: Quem manda agora é o governo e estamos conversados


CAERD: Quem manda agora é o governo e estamos conversados - Gente de Opinião
Frase do Dia:

“Quem não tem traquejo com entrevistas é melhor não se resguardar. Primeiro deve aprender.” – Confúcio Moura, governador de Rondônia, mestre no resguardo.

01-Manda quem pode

Não tenho certeza se Lula e/ou Dilma pediram ou se alguém resolveu contar para a Marta Suplicy que seu período de validade expirou. Aliás, o PT como um todo está na bica e, mais um tempo e pode ser retirado da prateleira como já foram outros partidos com propostas testadas ou não. É da política a necessidade de oxigenação e na atual quadra Fernando Haddad representa, ao menos para a cúpula petista, o novo e não só pela idade. Haddad é a aposta de Lula e logo do PT. Para lembrar, Lula continuará maior que o PT pelos séculos, dos séculos amém. Que Lula manda e todos fazem sabemos todos mas a Marta para dar pompa e circunstância à sua derrota pessoal, criou um tal “pedido de Lula e da presidenta e amiga”. Foi ridícula.  

02-Obedece quem tem planos

Tentar entender a que ninho ou como eles preferem, a que corrente pertence alguém no PT é impossível até porque os “cabeças gordas” têm ligações internas que os fazem se aproximar ou se afastar e aí, o resto se balança para um ou outro lado. Marta com um histórico de rixas e de atitudes independentes no partido é uma pessoa que precisa de freio. Lula brecou mas é preciso entender também o “sacrifício altruísta” da senadora. Marta sabe das pesquisas que Lula e o PT possuem  e apesar de estar na dianteira do Haddad e de muitos outros, sabe também da sua rejeição. Ao revelar que “sai da disputa de coração” coloca-se entre os que podem sonhar e alcançar sem entraves um lugar no céu petista: um ministério recheado de verbas.       

   

03-Agora sim!

Tão risível quanto o reclame da ALE que garante: “Agora é Lei!”, foi a decisão do STF que confirma “dirigir bêbado é crime” e que pode ser preso mesmo que não tenha causado acidente. Para os juízes, quem dirige após consumir álcool deve ser visto como quem porta arma de fogo ilegal. Mesmo sem usá-la, o portador da arma comete uma infração. A decisão ajuda mas não resolve. Só para lembrar, a lei seca de 2008 tratava do tema que já tinha sido objeto de regulamentação pelo código de trânsito. Ocorre que no Brasil quem tem grana não bebe, degusta; quem degusta não se embebeda, fica de pilequin; quem tá de pilequin não sequer é abordado pois deve “ser alguém” e quem é alguém tem nome, grana e garantia de impunidade.  

04-Agora vai!

Ora se vai. O governo acaba de resolver de uma vez por todas o problema da CAERD. Sai o presidente que era um cargo decorativo e palaciano entra uma técnica mas, também palaciana. Fosse apenas a troca de presidente e tudo ficaria como dantes no quartel d’Abrantes mas, o governador via Blog diz: “Uma empresa externa fará o monitoramento da Caerd. Assim, sem nenhum confronto, marcho na direção de uma gestão puramente profissional. O modelo gestão compartilhada cessa definitivamente. A Caerd tem que seguir os rumos já perseguidos pelas companhias paulista e cearense, as que tem melhores indicadores no país inteiro. E tem a mesma idade cronológica da Caerd.” Tradução: sindicato de um lado e governo do outro e não esperem milagres da presidente. Quem manda agora é o governo e estamos conversados. Agora vai!

05-E dá-lhe Manoelzinho do Sintero 

Mais previsível que a indicação de Neymar para a “Bola de Ouro” ou piada de Rafinha Bastos sobre a briga dos sertanejos da família Camargo, Manoelzinho do Sintero venceu a disputa e é o presidente do Sintero. A luta para se definir quem comanda um sindicato é sempre boa e por dois motivos: a primeira e óbvia é que o grupo que ganha com ampla margem como foi o caso traduz “a priori” o espírito da classe e, identificado pode fazer muito mais. O segundo é que, como ocorre com qualquer disputa eleitoral, há uma evisceração dos organismos que facilita o entendimento das lutas e de tudo o que existe de fato u de mito em ambos os lados. O Sintero é uma força política considerável com possibilidade de alterar rumos eleitorais no estado.

06-Cassol na latinha

Não ouvi, mas do daquilo que li num relaese parece que a barulheira foi grande. Faz parte e Cassol como sempre deve ter os seus motivos. E isso é apenas o começo. O mote para os ataques teria sido o anúncio do governo de que vai contratar empréstimos para obras de infra-estrutura no estado. Não creio que o motivo seja tão somente este, até porque tais tipos de empréstimos são sempre vantajosos para o estado e Cassol sabe disso, haja vista ter sido beneficiário de um deles e, que foi contratado ainda no governo Bianco já no apagar das luzes. Cassol volta a bater com o estilo de sempre – “Bote pra fora metade desses secretários ladrões, desses assessores fantasmas, faça uma faxina, Dr. Confúcio!” – e volta já, já para o Senado. Sei lá...

07-Milagres de Santo Antonio

Nem bem chegaram da visita à fabrica de turbinas da Alstom em São Paulo patrocinada pela Santo Antonio Energia e os jornalistas de Rondônia já tinham outra pauta da empresa. O Diretor de Sustentabilidade, Carlos Hugo de Araujo assinou a ordem de serviço para recuperar mais um trecho do Complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. A área objeto é o galpão e a rotunda que receberão o mesmo tratamento e que faz parte das ações de valorização do nosso patrimônio histórico e cultural. E não fica nisso. O projeto conta com parceiros de peso para novas ações e muito ainda virá. E em dezembro – o dia provável é 15 portanto, um ano antes do previsto – sem velas, procissão ou andor, a Santo Antonio Energia “toca fogo” na primeira turbina e gera o primeiro lote de energia. Fazer milagre é pra santo, mas o santo tem que ter competência.

08-Cutubas ou peles curtas?

Claro que não tem nada a ver com os velhos “guerreiros da política rondoniense” mas, apenas para variar, a politicalha que nos diminui, nos enxovalha e nos avacalha está presente e o primeiro berro saiu do Everton Leone no programa “Papo de Redação”: Hospital do câncer de Barretos poderá deixar Rondônia. De certo posso apenas afimar que: Rondonia é o estado da região Norte que mais envia doentes para tratamento de câncer em Barretos; o governo de Rondônia já doou a área e firmou compromisso com o Henrique Prata e a ALE reafirmou por seu presidente Valter Araújo o compromisso de ajudar na execução do convênio. Vale o berro do Everton e nosso registro. A gente sabe como as coisas começam, mas não como terminam.   

09-Top secret!

O STF mantém sob sigilo a identidade de 152 autoridades suspeitas de cometer crimes. E isto se deve em parte a um procedimento adotado ano passado como exceção, que visava a proteger investigações e que virou regra. Se você quiser saber o nome da “otoridade malina”, você vai dar tratos à bola para descobrir pelas iniciais. E é praxe até para processos que não tramitam em segredo de Justiça. Claro que para fazer uma dessas, o STF deve ter-se estribado no artigo da Constituição que fala sobre a inviolabilidade ou sobre a presunção da inocência ou sei lá. O que importa mesmo é não deixar nenhuma “otoridade” mal falada na boca do povo. E tem mais, seguro morreu de velho. Vai que uma hora o processo é contra alguém do STF... 

10-3 perguntas cretinas

Se é verdadeira a frase que diz: “o esporte afasta o homem da criminalidade”, não seria melhor trocar o nome do ministério apenas para não desmentir a frase? Comunistas, petistas..., não seria melhor fazer uma olimpíada da roubalheira para ver quem mamou mais no Ministério dos Esportes? Com tudo o que já saiu na imprensa sobre Orlando Silva, e Agnelo Queiroz, será que os anjinhos barrocos Ricardo Teixeira e João Havelange, estão se preparando para vestir uma roupinha de santos e entrarem no reino dos céus ao som de harpas para receberem ouro, incenso e mirra de Joseph Blatter ? Não precisa responder nada.

Gente de Opinião Gente de Opinião
Gente de Opinião Gente de Opinião

Fonte: Léo Ladeia - leoladeia@hotmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Como cortar a própria carne sem anestesia

Como cortar a própria carne sem anestesia

A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p

Deu o que o americano escolheu

Deu o que o americano escolheu

Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.

SUSP-Uma ideia jerical

SUSP-Uma ideia jerical

A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)