Terça-feira, 14 de junho de 2016 - 05h01
FRASE DE HOJE:
“A EBC está sob ataque e vamos ter que nos posicionar. É uma temeridade querer desmontar esse aparato público.”- Rita Freire, presidente do Conselho Curador da EBC na defesa.
1-Quão triste é a espera
O que fazer quando a justiça lotada de trabalho e recursos legais, ainda que procrastinatórios ou extraordinários e aqui sim, com o objetivo de levar na barriga e beiço aos ouvidos dos senhores ministros e juízes uma dilatação de prazo, visto que a sentença naquele momento “pode causar perda de direito irreparável ao coitado”? Você é claro formulará uma pergunta: “e existe isso no Brasil?”, ao que alguém responder-lhe-á: “sim!”. O senador Renan Calheiros aguarda a sentença do processo que sofrepor efetuar a mantença da filha adulterina com recursos ilícitos. E lá se vão 1.235 dias. O caso está nos estertores e se prescrito irá parar nos cornos da lua, enquanto Renan, o aflito, espera a sentença salvadora. Os juízes bem podiam se compadecer e julgar.
02-Sociedade doente
Mal saímos da overdose de notícias sobre a barbárie contra uma adolescente numa favela do Rio de Janeiro e o domingo trouxe outra. Numa boate nos EUA um homem atirou e matou 49 pessoas. Assusta no caso do Brasil, o número de participantes do estupro contra uma só garota e de imediato vem à memória a barbárie ocorrida na Alemanha na passagem do ano: o estupro de 80 mulheres por 1.000 homens. Intolerância e segregação aparecem como pano de fundo, mas creio que exista algo mais. É como se um vírus mortal e desconhecido estivesse entre nós.
03-A próxima atração é: Fora do ar
Depois que Temer, o fraco, reagiu recuando ou se preferem, deu um “ré de fasto”, a “galerinha ex-tudantiu” do Senado deixou o joguinho do “Não vai ter golpe” e partiu para a briga contra o fim anunciado da EBC-Empresa Brasileira de Comunicação, a TV do Lula. Dona de um orçamento invejável a EBC dá traço de audiência, mas ainda assim é vital a para a “galerinha ex-tudantiu”. Boquinha e conteúdo aparelhado não se joga fora. Telmário, Vanessa, Lindberg, Bezerra, Gleisi e Humberto estão babando. É que se morre a EBC morre também o sonho de controlar a mídia.
04-Uma ótima ideia precisa de apoio
O novo presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil, Roberto Veloso, está com uma ideia que não é original, mas que necessita do apoio da sociedade. A coisa é simples: fim do foro privilegiado. “É preciso se abolir o foro privilegiado. Todos devem ter foro na primeira instância a partir da competência dos crimes cometidos”, garante Veloso, falando nossa língua. Hoje o senador Alvaro Dias falou sobre o tema de forma favorável. Não será fácil, mas não é impossível.
05-Moro na cola do Lula
O ministro Teori Zavascki mandou anular aquelas gravações entre Lula e Dilma e que deram muito pano pra mangas e determinou que o juiz Sérgio Moro cuide do resto do processo em que Lula é investigado sobre o sítio de Atibaia e o tríplex, mas que qualquer fato do processo em que haja envolvimento da presidente Dilma deve ficar restrita ao STF ou seja, fica com o próprio juiz Teori Zavascki. De lambuja seguiram para o juiz Moro, Edinho Silva, Ideli Salvati, Jacques Wagner e Delcídio. Sei não, mas acho que desta vez a capivara vai morder o cano da espingarda. Vixi...
06-Legado da Lava Jato
O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes trouxe uma boa notícia sobre a Lava Jato: o governo está afinado com as 10 medidas contra a corrupção nascidas de uma iniciativa de procuradores da República que atuam na Lava Jato. As 10 medidas ganhou apoio popular da PGR e chegou ao Congresso Nacional com aval de mais de 2 milhões de assinaturas. “A tese do presidente Michel Temer, minha e do Ministério da Justiça é o apoio às medidas. Estamos analisando detalhadamente cada uma". O que me preocupa é que Temer, o fraco, recue do apoio dado.
07-Cercando o ganso
O MPF de Curitiba acaba de dar um nó na cabeça do Eduardo Cunha, ao protocolar hoje a ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra o deputado federal que foi afastado da presidência da Câmara, Eduardo Cunha. Como se trata de ação civil, ele pode ser julgado em primeira instância independentemente do foro privilegiado. A ação civil não leva à prisão, mas a punições que travam a vida do malfeitor, como multa e perda de direitos políticos. A PF, o MPF, a justiça federal e equipe da Lava Jato ao que parece não dormem nunca. E Cunha correndo...
08-Presente de natal
O governo do estado prometeu um presente de natal para os moradores da capital de Rondônia e se tudo correr como manda o governador Confúcio Moura, o Espaço Alternativo será entregue à população com festa, banda de música, ziriguidum, tererê e coisa e lousa. Sou de acreditar em tudo que ouço, mas ainda que devoto de vários santos e santas, o meu lado São Tomé atrapalha minha crença. Foi assim, com os viadutos, com a praça da estrada de ferro, o novo Porto Chuelo, a ponte sobre o Rio Madeira, o Teatro, com a feira agropecuária, etc. Como se pode ver, às vezes eu e São Tomé acertamos. Noutras não. Vou esperar o Natal. Quero ver pra crer.
09-Wagner de cara com Moro
Apenas para saber ou para lembrar, já que as previsíveis respostas não terão o condão de trazer a solução que todos esperam. Como estão os processos destinados à cidade de Porto Velho que tratam da universalização da água tratada e do esgotamento sanitário e em especial: quanto foi destinado para cada um, quanto foi pago e a quem. O saldo é suficiente para concluir o projeto original? Como estão os projetos? Parados, em andamento ou em fase de licitação/contratação? Que empresas estão contratadas e qual o prazo para entrega dos serviços? Há risco de termos de devolver recursos destinados para as obras? Por que? Quem gerencia os dois projetos?
10-Zé de Nana e o futebol
Do Zé de Nana: “O Brasil perder para o Peru é do jogo, mas a desculpa do Dunga só dá vontade de fazer cordel: Dunga, Peru, Brasil, gol de mão, tudo só serve pra rima de ozadia.”
Pre$ente de natal brazuka – O fundo do poço
Entenda de uma vez por todas: não é o dólar, euro, ou qualquer outra moeda que sobe. É O REAL QUE DESCE de forma vertiginosa. Agora com calma, vamos
O pre$ente de natal para Dom Braguito
Braguinha é um bom companheiro, ninguém pode negar. O expertíssimo senador Eduardo Braga do importante comensal de verbas MDB, está no topo da cadei
“Cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém”. Acredito que o prefeito de Porto Velho seguiu o único caminho que lhe restava e a Rodoviária d
Quando o dólar bateu R$4 a R$5 na era Bolsonaro, houve gritos de alegria, fogos, a izquierda fez festa e gritou “fora Bozo”. Ontem o dólar de chegou