Quinta-feira, 12 de dezembro de 2013 - 18h33
Frase do dia:
"A proibição de financiamento eleitoral privado beneficia uma eventual candidatura do ministro Joaquim" – Cândido Vacarezza , deputado federal, com medo do Joaquim e cortando linha 60.
1-Cerco contra a violência
Terça feira o senador Pedro Taques apresentou o relatório final ao Projeto de Lei que altera o Código Penal Brasileiro. O relatório foi produzido com auxílio de uma comissão de 16 juristas e dentre os pontos cruciais estão: sistematização de leis penais extravagante, responsabilidade penal de pessoas jurídicas, regras claras para progressão de regime, rigor no combate a crimes contra animais, tipificação de terrorismo, reintroduzir como crime de violação de domicílio e a criminalização da doação eleitoral proibida, entre outras. É um baita garrote na criminalidade.
2- Crime de formação de família
Um código enxuto voltado para 300 crimes, com penas realistas e duras, e a busca do Senado. Roubo, sequestro, latrocínio e terrorismo são crimes diferentes e assim devem ser tratados. A corrupção vai levar um revés e será atingida na raiz: o foco é a doação eleitoral irregular. E mais novidades virão com o novo código, mas senti falta do “crime de formação de família” que é diferente do quase homônimo – formação de quadrilha – visto que a roubalheira se dá quando membros da mesma família ou em conluio com outras, se unem para roubar recursos públicos. A prova está em cada operação policial. Os sobrenomes dos clãs de Rondônia são destaques.
3-Pequenas empresas...
Não restam dúvidas de que o Sebrae faz um importante trabalho em prol das micro e pequenas empresas brasileiras. Também não restam dúvidas de que não só o Sebrae mas o sistema “S” é um feudo comandado com mãos de ferro por poderosos capitães de indústria que detêm um orçamento originado de recursos públicos e cuja atuação objetiva a qualificação profissional de pessoas e empresas. O sistema “S” é vanguarda que orienta e forma empresas e trabalhadores acordo com as demandas do mercado. Mas, como qualquer órgão carece de controle externo. (Assista AQUI, reportagem sobre a operação da CGU/MP-RO).
4-...Grandes negócios
Ou o certo seriam grandes problemas? Excetuando-se os casos como o ocorrido em Rondônia, a soma de benefícios é disparada muito maior que os problemas existentes. Onde há pessoas e poder sempre haverá a tentativa de perpetuação. Quanto mais tempo num cargo maior será a percepção de o cargo é propriedade de quem o ocupa e daí para confundir-se o público com o particular é pulo. Sem conhecer de perto as questões da Operação Feudo creio que grandes negócios não era tão só um lema do Sebrae e sim uma prática “sui generis” de seus dirigentes.
5-Confúcio decolando
Pesquisa do IBOPE para consumo interno do PMDB revelou que o governador Confúcio atinge o patamar de 30 pontos na intenção de votos agora em dezembro, um mês portanto antes do seu anúncio de que vai ou não concorrer à reeleição. A pesquisa que foi registrada revela ainda que a aprovação do seu governo é alta. São bons números para se colocar à mesa na reunião da Executiva do PMDB que ocorre nesta quinta feira. Para variar, duas áreas de atuação continuam sendo responsáveis pelo desempenho: obras e saúde com Lúcio Mosquini e Wiliames Pimentel.
6-No forno
Se alguém espera que alguma faca possa separar cabeça e corpo de algum deputado estadual de Rondônia é melhor guardar a chaira e o esmeril. O relatório da comissão processante já indicou que a pena máxima é de afastamento por seis meses, que ainda não é definitivo, tendo em vista que a decisão da Comissão Processante será levada a plenário possivelmente em 2014, quando a massa já estiver bem sovada e pronta para ser levada ao forno. Infelizmente é o que temos para o momento. Aguardem a abertura da casa com pizza bem quentinha em promoção.
7-Fimca no primeiro mundo
Acompanhei a inauguração do Hospital de Habilidades “Clínica de Simulação de Alta Fidelidade” (Hi-Fi Simulation), da Fimca – Aparício e Silvia Carvalho – e saí fortemente impressionado com a visão dos empreendedores. Para se ter uma ideia do fato, a utilização da robótica nessa escala para ensino médico, iniciou em 2009 e a Fimca dá um salto espetacular sendo a quinta unidade a se instalar no Brasil e sendo agora a primeira nas regiões Norte e Nordeste. Vale a visita para conhecer a unidade e o hospital veterinário inaugurado semana passada. Parabéns e sucesso!
08-Noticias policiais
Com a pauta política recheada de crimes e com o envolvimento da polícia as notícias policiais acabam saindo do foco da mídia, mas vale registrar que a suposta assassina do compositor Zezinho Maranhão foi solta e está nas ruas – um perigo inclusive para a própria – e que o caso do brutal assassinato de Naiara Karine entra na fase final com a prisão de um suspeito que seria o elo no crime de mando. Wagner Strogulski de Souza que teria participação no crime deve ter informações que levarão a polícia à elucidação inclusive com a descoberta do mandante.
9-Passando a sacolinha
Vamos combinar: só existem 3 pessoas em condição de passar o chapéu no Brasil e arrecadar uma bufunfa relevante para tocar a eleição: Dilma Aécio e Campos. E só existe um órgão capaz de impedir a farra. Na sessão de ontem o STF riscou o chão. Ao responder à OAB os ministros Fux e Barbosa votaram pela inconstitucionalidade das contribuições eleitorais privadas. E mais, o ministro Toffoli deu a entender que endossará a ideia. Em entrevistas, os ministros Barroso e Marco Aurélio deixaram no ar a impressão de que apoiam e Teori Zavascki anunciou a intenção de pedir vista, empurrando a decisão para muito próximo da eleição. Tremei malinos.
10-Pois é...
Mais 6 turbinas para a Usina de Santo Antônio e Porto Velho no ”breu nazífico”... É a treva!
Como cortar a própria carne sem anestesia
A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p
Deu o que o americano escolheu
Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.
A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi
Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?
Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol