Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

Fátima Cleide apesar das rusgas deve ser ungida pelo PT


Fátima Cleide apesar das rusgas deve ser ungida pelo PT - Gente de Opinião

Frase do Dia:


“Ao contrário de Lula, Dilma lê todos os jornais, revistas e colunas, mesmo as mais críticas ao governo. Assim, seguindo o exemplo do Imperador Pedro II, ela fica sabendo como agem os seus ministros.”- Claudio Humberto


01-Um atrás do outro
Chegamos à primeira década do maior atentado terrorista da história. Dia de choro e ranger de dentes. Por dez anos a overdose televisiva se repetiu e será assim ad eternum e mais onze dias já que a característica do onze é exatamente ficar um atrás do outro. Num dia como este falar da fragilidade e inoperância do sistema de segurança da maior potência militar do mundo ou citar o êxito de planejamento e logística dos terroristas é como falar de corda em casa de enforcado. Então fica assim meio que subentendido de forma assim meio que sub-reptícia.


02-Por toda a vida
Quando olhamos para trás as pegadas que saltam aos olhos são as que causaram sofrimento e não as que legaram beleza ou felicidade. Antes de vermos as conquistas na medicina e ciência, nosso olhar se move para a guerra. Tragédias coletivas como o 11 de setembro esmaecem as pequenas tragédias diárias individuais ou de pequenos grupos ocultando-as. E nem é preciso sair dos EUA para ver. Todos as noites um em cada oito meninos americanos, menores de oito anos vai dormir com fome. Mais de nove milhões de pessoas morrem no mundo pela fome e desnutrição. Cinco milhões são crianças. Tragédia sem dia específico e sem minuto de silêncio.


03-João Cahula na área
O jeito despojado e alegre era o do cidadão que estava ali apenas para degustar o churrasco com a esposa os filhos e babando como é de se esperar de qualquer avô – com justa razão pois são lindas – com as netas gêmeas. Cumprimento e já fui direto na veia querendo saber do seu domicílio eleitoral se continua em Rolim de Moura. “Nada, estou aqui e agora mais que nunca. Perdi a mulher para os filhos e agora as netas”. Mais um pouco, uma negaceada sobre planos na política mas o olhar aceso, o sorriso e o “pois é...” foram bem mais eloqüentes. João Cahúla está com a corda toda e com vontade de brigar pela cadeira de prefeito da Capitalo. Ora se...

Fátima Cleide apesar das rusgas deve ser ungida pelo PT - Gente de Opinião

04-Falando nisso...
A leitura do bruxo Carlos Sperança sobre o frentão liderado por Miguel de Souza faz sentido e creio que mais partidos devem se juntar a ele. Fátima Cleide apesar das rusgas deve ser ungida pelo PT e no PSB Mauro Nazif é pule de 10. Já no PMDB a coisa está indefinida. Orestes Muniz resiste aos acenos dos companheiros. Distante do Cassol, Valter Araújo continua derrubando garrafas no seu boliche particular. Se sai ou não, se indica ou compõe, depende só dele e não do partido. E como ficam PDT, PV, PSDC e o novo PSD? Coadjuvantes ou ainda podem sonhar?


05-Um pouco mais do mesmo
Convenhamos que além do tempo, há variáveis desconhecidas que irão interferir diretamente no processo eleitoral brasileiro. A primeira variável é a aplicação ou não da lei da ficha limpa e a segunda, tão certa quanto a morte, é que o TSE irá mexer mais uma vez nas regras eleitorais para melhorar, piorar ou apenas confundir, não importa, vez que o importante mesmo é que a corte que teria tudo para ser temporária demonstre o seu poder e diga o que é certo, o que é errado, o que vale ou não vale para uma determinada eleição e como o povo deve votar.


06-Para finalizar
Já que chegamos até aqui, vamos mais: a reforma política padece com a preguicite crônica dos congressistas. A ficha limpa está no limbo entre legislativo e judiciário sem possibilidade de ação externa para retirá-la do local onde se perdeu. No Congresso não se vislumbra mudança imediata para o fim das coligações indecentes ou que institua por exemplo o voto distrital, a menos que seja no modelo que querem PT, PMDB e PSDB, que não largam o osso com tutano. Ora, se ao Congresso não interessam mudanças e se ao Judiciário é cômodo continuar dando as cartas a cada eleição mudar o que? Por que? Pelo povo? Popará! Nesse papo eu não caio.

 

07-Casa de cabas
Como a questão está bem longe de cair no gosto popular, as conversas são restritas a grupos de políticos, partidos, etc mas, uma hora terá vir a público e aí é hora de fechar o tempo, a BR, ou qualquer outra coisa que esteja aberta para impedir que o pior aconteça. Vamos deixar combinado: para atingir a produção que a Câmara de Vereadores de Porto Velho conseguiu nessa legislatura, bastavam meia dúzia de seis pessoas no máximo e sem qualquer preparo legislativo. Claro que a Câmara de Vereadores é importante, que tudo que lá se faz é para o povo, mas a que custo? E aumentar o número de vereadores por que? Popará. Não é preciso.


08-Mas o valor não é o mesmo?
Dizer que a eventual mudança no número de parlamentares não altera o custo da Câmara de Vereadores é só meia verdade. A menos que você seja um extraterrestre que acabou de cair na terra e não sabe que cada prefeito tem que ter sua base de apoio que inclui aqueles mimos aos vereadores como indicação de cargos, liberação de verbas, etc para que os seus projetos sejam aprovados. É verdade que o orçamento do Parlamento Mirim não se altera mas deveria. A questão é que ninguém fiscaliza ninguém e a coisa cresce como a mandioca: bem planejada bem direcionada e bem transparente para o bem de todos e todas se é que me fiz entender...


09-Na cara
Ai, ai, ai... A vassoura foi guardada, o facão foi posto na bainha, a faxina parou e aí o WikiLeaks joga massa no ventilador e revela a carta enviada há um ano e meio pelo embaixador dos EUA no Brasil, Thomas Shannon, ao procurador-geral americano, Eric Holder. Na carta a diplomacia americana considera a corrupção no governo Lula "generalizada e persistente" e atingindo os Três Poderes. A avaliação era uma preparação para a visita de Holder ao Brasil. Há ainda um raio X da Justiça brasileira, tida como "despreparada" e "disfuncional". No dia 7 de setembro houve um protesto popular contra a corrupção e em apoio à faxina da presidente Dilma. A voz rouca das ruas começa a ser ouvida e isso pode ser o início de algo de dimensão imprevisível.

10- Três perguntas cretinas
Setembro está trazendo algumas chuvas e já com alguns efeitos. Será que São Pedro vai dar um refresco ao prefeito Roberto Sobrinho para concluir suas obras ou aquela velha cantilena da chuva vai aparecer de volta na TV? O governador escreveu no seu blog: “Já avisei a todos os secretários e adjuntos, os pecados do primeiro ano de governo são perdoados.” Será que o governador ao menos desconfia que nem seus pecados do primeiro ano de governo serão perdoados? Alguém aí sabe mesmo por ouvir dizer, por que é preciso pagar uma taxa para obter a carteira de idoso junto à SEMTRAN? Não precisa responder nada. 

Gente de Opinião Gente de Opinião
Gente de Opinião Gente de Opinião

Fonte: Léo Ladeia - leoladeia@hotmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Como cortar a própria carne sem anestesia

Como cortar a própria carne sem anestesia

A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p

Deu o que o americano escolheu

Deu o que o americano escolheu

Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.

SUSP-Uma ideia jerical

SUSP-Uma ideia jerical

A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)