Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

Hermínio tá num sufoco maior do que barata em galinheiro


Frase do Dia:

“A ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) tirou férias reclamando dos pedidos “muito diretos”, digamos, do senador Ivo Cassol (PP-RO).” – Jornalista Claudio Humerto


 

Hermínio tá num sufoco maior do que barata em galinheiro - Gente de Opinião01-Confúcio x Cassol I

Faz sentido as duas afirmações contraditórias que estão na mídia. De um lado o ex-governador  e atual senador Cassol diz que Confúcio ainda não assumiu o governo e Confúcio diz que fará mais do que fez Cassol em seu governo. Pura verdade dos dois, como seria verdade também se o o governador Confúcio apenas devolvesse o que disse Cassol que não teria ainda assumido a sua cadeira no Senado. Convenhamos que entre o que fez seu antecessor, Expedito Jr., e o que fez ou poderia ter feito Cassol no primeiro ano há uma diferença abissal e Cassol sabe disso. 

Gente de Opinião02-Confúcio x Cassol II

Mas vamos à análise de cada uma dessas verdades. Fechando o primeiro ano de governo não se pode negar que Confúcio está longe do que ele e nós pretendíamos em termos de presença do governador nas coisas do estado. A coisa chegou ao ponto de o operador do sistema de saúde estar preso. A seu favor existam fatos como o considerável rombo no caixa do governo, a PM em pé de guerra com a tropa babando por promoções, pacientes no chão do JP, cupim na SEDAM, razoável desorganização fruto de imbróglios da transição, obras paradas, contratos viciados, Cassol batendo bumbo desde o início, vespeiro na ALE e... sobram cascas de banana.

Gente de Opinião 03-Confúcio x Cassol III

Creio que a Confúcio Moura sobrou excesso de confiança e a primeira casca de banana estava à sua espera quando da composição da Mesa da ALE. A segunda veio nas asas do jatinho do JN e a partir daí os escorregões se sucederam. Sem comunicação oficial, a oficiosa via blog, fez um estrago maior do que a ausência. As mudanças de secretários e a bateria de denúncias – que ao final se mostraram verdadeiras – criaram a percepção de falta de comando. Enquanto isso de onde menos se esperava – obras e estradas – o governo deslanchou. Um observador atento identifica as cascas de banana em áreas como segurança e saúde mas, a “tchurma nova” não.   

Gente de Opinião04-Confúcio x Cassol IV

Cassol está no papel que reservou para si: na vereda à espera de outro mandato para governar Rondônia. Para isso ocorrer de forma tranquila bom é Confúcio quebrar a cara. Suas chances seriam melhores com atuação positiva no Senado, marcada por ações em prol de Rondônia ou se galgasse a condição de influência entre seus pares, mas Senado não é sua praia e a aposta fica mais na torcida pelo resultado ruim do Confúcio. Ocorre que comparar oito anos de Cassol e um ano de Confúcio, é covardia ou estelionato intelectual e o pior é que pelas obras feitas por Confúcio até agora, é plausível dizer-se que ele fará mais que Cassol em igual período.

Gente de Opinião05-Confúcio x Cassol V

Para não encher mais o saco, o ideal é que mesmo com as brigas midiáticas – absolutamente chatas, mas vendem jornais – os dois cidadãos não se esqueçam que têm um compromisso com Rondônia. O governador já anunciou outra reforma no secretariado e o que se espera é que dessa vez, pelo amor de Deus, acerte, pare de explicar pois passou da hora de governar. O outro, o senador Cassol, precisa dizer aopovode Rondônia e em especial aos 454.087 eleitores que lhe confiaram o voto, não só o que está errado com  Confúcio, mas o que está errado com seu próprio mandato. Aliás se o senador acessar sua página no site do Senado, verá que face às pífias proposituras passou da hora prestar contas públicas, pedir desculpas prometer mais trabalho. Chega de bater bumbo. O povo está vendo um roto falando do maltrapilho. Ara sô!  

Hermínio tá num sufoco maior do que barata em galinheiro - Gente de Opinião06-Valter Araújo e a hora do pesadelo

Encontrei-me hoje com uma pessoa bem próxima do deputado Valter Araújo que me segredou que ele deve se apresentar expontaneamente à PF depois da passagem de ano. Para a maioria das pessoas o fato de Valter se encontrar foragido só aumenta a possibilidade de sua punição. Para criminalistas não é verdade absoluta, vez que é ordem de prisão e não sentença o que há e, a decisão de apresentar-se ou não é questão de foro íntimo. Quanto ao aumento da pena por estar foragido, pergunto: que mal pode fazer mais uma flecha no corpo de São Sebastião?   

Hermínio tá num sufoco maior do que barata em galinheiro - Gente de Opinião07-Batista e a hora da verdade

O site Rondoniagora divulgou a notícia de que o ex-homem forte da Sesau, Batista, negocia a delação premiada com uma exigência: que a imprensa rondoniense tenha completo acesso ao seu depoimento. Babou! Ora, o processo corre em segredo de justiça seo Zé! Só a justiça pode dar a conhecer sobre o que existe nos autos. Contudo há um caminho alternativo: fazer a delação premiada, requisitar a cópia e entregar a um advogado para avaliar a possibilidade de publicação extrajudicial. O mais importante, porém é abrir o bico logo. Fala Zé Batista, fala!

Hermínio tá num sufoco maior do que barata em galinheiro - Gente de Opinião08-Hermínio e a hora da decisão

No centro de uma pendenga político-jurídico-policial, o presidente em exercício da ALE adia o mais que pode, mas vê chegar a hora da decisão. Se vacilar será comido com coentro antes da hora e precisa urgentemente se decidir para lado vai. Entre os seus pares há traíras querendo fazer outra mesa e outras traíras querendo manter tudo como d’antes, inclusive cargos-chave onde estão encastelados nomes de confiança do Valter Araújo. Do lado do governo há dúvidas entre manter Hermínio compondo outra Mesa ou correr para uma aventura em que pode dar com os burros n’água. Para o Zé de Nana, especialista em rolo de fumo, já nos cascos para reinaugurar o blog, “fim de ano e Hermínio tá num sufoco maior do que barata em galinheiro”.

09-A última do Chávez

O que será pior, ouvir e ler isso ou ser surdo e cego? O sargentão que domina a Venezuela diz que não pretendia "lançar acusações temerárias", mas considerava "muito estranho" o fato de que 5 líderes sul-americanos terem sido diagnosticados com câncer recentemente. "É difícil explicar o que está acontecendo conosco na América Latina, mas não deixa de ser estranho, muito estranho" e foi mais além: "Não seria estranho se tivessem desenvolvido uma tecnologia para induzir ao câncer e ninguém soubesse disso até agora", declarou Chávez a respeito EUA. Não sou médico mas acho que fora o câncer Chavez tem problemas mentais. Pirou o cabeção!

Hermínio tá num sufoco maior do que barata em galinheiro - Gente de Opinião10-Três perguntas cretinas

Será que até o final da Operação Termópilas ou depois de uma delação premiada sairá o nome da figura que era sócio oculto nos contratos de limpeza de hospitais ou ficará tudo debaixo dos caracóis dos seus cabelos? No caso de limpeza de hospitais e com toda a vontade do governo em entregar o serviço para as OS’s, será que não pinta alguma OS benfeitora da humanidade para fazer o serviço pela metade do preço? E já que o negócio é preço, que tal pegar apenados para fazer o serviço de limpeza e pagar em dobro já que ainda assim o serviço é mais barato?

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Como cortar a própria carne sem anestesia

Como cortar a própria carne sem anestesia

A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p

Deu o que o americano escolheu

Deu o que o americano escolheu

Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.

SUSP-Uma ideia jerical

SUSP-Uma ideia jerical

A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)