Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

Luzinácio sem luz


 

Frase do Dia:

 


“A deslealdade é fruto da incompetência e do desleixo. Pelas fronteiras porosas passam ilícitos diuturnamente, o ano inteiro. Assim, é jogar com três a menos e o árbitro contra."- Senador Demostenes Torres e a crítica ao discurso da presidente Dilma no 7 de setembro.

01-Evoé Haddad

Evoé é uma saudação ao deus Baco repetida a cada brinde que se levantava nas orgias para lembrar que Baco era merecedor do fausto e que a safadeza deveria continuar reinando sobre a realeza. Evoé é uma saudação pagã associada à esbórnia, à cachaça, à licenciosidade, ao que de pior o homem pode produzir levado pelos eflúvios etílicos. Tentaram conter, sem sucesso, o brado e a festa paga restringindo-o apenas ao carnaval, mas a manguaça produz coisas que até Deus duvida. O “Evoé Baco” começou a ser ouvido no Natal, passou como soe pelo carnaval e entrou para as escolas públicas do Brasil. Viva a suruba educacional do Enem. Evóe Haddad.    

02-Educassão di boa!

Luzinácio descobriu o Haddad e extremamente preocupado com a educação “desse país” o fez ministro. É forçoso dizer que educação nunca foi prioridade de qualquer governante no país e que é até muito bom que a ignorância reine entre os escolhem seus próprios representantes, no caso nós mesmos. A baixa instrução nos leva a escolher  histriônicos, empulhadores, bons de bola e pinguços dentre outros patifes e nem podemos reclamar. A escolha é um retrato fiel da nossa gente. E aí temos na comissão de educação o Tiririca e no ministério da educação, o Haddad. Com uma dupla dessa aí querer mais o que? Só o ENEM com jeitão de reprovado. 

03-Luzinácio sem luz

Luzinácio chegou, baixou e saravou. Mais justo que boca de bode o homem tava nos trinques e no horário certo para honrar sua palestra na abertura da Feiron. Antes uma coletiva para a imprensa caripuna e logo depois...BINGO ACUMULADO!!! Faltou energia. Sem ar condicionado melou tudo. Melou o programa, o colarinho, a cara, a maquiagem, os bem talhados ternos que ficaram com a horrorosa pizza no sovaco e naquele calor de 40 graus só Luzinácio estava feliz e comn jeito de que faria sua palestra no escuro e sem microfone se fosse assim necessário. Mas o que é uma palestra sob 40 graus para quem já pôs no seu cofrinho a merreca de 250 paus? 

04-Falando nisso...

No sábado passado a tchurma da Eletrobrás Distribuidora foi ao Via Sat (AQUI) falar de investimentos, planejamentos, eventos, etc. e bem no finzinho do programa ouviu-se o tirambaço e a energia “sefoi-se”. Nada de mais. Estamos acostumados com o breu cerônico. Ontem, 13 de setembro um vendaval daqueles comuns nesta época do ano andou fazendo das suas e, principalmente na Avenida Amazonas e adjacências, a impressão é que o mundo ficou de cabeça para baixo. Carros amassados, árvores com as raízes para o céu e para não fugir à regra, o breu cerônico.    

05-Um pouco mais do mesmo

Andei falando com dois engenheiros. O que é florestal me disse que nós precisamos escolher melhor as árvores para plantar na cidade. A indicação são as de raízes pivotantes que tendem a aprofundar-se na terra mas que devem ser, plantadas em covas profundas já que o lençol freático daqui é superficial e as raízes seguem a lei do menor esforço. O outro engenheiro civil falou-me do tipo de construção de Porto Velho deve adotar já que irá enfrentar eventos desse tipo todos os anos nesta época. “A questão é que as pessoas não se preocupam em evitar os problemas. Veja o tipo de fachada nas lojas ou os luminosos com grandes áreas de resistência – lonas – presas por hastes de metalon”. Pois é... sem planejamento não dá para confiar.   

06-Ou oito ou oitenta

Imagine só a presepada. Para mandar na “mundiça” do ministério que só produziu escândalos e uma frase infeliz – “Relaxa e goza” by Martaxa – o PMDB apresentou 79 nomes para o crivo da presidente Dilma. Tem de ser de sacanagem. Cá pra nós, para continuar a lambança, – aliás o veio Novais saiu sem abrir o bico e sem dar o serviço dos malfeitos da gestão anterior –ir pro motel e por gente do ministério para fazer serviço particular, não seria mais sério e melhor fechar o bagúio? Porque manter o bolicho, com status de ministério, para produzir nada. Se é para exportar bagúio ou importar gringo doido, junta com o ministério da cultura que nada faz e zás! E dá pra fazer igual com a Pesca, Igualdade Racial, das Mulheres, Tecnologia, Esporte...

07-Mas o valor não é o mesmo?

Como a questão está bem longe de cair no gosto popular, as conversas são restritas a grupos de políticos, partidos, etc mas, uma hora terá vir a público e aí é hora de fechar o tempo, a BR, ou qualquer outra coisa que esteja aberta para impedir que o pior aconteça. Vamos deixar combinado: para atingir a produção que a Câmara de Vereadores de Porto Velho conseguiu nessa legislatura, bastavam meia dúzia de seis pessoas no máximo e sem qualquer preparo legislativo. Claro que a Câmara de Vereadores é importante, que tudo que lá se faz é para o povo, mas a que custo? E aumentar o número de vereadores por que? Popará. Não é preciso. 

08-Falando em ministério...

Claro que não vale doce, mas vale o sarro. Os nomes a seguir são de ministros do governo Dilma e você só tem de certar que Pasta ocupam: Luís Inácio Lucena Adams, Maria do Rosário, Luiza de Bairros, Afonso Florence, Izabela Teixeira, Tereza Campelo, Iriny Nicolau Corres Lopes, Leônidas Cristino, Helena Chagas, José Elito Carvalho Siqueira. Se dos dez nomes você acertou cinco, não precisa ir para a segunda fase. Caso tenha errado, você precisa ser honesto e depois de ler o texto, contar segundos e responder: quantos ministros a Dilma tem no seu governo. Se você topou a brincadeira e quiser mandar o resultado do teste, o meu e-mail está ai embaixo.  

09-Trocando seis por – no máximo – meia dúzia

Ai, ai, ai... Sai Pedro Novais e entra outro caboclo do Maranhão, da mesma curriola, da mesma família, do mesmo rei de um pedaço de Brasil chamado Maranhão. O nome é Gastão Vieira, mas poderia ser qualquer outro que tivesse a mesma característica. É gente dos Sarney o que é o mesmo que se dizer que Vieira é um pouco mais da mesma coisa. O que pode um advogado que tem no seu currrículo como causa relevante servir fielmente à senhora Roseana Sarney. Absolutamente nada. Mas nada lhe será exigido. Gastão terá a mesma função que todos os outros indicados pela mesma família. Ser exposto como o símbolo de poder do último coronel.

10- Três perguntas cretinas

Todo mundo sabe que deputado adora verba e odeia verbo mas que às vezes para conseguir aquelas é preciso soltar estes. E aí, será que a revolta dos deputados com o governo é pra valer ou o que está valendo é alguma outra coisa?  Fazendo as contas: Lula ganha em média 250 paus por uma palestra. Fazendo uma por semana dá uma milhona por mês. É bem mais que o ganho de presidente da república. Perder a boquinha pelo prazer da disputa eleitoral não faz qualquer sentido. Será que existe outro ganho adicional para presidente? O núcleo pensante da secretária de educação pensou, pensou e só conseguiu dizer que o ENEM é irrelevante. Será que se pensarem em outra coisa conseguem algo relevante? Não precisa responder nada.

 

Gente de Opinião Gente de Opinião
Gente de Opinião Gente de Opinião

Fonte: Léo Ladeia - leoladeia@hotmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Como cortar a própria carne sem anestesia

Como cortar a própria carne sem anestesia

A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p

Deu o que o americano escolheu

Deu o que o americano escolheu

Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.

SUSP-Uma ideia jerical

SUSP-Uma ideia jerical

A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)