Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

O bode bolchevique e o Flor de Maracujá


Frase do Dia:



“Atualmente, o quadro é outro. A poeira assentou. A excepcionalidade da prisão preventiva já pode ser afastada”. –desembargador Fernando Tourinho Neto, do Tribunal Regional Federal da Primeira Região.

  

 
 

 O bode bolchevique e o Flor de Maracujá - Gente de OpiniãoI-Correndo frouxo

A prisão do empresário Mário Calixto almoçando com um auxiliar do Senador Gurcasz em Brasília, revela como é possível viver solto no Brasil mesmo com uma condenação nas costas. Intercepções telefônicas e notícias mostraram a sua intensa movimentação, inclusive relacionando-se com autoridades como ocorreu quando foi preso. “A polícia prende e a justiça solta” diz o povo, que a cada registro como esse sente aumentar a percepção de impunidade. E aqui em Rondônia há mais exemplos como esse.

Gente de OpiniãoII-Termópilas

Vejam o caso da Operação que comprovou o envolvimento de tanta gente. Até agora de verdade, apenas um levou uma lambada dura. Os outros, mesmo que tenham dormitado um pouco no xadrez já estão de novo tocando suas vidinhas e quem sabe com mais algum tempo fazendo novas estripulias, contratando com o poder público e caríssimos advogados, preparando as chicanas jurídicas para se manterem  longe do braço curto da lei. E mais: se Valter Araújo não tivesse fugido, já estaria também solto. Cá pra nós passou a hora de virarmos essa página para começarmos um novo capítulo.

Gente de OpiniãoIII-Desdobramentos

Não tenho porque duvidar que a Operação Termópilas ainda fará novas investigações e de que muito ainda vai acontecer. A Operação Dominó – há poucos dias diversas sentenças foram prolatadas – e a Operação Titanic – determinante para a prisão do Mário Calixto – mostram que uma hora a casa cai, ainda que pela determinação de um “carne de pescoço” como o Procurador do MP Héverton Aguiar e o grupo de “ninjas de gravata” do GAECO. Aliás, esse Dr Héverton Aguiar saiu melhor que a encomenda e torço para que a “tchurma do levante o tapete aê” continue sua faxina. Tem muito lixo para varrer.

Gente de OpiniãoIV-Um pouco mais disso

Sabemos todos que a apuração dos malfeitos detectados no Detran  pela Operação Termópilas estão em banho-maria ou ainda não são do domínio público. Mas a esperança reacende quando vejo que no fim de semana a PF voltou a futucar arquivos da Sesau, o que me leva a crer que o vulcão continua ativo, ainda que na nossa Assembléia Legislativa as investigações e ações lembrem  mais águas passadas. Um exemplo é a questão da votação da Mesa com o ritual de confinamento dos deputados, caso que foi denunciado, comentado, perguntado, até hoje não explicado e/ou possivelmente investigado. Aliás, confinar deputados para não serem comprados pela outra parte é o fim da picada. É a treva véio ...

Gente de OpiniãoV-Tem mais

Depois que o crime organizado agarrou-se como cambuquira nas estruturas do estado e num processo de clonagem ou mimetismo, transformou tudo em pura essência de maçã apodrecida, é difícil esperar que algo ocorra em pouco tempo para a correção. Os problemas ocorrem nos três poderes e nos para-poderes envolvendo nomes que seriam naturalmente insuspeitos. Quem poderia imaginar um juiz ameaçando o servidor de morte por temer a denúncia, ou um governador achacando e deixando achacar empresários, ou um parlamentar negociando para si a comissão sobre uma obra? Fedeu carbureto!     

Gente de OpiniãoVI-Mais disso ou pior

Ontem a CPI da Delta poderia ter convocado ou convidado os senhores Cavendish que poderia até calar-se e Pagot que já está falando. Os membros da comissão, porém deram um jeito de burlar a obviedade da convocação e resolveram chamar a esposa do Cachoeira. A razão dada pelos dirigentes da comissão é que no momento oportuno farão a tal chamada. Enquanto isso não ocorre, as encruzilhadas de Brasília ficarão sobrecarregadas de despacho para que Cavendish e Pagot morram. Já pensou? Com os dois mortos a verdade seria dos “vivíssimos” e todo o esquema estaria a salvo. E num esquema desses nem em sessão espírita desceria um encosto para falar. Re,rê, rê mizifi... Pircisô o véi faiz. Humm... Hummm!

O bode bolchevique e o Flor de Maracujá - Gente de OpiniãoVII-É o bicho

Não gosto de dar nome de bichos para identificar certas atitudes humanas, mas às vezes é difícil até porque é cultural. Na reta final do período pré-eleitoral, animais peçonhentos estão fazendo a festa. Escorpiões, traíras e cascavéis atacam o que pintar pela frente. Mariscos sofrem com as brigas da maré com o rochedo. Abelhas correm de um lado para outro fazendo cera e as mulas de carga puxam as carroças para acomodar as abóboras. Nesse ambiente complicado, as sucuris submergem e os urubus e hienas esperam as sobras. O poder não é ruim. O homem é que vira bicho por ele. É soda Fócrates!

O bode bolchevique e o Flor de Maracujá - Gente de Opinião

VIII                
O bode bolchevique e o Flor de Maracujá

Agora vai ou racha ou lasca a tampa da caixa. Nada de junho ou julho, meses que nada têm a ver com festa junina. Agosto e setembro são mais apropriados como todo mundo está cansado de saber. E mais: Flor de Maracujá jaóera. Em agosto dá para fazer o Arraiá (esse nominho também precisa ser mudado my God!) ou a Mostra Folclórica Flor da Manga e do Caju – sintam como soa bem melhor. E nada de fazer muito no Parque dos Tanques: só asfalto e zéfini! Lembram do bode bolchevique? Pois é ele. Chupando manga e maracujá com a renovação necessária do folclore e da tradição. Agora vai. Ora se...

IX-Cardápio novo

O senador Pedro Taques, com aquela calma que lhe é peculiar chutou o balde: “a CPI adotou a política do café-com-leite” por ter refugado na convocação do ex-diretor do Dnit Luiz Antonio Pagot, e do ex-diretor da Delta, Fernando Cavendish. Já o senador Randolfe Rodrigues com a ansiedade peculiar disse que “com a decisão de ontem de blindar a Delta e com a liminar concedida fica difícil. Esta CPI está na berlinda”. Ora, ora, ora mas não era o Cachoeira que deveria estar na berlinda? E que história é essa de mexer no cardápio. Nada de café-com-leite, senador. É a nojenta e gordurosa pizza azeda de sempre.

X-No answer 

X1-Nada mais sobre alimentação e serviços de limpeza na área da saúde. Ajojaram?

X2-Falei ai no item VIII sobre o bode bolchevique e lembrei dos viadutos. Será que um fica pronto?

X2-A velha Ceron ou nova Distribuidora trocou os Correios por essa nova empresa só para sacanear?   

leoladeia@hotmail.com

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Como cortar a própria carne sem anestesia

Como cortar a própria carne sem anestesia

A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p

Deu o que o americano escolheu

Deu o que o americano escolheu

Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.

SUSP-Uma ideia jerical

SUSP-Uma ideia jerical

A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)