Sexta-feira, 18 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

OAB: COBRANÇA DE TAXA DOS BLOCOS É INCONSTITUCIONAL


Em entrevista ao jornalista Léo Ladeia, no programa Sala Vip desta terça-feira, o presidente da Ordem dos Advogados de Rondônia, Dr. Hélio Vieira, foi explicito: "A Ordem dos Advogados entende que essa lei e esse dispositivo que cobra  taxa com a finalidade de proteger a cidadania aos blocos que requisitarem, é inconstitucional."

De acordo com o Dr. Hélio, esses blocos não têm finalidade lucrativa e a maioria é isento de pagamento de imposto.  Existe uma cultura a nível nacional que tem que existir o carnaval e isso já faz parte do calendário nacional, além disso, o incentivo a cultura deixa de existir, às vezes o bloco não tem condições de efetuar o pagamento e o estado também descumpre o artigo constitucional que determina que é dever do estado fornecer segurança pública para cidadania.

No entendimento do Dr. Hélio,  "a Ordem aconselha a se fazer um requerimento pedindo a isenção desta taxa, porque os blocos não pagam imposto de renda e também porque não possuem finalidade lucrativa, além de fazerem parte do calendário a nível nacional que é a divulgação da cultura e do nosso carnaval. O estado e a autoridade que recusar em fornecer segurança vai responder se houver algum crime ou violência, estas autoridades vão responder pessoalmente". 

Você já imaginou dez ou vinte mil foliões sem segurança? Parece-me que no último ano a Banda do Vai Quem Quer arrastou mais de quarenta mil foliões. Como fica isso sem um aparato de segurança policial?  Então quer dizer que, se você precisar ir a um hospital, o SUS, na Secretaria de Saúde, vai cobrar uma taxinha para o médico atender aquele cidadão que não tem condição financeira. Eu vejo uma contradição imensa e acho que foi um equívoco muito grande aprovar essa medida.  Inclusive colegas advogados já estão procurando a justiça para buscar o direito dos blocos e o dever do estado em oferecer segurança.

Na opinião do Dr. Hélio os blocos não podem ficar de braços cruzados, não podem deixar que os foliões compareçam às praças públicas sem a presença da segurança e da polícia "...aí seria um caos, uma violência ao extremo, a não ser que o estado não goste do seu povo". Veja que com tanto policial na rua, conforme o estado vem divulgando, as pessoas já são assaltadas todos os dias, imagine sem segurança pública.

Fonte: Gentedeopinião com  informações do Sala Vip - Rádio Vitória Régia FM

OAB: COBRANÇA DE TAXA DOS BLOCOS É INCONSTITUCIONAL - Gente de Opinião
PM explica FURESPOM a representantes da Banda e Blocos

LÉO LADEIA COMENTA 'Um fundo pró-Beron'

LÉO LADEIA COMENTA 'Brasil – o país dos impostos'

 Zekatraca - Lenha na Fogueira 18/01/08

 VEJA FOTOS DOS ENSAIOS DOS BLOCOS

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 18 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mantendo o eleitor no cabresto

Mantendo o eleitor no cabresto

O mundo vive uma crise de pleno emprego e a “tchurma do primário mal feito” tem a solução ideal com nova profissão: “Eleitor de Lula”. Não é preciso

Um chamado aos maçons e aos não maçons.

Um chamado aos maçons e aos não maçons.

A ideia nasceu na Grande Loja Maçônica do Estado de Rondônia - Glomaron, mas hoje é o sonho coletivo das três potências ou obediências, CMSB- Grande

O jejum do “ispritado” Glauber Braga

O jejum do “ispritado” Glauber Braga

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados aprovou por 13 votos o relatório para cassar o mandato de Glauber Braga, uma daquelas aberrações da extr

Globo News, a “Terceira turma do STF”

Globo News, a “Terceira turma do STF”

Estávamos no início de maio de 2018 e o STF votava o foro privilegiado, um tema caro ao país, quando o ministro Gilmar Mendes do STF ou do Mato Gros

Gente de Opinião Sexta-feira, 18 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)