Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

POLÍTICA & MURU 03/12


 

POLÍTICA & MURUPI

 

Frase do Dia

 

“Minha proposta de reforma da Constituição não está morta. Está viva. E seguirá viva.” Hugo Chávez, depois da derrota no plebiscito. Porque não te calas?

Pauta Política de 01 a 10

 

01-Nem tudo está perdido:

A mudança na Constituição está suspensa "por enquanto", disse Chavez. Pelas reformas colocadas em votação neste domingo, Chavez teria a chance de se reeleger sempre, mas com a derrota, deixará o governo em 2013. "A Venezuela ganhou, a democracia ganhou, e tenho certeza: a vitória do povo venezuelano terá um impacto muito importante no resto da América Latina", disse o líder da oposição. Chavez dizia que as reformas “dariam mais poder ao povo”. Mas o povo, instado a se pronunciar se queria ou não uma ditadura, disse não.

 

02-Segurança. Um caso de polícia:

Não houve desmentido e sim confirmação. Não há política publica de segurança no estado de Rondônia. O secretário Sena ao falar do compromisso com a segurança, queixou-se do governo federal que pouco teria feito por Rondônia. "A violência em nosso Estado não é fato isolado. Estamos no corredor do tráfico de cocaína e mesmo assim a Senasp não tem repassado criteriosamente as verbas para Rondônia”, disse. Mas, salvo engano, para receber verbas federais é preciso que existam projetos amarrados a uma política pública. É elementar, meu caro Watson. 

 

03-Cuidado. A mentira tem perna curta:

Nunca o governo federal destinou tanto dinheiro para Rondônia e em particular para Porto Velho. Claro que tudo por conta do PAC que tem um objetivo – a construção das usinas do Madeira. Claro que conta muito a união da bancada federal, fato inédito em Rondônia. Mas há sempre os “papagaios de pirata”. O que existe de obras, verbas, projetos e políticas públicas que estão sendo indevidamente creditados, não está no gibi. Fui checar o que se alardeia e vi tanta mentira, que só o fato seria possível se a bancada de Rondônia fosse formada por um só parlamentar ou que os outros sete nada fizessem. 

 

04-Jogando pedra no poste:

O “pau de bater em doido” cantou pros lados da Ceron. No meio de tanta acusação, uma voz faz uma proposta de bom senso. O deputado Anselmo de Jesus sugeriu audiências públicas nos estados para que a demanda real por energia seja esclarecida e para que haja ajuste de metas. "Precisamos diminuir essa falta de informação. Há uma necessidade de virem à tona essas informações para ampliar as metas". Por segurança, a campanha “Luz para todos”, voltou rapidamente à mídia. A briga por ora, está bem longe do poste e bem perto da cadeira.

 

05-A infidelidade ao alcance de poucos:

O TRE recebeu vinte processos sobre fidelidade partidária contra dezenove vereadores e um deputado estadual, o Euclides Maciel. O presidente do TRE, desembargador Gabriel Marques de Carvalho, ressaltou ainda que a partir de fim do prazo para os partidos políticos, podem fazer o pedido, em nome próprio os que tenham interesse jurídico, ou ainda o Ministério Público Eleitoral, pelo prazo de 30 dias e prevê rapidez no andamento dos processos, tendo em vista, que pela resolução do TSE, serão tratados preferencialmente. Em 60 dias, tudo estará consumado.

 

.06-Uma lição de democracia:

Amanhã Renan Calheiros volta a ser julgado por quebra de decoro parlamentar. Claro que é apenas para cumprir tabela. Renan sairá da cadeira de presidente, mas manterá o mandato. Será um meio-senador, pois não reúne condições morais de ser presidente do Senado. Seria um contra-senso diria alguém. Ledo engano. Renan é o retrato fiel da esmagadora maioria dos outros senadores, inclusive com relação à participação em emissoras de rádio e/ou TV. A sessão amanhã será aberta, o voto será secreto, mas o resultado já é conhecido. Non-sense. 

 

07-Os caminhos da educação pública:

O governo decidiu que as famílias inscritas no Bolsa Família terão de colocar, a partir do ano que vem, seus filhos em atividades escolares complementares. A medida foi anunciada pela secretária nacional de Assistência Social, Ana Lígia Gomes. Tem como objetivo evitar que crianças beneficiadas pelo programa de transferência de renda sejam estimuladas pelos pais a continuarem nas ruas pedindo dinheiro. Não sei como será possível mas a idéia excelente. Mas o ideal mesmo seria a escola em período integral. Sopa no mel, ou como diz o Zé de Nana, uma no cravo e outra na ferradura 

 

08-Bendita pesquisa:

Para Lula, a rejeição a mandatos seguidos é sinal da "sabedoria do povo brasileiro". Sobre a pesquisa Datafolha divulgada ontem, Lula tachou de "absurda" a possibilidade de mudar a lei com esse fim. "A pesquisa diz que 63% das pessoas são contra a reeleição. Se tivessem me pesquisado, tivessem me entrevistado, não seriam 63%, seriam 64%. Porque eu sou o primeiro a dizer que é um absurdo você tentar mudar a Constituição -como já foi mudada para ter o segundo mandato- para o terceiro mandato”. Adoro pesquisa, principalmente desse tipo e com esse resultado. Terceiro mandato: sepulte essa idéia.

 

09-Tudo pela CPMF:

Como diria o samba de Chico Buarque, vai passar. Nas escolas públicas qualquer aluno vai passar. Lula trabalha e sabe que o verso está certo. O PSDB jura que não, mas sabe: vai passar. E até no DEM, oposição carimbada por Lula, tem gente que não apenas sabe mas votará a favor. Aqui em Rondônia, acho que o Expedito, depois da raiva, vota a favor pois sabe com certeza que vai passar. Mas e se o “sobrenatural da silva” acontecer e a zebra resolver dar as caras? Nada de mais. Ai é só criar um novo imposto e deixar nas mãos do Congresso. E lá é fácil: vai passar.

 

10-Oxigênio para o gás:

“Como você pode trazer um combustível que custa 26 dólares por milhão de btu, como o diesel, por via fluvial por 2 mil quilômetros e isto ser viável. E um combustível mais barato, como é o caso do gás, que custa apenas 3 dólares por milhão de btu, via gasoduto por 500 quilômetros e não ser viável. Este estudo ninguém viu, não se sabe os parâmetros da pesquisa, portanto baseado nos dados que possuo afirmo com segurança que não pode ser verdade. Há outros mercados interessados no gás de Urucu e nós temos que engajar a sociedade, como um todo, nesta batalha pelo nosso direito legítimo ao acesso a esse combustível que vai alavancar a economia e gerar baixo impacto ambiental”, Paulo Andrade, da Rongás. Gasoduto Já!

 

 

leoladeia@hotmail.com

 

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Como cortar a própria carne sem anestesia

Como cortar a própria carne sem anestesia

A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p

Deu o que o americano escolheu

Deu o que o americano escolheu

Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.

SUSP-Uma ideia jerical

SUSP-Uma ideia jerical

A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)