Terça-feira, 15 de maio de 2007 - 19h41
POLÍTICA & MURUPI
FRASE DO DIA
"Eu achava que a CPI da Câmara resolveria. Mas os deputados estão se queixando do rolo compressor"- Senador Heráclito Fortes analisando as razões de duas CPIs sobre o mesmo tema
Pauta política de 01 a 10
01-CIDADANIA Saúde pública águas servidas
Diariamente o programa Câmera 11 da TV Candelária mostra moradores que se queixam de buracos nas suas ruas. Quase sempre a câmera mostra um filete de água suja que começa numa casa e vai engrossando. É a água servida. Algumas pessoas têm o péssimo hábito de criar um esgoto auxiliar, jogando na rua a água que lavou pratos, panelas e até do banheiro. Para eles, não importa que a rua seja de terra ou de asfalto. Estudo da Semob mostra que o problema é crônico e causado por uma pequena parcela da população que não respeita o seu vizinho. Seja cidadão. Não jogue o esgoto na rua. A vítima será você mesmo.
02-Metendo o bedelho:
Silvio Santos ou Zekatraca, (nunca sei quem é quem) detonou na coluna. Ao que parece, o Exército quer dinheiro do Estado por um terreno que é da União. Ora, só o bolso é diferente, o terno é o mesmo. E onde estão o governador Ivo Cassol, a bancada federal, deputados estaduais, prefeitos, vereadores, sociedade civil, artistas ou como diz o Sílvio, o resto da cambada? Em um terreno ficará o TJ e o teatro e ambos sem área para estacionamento. Não seria o caso de desapropriar o terreno da União que o Exército reclama, construir lá o teatro e nas ruínas do teatro do Vampiros, fazer o estacionamento do TJ. Será que ninguém viu isso? Nem o Edgar do Boi, o Jacques Albagli, o Crea, ninguém? Ei imprensa, acorda...
03-O último a sair apague a luz e leve a lâmpada:
O STF deve editar nos próximos dias as primeiras súmulas vinculantes e a mais aguardada é a dos bingos. O STF quer acabar com a farra das liminares estaduais e dizer: o assunto é da União. Pelo visto, nossa Lotoro da qual pouco ou nada se conhece deve fechar as portas, mas deve continuar como cabide de emprego assim como Cagero, Ceprord, Enaro, Rongás e Cohab. Empresas que nada produzem, com diretores e conselheiros virtuais ligando nada a lugar nenhum mas com reais salários pagos pelo sempre otário contribuinte compulsório.
04-A Caerd e o mundo encantado:
A Caerd sabe que eu moro em Porto Velho, pois na minha casa pode até faltar água, mas a conta, nunca. A Caerd é uma ilha de excelência numa capital onde menos de 5% das casas têm rede de esgoto e água tratada é só para 50% dos rabudos. Mas é na comunicação o ponto alto da Caerd é 10. Ontem, com a minha conta de água, recebi o relatório anual de 2006 de Espigão do Oeste, a 554 km de Porto Velho. Deve ser uma campanha subliminar de turismo estadual. Se posso escolher, em 2008 quero o relatório de Cabixi. Lindo nome.
05-Pegando no tranco:
O planejamento no Brasil obedece a leis específicas. O PCC ataca e governo contra-ataca com um pacote anti-violência, Para terra invadida, a proibição de que a mesma entre na reforma agrária. Apareceu o problema a solução nas coxas está ali. Para se obter a licença das usinas, dividiu-se o Ibama. E como os servidores fizeram greve de protesto, vem aí a lei que limita o direito de greve. Agir sem planejar é como descer ladeira com o carro desligado. Economiza-se combustível e motor de partida, mas corre-se um risco desnecessário.
06-Eu só queria entender:
Vou direto no cerne da questão: Como é que duas PECs podem deixar de existir assim num passe de mágica, sendo substituídas por uma emenda numa MP que nada tem a ver com o assunto e resolver o problema da transposição? Quero que dê certo mas acho difícil. A outra questão diz respeito a emancipação dos distritos, e é preciso falar a verdade. Emancipar continua sendo competência da União. Congressistas trabalham para que as emancipações voltem a ser competência dos estados mas, não é matéria pacífica e falta muita coisa.
07-Relaxar e aproveitar:
O senador Valdir Raupp esteve com representantes da da OAB e da Confederação Nacional de Municípios para discutir a PEC que regula o pagamento de precatórios da União, estados e municípios. O grande problema é o tal leilão que se pretende criar. Um leilão ao contrário que extingue alguns princípios basilares. Imaginem como vai se sentir o cidadão que brigou na justiça, foi à ultima instância, teve o seu direito reconhecido e na hora de receber o que lhe é devido ser preterido por alguém que facilitou mais que o outro.
08-Medindo forças:
Promete ser quente a reunião, hoje, dos líderes partidários no gabinete do presidente do Senado, Renan Calheiros. Durante a reunião será definida a composição da CPI do Apagão Aéreo. O Planalto orientou o bloco governista a reivindicar a presidência e a relatoria da Comissão, mas o DEM, liderado pelo senador, José Agripino, e o PSDB com o senador Arthur Virgílio prometem ir para o pau. A oposição é dona de 7das 13 cadeiras e vai exigir pelo menos um dos dois cargos. Renan fica entre a cruz e a espada. Onde Lula estiver.
09-Procura-se um homem:
A Ministra Marina queria alguém com pulso forte e poder de fogo político para comandar o Ibama. A figura do diretor da Polícia Federal Paulo Lacerda servia como uma luva. Conhecia o órgão em função das investigações que por lá fez e o outro lado do poder do governo. Mas a vida da Marina está complicada. O ministro da Justiça, Tarso Genro, avisa que bateu o martelo: o diretor-geral da Polícia Federal, Paulo Lacerda, decidiu ficar no cargo até o fim deste segundo mandato do presidente Lula. Marina Silva está num mato sem cachorro.
10-Lá vem o golpe:
A Bolívia vai fechar parceria com a Venezuela para exploração de petróleo e gás. O objetivo é conseguir investimentos em campos novos ou antigos, após a reestatização que levou a Petrobras a vender suas duas refinarias. Agora a Bolívia pode contratar parcerias até sem licitar pois segundo informa, sem novas descobertas, não há como cumprir os contratos de exportação de gás com Argentina e Brasil. Golpe dado, Evo Morales agora se bandeia de vez para o lado do Hugo Chávez.
O pre$ente de natal para Dom Braguito
Braguinha é um bom companheiro, ninguém pode negar. O expertíssimo senador Eduardo Braga do importante comensal de verbas MDB, está no topo da cadei
“Cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém”. Acredito que o prefeito de Porto Velho seguiu o único caminho que lhe restava e a Rodoviária d
Quando o dólar bateu R$4 a R$5 na era Bolsonaro, houve gritos de alegria, fogos, a izquierda fez festa e gritou “fora Bozo”. Ontem o dólar de chegou
O General Braga Neto foi preso e a bancada psolista já quer o fim dos Kids Pretos, mas não sem antes saberem quem são e o que fazem. Volto 5 anos ao