Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 01/04/08


 

 

FRASE DO DIA - – "O Brasil não crescia de forma continuada há quase 30 anos”. – Dilma Roussef no Rio, com jeito e discurso de candidata.

 

Pauta política de 01 a 10

 

01-Verdades no 1º de abril:

Quando as notícias mínguam a “tchurma do mico” dá uma força e haja barriga. Semana passada mataram Roberto Sobrinho, que muito vivo, nem se deu ao trabalho de desmentir. De lambuja demitiram Pastore da Sedam, que negou. Agora acharam a candidatura própria do PMDB. “Nesta terra em se plantando tudo dᔠescreveu Caminha, mas não notícias. Notícia plantada não dá fruto nem “furo”. No máximo sobram uns “trocos” e junto, a perda da credibilidade

02-Arco de Fogo:

A fumaça do discurso de protesto vai baixando, o plano do desmatamento zero vai buscando caminho, mas a operação “Arco de Fogo” segue o plano traçado e anuncia uma operação pente-fino na região. Mais de 30 municípios serão fiscalizados, em ação conjunta com PF, FAB e MPF. Os procuradores do Ibama e o MPF querem denunciar os 150 maiores casos de desmatamentos ocorridos em 2007. Ou seja, não adianta espernear. Diria o velho Ibrahim Sued, nos áureos tempos: “os cães ladram e a caravana passa. Sorry periferia”

03-Aniversários tristes:

No dia 30 de março de 2007 foi assassinado, no seu escritório em Cacoal, o advogado Valter Nunes de Almeida. Um ano depois e o crime continua impune. No dia 18 de fevereiro de 2008, a polícia apreendeu 300 kg de cocaína em Rolim de Moura. No dia seguinte, com pompa e circunstância, a droga chegou a Porto Velho e as investigações sigilosas começaram. Com tanto sigilo, vai que o inquérito já foi até concluído e entre mortos e feridos todos foram salvos, o avião deixou de existir e o pó virou pó ou cinza, como quiserem.  

04-Paternidade responsável:

Durante reunião, ontem, da Coordenação Política do governo, Lula cobrou da imprensa o nome de quem vazou o dossiê sobre despesas do ex-presidente FHC. Aí eu não entendi mais nada. Não seria mais certo descobrir quem fez ou autorizou a montagem do dossiê? Cobrar da Veja ou do jornalista que produziu a matéria o nome do informante chega a ser risível. Acho que nesse caso nem o convincente Capitão Nascimento conseguiria alguma coisa. Certo “Sêo 02”?

05-O dossiê clonado:

Além do que já foi vazado, a Abin  suspeita que pode haver mais documentos com as despesas de FHC circulando. A diferença entre dados e as fontes tipográficas nos papéis publicados pela imprensa alimentam a suspeita. “Não se sabe se são os mesmos documentos, coletados de formas diferentes, ou outros que estão aparecendo”, disse um agente da Abin. Isso tem todo jeito de filme japonês de ninja. De repente o ninja solta uma bomba que faz um barulho gozado, sobe uma fumaça preta enquanto o ninja desaparece numa boa.

06-Na moita:

Em meio à confusão que reina no pedaço com o dossiê contra o governo FHC, a Presidência da República decidiu manter o sigilo de quase todos os seus gastos com cartões corporativos. OPortal da Transparência, da CGU, informa que 95,5% dos R$ 2,727 milhões gastos pela Presidência em janeiro e fevereiro de 2008 com os cartões não foram discriminados por questões de "segurança da sociedade e do Estado". Vai ver que tem alguma guerra secreta sendo travada pelo Brasil com alguma potência alienígena e ninguém pode saber ou estamos prestes a lançar um foguete tripulado ou estamos construindo um submarino igual ao do Capitão Nemo. Tudo na surdina

07-Dr. Antonio na parada:

O procurador-geral da República Antonio Fernando de Souza decide nos próximos dias o que fazer com a representação do PSDB contra o governo Lula. Os tucanos pedem a abertura de inquérito para investigar a confecção do dossiê com gastos sigilosos da gestão FHC. Em privado, o procurador geral garante que trabalha com três alternativas e que nenhuma delas passa pelo arquivamento. Conhecendo o Dr Antonio, qualquer que seja a medida, é osso duro de roer.  

08-Cuidado com o cheque-especial:

Os clientes saberão o valor das tarifas que serão cobradas pelos bancos a partir do dia 30 pelos serviços considerados prioritários pelo Banco Central e que só poderão ser majoradas 180 dias depois, segundo determinação do órgão. Mas, para driblar o "congelamento", alguns bancos já aumentaram os preços ou vão passar a cobrar por serviços que eram gratuitos. A Febraban disse que houve elevação significativa de janeiro de 2007 para março 2008. O bom mesmo é ficar de olho no vilão – o cheque especial – para não dançar.

 09-Caminhando e cantando:

O PSol decidiu em encontro no fim de semana vetar alianças eleitorais com PT, PMDB, DEM, PSDB, PP, PTB e PR, partidos que segundo, dizem seus dirigentes, reúnem mensaleiros e a "velha direita". As tratativas se darão apenas com a extrema-esquerda nanica e com governistas em litígio com suas direções. É o caso do PV do RS, em torno da candidatura de Luciana Genro. Aqui em Porto Velho pelo jeito que a coisa vai, a caminhada do PSol será com o solitário Adilson Siqueira, ao som de Geraldo Vandré.

10-Oxigênio para o gás:

Os portugueses juntaram um gasoduto, um rio para refrigeração de uma usina térmica e uma linha de transmissão, para um sistema de geração de energia combinada. A construtora diz que “a tecnologia de produção de energia elétrica através dos ciclos combinados de gás natural é uma das mais eficientes e com menor impacto ambiental”. É o que temos aqui, mas sem o gasoduto. Fazemos piada com os portugueses, mas somos o país da piada pronta. Gasoduto já!

leoladeia@hotmail.com

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Como cortar a própria carne sem anestesia

Como cortar a própria carne sem anestesia

A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p

Deu o que o americano escolheu

Deu o que o americano escolheu

Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.

SUSP-Uma ideia jerical

SUSP-Uma ideia jerical

A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)