Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

Política & Murupi 03/06/12


 
 

Frase do DiaPolítica & Murupi 03/06/12 - Gente de Opinião

 
“É melhor tomar coragem para ler e ouvir tudo que se diz, mesmo quando partindo de fontes suspeitas.” FHC sobre a mesmice da imprensa


I-Cassol & Nazif

Não é novidade até porque a política pouco tem de cartesiana, mas ajuda a explicar as razões do deputado Mauro Nazif que andou com Carlinhos Carmuça, passeou com Expedito e flertou com o PT, esteja fechado em copas. Nazif que não deixa de conversar com aliados, adversários e ouvir opiniões, segue uma estratégia e poderá ser candidato do Cassol, o que também não é inédito. “Amor, estranho amor”: filme velho, sem graça e proibido. Cada um faz suas escolhas.


II-Upgrade familiar

Roberto Sobrinho que tem dificuldades de sobra na seara política vislumbrou uma saída: Como não pode vencer nas suas várias frentes de batalhas concentrou tudo numa guerra só. A conta é fácil. Com o PT rachado em mais de trocentos pedaços, Roberto parte para tomar o comando regional com base no estatuto e depois colar os cacos. É o jogo da sua vida. Se vencer vira tio.



 

Política & Murupi 03/06/12 - Gente de Opinião

III-Onde está o dinheiro?

Euclides Maciel (VÍDEO AQUI) quer saber dos R$18 milhões roubados da saúde. Sorte nossa que ele tem duas informações: sabe o valor e sabe que foi roubado. E talvez saiba mais, pois quando alguém faz uma pergunta dessas, normalmente sabe bem mais dela. E mais: fala o nome de gente como o ex-secretário Wagner. É batata. E tem mais: se sabe e não fala, prevarica. Então fala deputado!


IV-Premeditando a CPI

Vá lá: com essa “nova Mesa” da Assembléia e com a inanição compulsória dos deputados fica aberta uma avenida para o governo: ou abre as burras e libera dinheiro e cargos para saciar a fome ou vai na canela e se arrisca a encarar uma CPI “que apura alguma coisa”. Maciel deu o pontapé, Hermínio afastou, mas na mesa há os comensais famintos. É uma questão de tempo.

 

V-Relações perigosas

De um lado a frustração com as punições da ALE e a nova velha Mesa, do outro reclamos do governador, legitimados por ele quando diz que o pior passou, por não festejarem tais ganhos. Será que depois de tudo que houve – e que ainda há - teremos dos mandatários a percepção de que o povo é o cliente a ser atendido? A interferência e dependência – dos e nos – poderes abriu espaço para a vida paralela de corruptos e corruptores, sócios do mesmo negócio: o crime organizado estatal. É um osso aturar essa bandalha que se instalou em todos os níveis.


VI-Tudo aberto

Na pré-corrida para a prefeitura da capital, tudo está aberto. A “tchurma do gás” enche balões de pré-candidatos sem chances, a “tchurma da pesquisa” altera o grid de largada no papel, e a “tchurma do palpite” projeta zilhões de cenários onde só o inimigo se ferra. Tarefa para Sésifo. Pela manha a pedra que rolou morro abaixo lhes faz recomeçar. Fora da gaiola a “tchurma do querumêu” disfarçada de São Francisco pede milho pros pombos. E vejam, nem há pombos...

Política & Murupi 03/06/12 - Gente de Opinião

VII-P x T

Fátima Cleide ganhou a indicação, mas ainda não tem um aliado de peso. O PSD de Moreira Mendes vai de Hermínio Coelho o que acaba ajudando a ex-companheira já que Sobrinho terá o chicote do Hermínio vergastando seu lombo e tirando votos para si e para a Fátima Cleide. E Roberto? Como petista, diz que vai de Fátima, como já foi de Valverde, mas livre para apoiar quem queira. Nessa guerra dos “highlanders” quem mantiver a cabeça no pescoço disputa a vaga de Confúcio em 2014. Quem perde a cabeça transfere a força e votos ao único que fica.


VIII-Toninho e o pêndulo

Cristalino: Roberto Sobrinho fez mais obras na capital que muitos outros juntos. Até a periferia que pedia cascalho hoje quer asfalto. Com muitas obras para entregar nesse ano eleitoral a indicação do prefeito pode influenciar o eleitor e facilitar a vida do indicado. Fátima precisa e vai defender o legado, mas nem isso, nem o fato de serem do mesmo PT lhe garantem a unção do prefeito. Detalhe: o marqueteiro Toninho do PT estará trabalhando para esse tal ungido.

Política & Murupi 03/06/12 - Gente de Opinião


IX-Predestinado?

Hermínio Coelho é forte e tem sorte. Com uma história de luta e apertos pulou da cadeira de cobrador de ônibus para presidir seu Sindicato, foi vereador e presidente da Casa com 2888 votos, alcançou a presidência da Câmara de Porto Velho e chegou a deputado estadual com 9846 votos. Com o imbróglio de Valter Araújo caiu em seu colo a presidência da Casa e a condução de uma saída a termo. O paciente Coelho agüentou o tranco e agora colhe frutos da sua cautela. Sábado foi indicado pelo seu partido para disputar a prefeitura de Porto Velho.


X-No answer

X1-Será que Sobrinho vai engrenar as obras e deixar seu mandato com uma ponte pronta para encarar Cassol na disputa ao governo em 2014 ou tentará a cadeira do senador Gurcasz?

X2-Como nosso futebol continua indigente e com Ronaldinho fora da casinha, será que Heitor Costa não arranjaria o “bunga-bunga” emprestado por um tempo, mesmo sem jogar?

X2-Não seria mais viável derrubar parte do muro do Aluísio Ferreira que está caindo em lugar de empurrar o pedestre para o meio da rua?

leoladeia@hotmail.com

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Como cortar a própria carne sem anestesia

Como cortar a própria carne sem anestesia

A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p

Deu o que o americano escolheu

Deu o que o americano escolheu

Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.

SUSP-Uma ideia jerical

SUSP-Uma ideia jerical

A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)