Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 04/05


POLÍTICA & MURUPI

 

FRASE DO DIA

 

"O povo está olhando para nós e dizendo: o que vocês são, peixe ou carne de vaca?" – FHC sobre a aproximação de lideranças do PSDB com o governo Lula.

Pauta política de 01 a 10

 

01-CIDADANIA – Educação – Transporte escolar

Municípios e estados administravam o transporte escolar da seguinte forma: as secretarias municipais de educação faziam o transporte a todos os estudantes e depois, as secretarias estaduais reembolsavam as prefeituras, de acordo com o número de alunos da sua rede que haviam sido transportados. Uma partilha que nunca foi amigável. Brigas políticas locais,  impediam que a maioria dos repasses chegasse aos municípios As prefeituras ficavam sobrecarregadas e o transporte piorava. De repente uma idéia. Aguarde até amanhã.

 

02-Uma frase infeliz ali:

Quando uma agência como a Anac compara os controladores de vôo brasileiros ao terrorista Bin Landen, qual o sentimento que passa pelas nossas cabeças? Medo dos controladores ou do presidente da Anac? Crave a segunda alternativa. O falastrão reconhece no início da frase o movimento reivindicatório e, portanto o mau gerenciamento. Errar é humano, persistir é burrice, mas, achar alguém para por a culpa é divino. O homem da frase está a procura de um lombo para jogar a carga. Aguarde. Vem aí a CPI mostrando quem é quem no apagão.

 

03-Um momento infeliz aqui:

Ao responder uma nota do jornal Alto Madeira, um assessor do deputado Professor Dantas misturou alhos com bugalhos e, brandindo o seu amor pela menor das pausas, atacou com força desproporcional o autor da nota. Ocupantes de mandatos são figuras públicas, sujeitos ao foco da imprensa, que por sua vez tem uma lei que define a atividade. Os jornalistas não fabricam notícias. Quando a honra de alguém é ferida, e não parece ter sido o caso, a via é a lei, para o reparo com todas as vírgulas de direito, dentro da justiça e da civilidade. Sem raiva ou tiradas ofensivas como taxar o quase centenário Alto Madeira de pasquim.

 

04-Mais uma do companheiro Morales:

Evo Morales aprontou mais uma. Fez uma contraproposta pelos equipamentos da Petrobras que é um negócio da China. US$ 60 milhões pelas duas refinarias que custaram no governo FHC US$ 204 milhões. A Petrobrás não revelou o valor que quer receber da Bolívia mas é pelo menos o dobro do que propõe o “hermano”. E vem aí mais uma travessura. A Bolívia pode pedir uma avaliação independente. Independente pero no mucho.

 

05-Apagando o apagão:

Depois de assumir o controle da CPI do Apagão Aéreo da Câmara, o governo quer ocupar os dois principais postos também na comissão a ser instalada no Senado. A presidência seria do PMDB. E a relatoria, do PT. Informado da pretensão do governo pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, o senador Agripino Maia, líder do DEM subiu o tom: “Se não ceder a relatoria da CPI ao segundo maior partido, o DEM, o governo já entra esticando a corda e falar em bloco a esta altura é declaração de guerra”. Está azedo e vai piorar.

 

06-É dando que se recebe:

Os primeiros movimentos do PMDB e do PT em torno da CPI do caos Aéreo, instalada ontem, já começam a render dividendos aos dois partidos. Em troca da fidelidade, o Planalto acena com a promessa de acelerar as nomeações dos cargos pleiteados pelas duas legendas no segundo escalão do governo. PMDB e PT disputam nos subterrâneos a primazia nas nomeações do segundo escalão. O desafio de Lula é o de administrar a caneta de modo a não melindrar nenhuma das duas legendas. Da ação de ambas depende a tranqüilidade do governo na CPI.

 

07-Vida inteligente no Ministério da Saúde:

O presidente Lula decidiu autorizar o licenciamento compulsório do remédio Efavirenz, do laboratório Merck ou seja: vai quebrar a patente de um retroviral, usado no combate à AIDS. A medida inédita no Brasil permitirá a importação do genérico da droga ou a fabricação no país. A idéia foi de José Gomes Temporão Ministro da Saúde, que recusou a contraproposta de desconto de 30% no preço. O ministro Temporão mostrou que é do ramo e conhece a trilha errada por onde o pais andava. Desde a saída do Serra, faltava um ministro do tipo. 

 

08-Vida inteligente no Ministério da Saúde II:

O governo deverá enviar ao Congresso projeto proibindo a venda de bebidas alcoólicas em estradas e perto de escolas. De novo a ação sai do gabinete do Ministro da Saúde, José Gomes Temporão. Mas não é só. De olho no que se gasta com as doenças provocadas pelo fumo e álcool, o ministro deve abordar a publicidade e seu impacto junto ao público. Mas a fábrica de idéias para a saúde não para. Temporão disse que o país tem farmácias demais.

 

09- Como nascem os condomínios de luxo:

A Polícia Federal prendeu ontem, em Florianópolis e em Porto Alegre, 19 suspeitos de participação num esquema de venda de leis e atos administrativos em favor de grandes empreendimentos imobiliários na capital catarinense. 22 mandados de prisão e no meio, um vereador, dois secretários municipais, o chefe do órgão ambiental e nove empresários. Se forem ao litoral norte de São Paulo, será a mesma coisa, Fortaleza, idem, Salvador, ibidem, etc.etc. Para se livrar da “violência do crime” cometem um crime criando os condomínios.

 

10-Novidades no Poder Judiciário:

A ministra Ellen Gracie já tem a versão final do texto das súmulas vinculantes do STF. Com elas todos os juízes do país e o Poder Público em geral estarão subordinados ao texto. Entre os cinco primeiros temas para as súmulas destaco o fim das leis estaduais para funcionamento dos bingos, a ampliação da base de cálculo da Cofins e a validade do aumento da alíquota. Para os bingos, fim da farra das liminares estaduais. Quanto a Cofins, espera-se uma revolução com a reversão de bilhões de reais dos balanços das empresas.

 

leoladeia@hotmail.com

 

 

 

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Como cortar a própria carne sem anestesia

Como cortar a própria carne sem anestesia

A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p

Deu o que o americano escolheu

Deu o que o americano escolheu

Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.

SUSP-Uma ideia jerical

SUSP-Uma ideia jerical

A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)