Quarta-feira, 10 de outubro de 2007 - 10h34
POLÍTICA & MURUPI
Frase do Dia
"Vossa Excelência é que é o culpado". Demóstenes Torres para Renan, respondendo a acusação de transformar o Senado numa delegacia de polícia..
Pauta Política de
01-Constrangimento total:
19 senadores de diversos partidos partiram para o confronto direto. Querem Renan fora da cadeira e a maioria também fora do Senado. Dos 19, oito foram à tribuna e cara a cara com o presidente do Senador, pediram sua saída. O movimento suprapartidário conseguiu juntar no mesmo barco o PT, PMDB, PDT, PSDB, PSB e o DEM. Tudo foi acertado numa reunião no gabinete de Tasso Jereissati. A idéia era constranger Renan e o script foi seguido à risca. Renan foi humilde, arrogante, deselegante, bateu boca e pro fim abandonou o plenário.
02-Barraco no Senado:
Depois de negar um aparte ao senador Mercadante, Renan deu as costas e foi sentar-se na sua amada cadeira de presidente. Mercadante continuou falando e engrossando o pedido de saída. Outros seguiram a mesma linha, mas o senador Demóstenes exibiu a numa fita a prova da arapongagem. Irritado Renan cortou sua palavra e reclamou : "V.Excia transformou o Senado numa delegacia, o que V.Excia quer fazer com o Senado?". A resposta foi: "Não! O que V.Excia fez com o Senado". Renan saiu escorraçado, mas os discursos continuaram.
03-Ato falho:
O acordo para saída do Renan depois da votação ficou evidente ontem, quando o Senador Mercadante disse: "Pedi a V.Excia que se afastasse do cargo durante a sessão...e V.Excia admitiu discutir o assunto depois de ser julgado..." Foi nesse ponto que Renan deu as costas para Mercadante e voltou para a cadeira dizendo que se abstinha de comentar seu aparte. Para um bom entendedor, está claro. O acordo existiu e Renan o descumpriu. Na verdade, o que estava em jogo era o mandato de Renan e não sua permanência como presidente.
04-A novela da CPMF Fim da primeira parte:
A sessão terminou às 4h da madrugada de hoje, com a prorrogação da cobrança da CPMF e da DRU até
05-Mais um processo:
Senadores do PSDB e do DEM, com apoio de outros da oposição e do governo, entregaram nova denúncia contra o presidente do Senado, Renan Calheiros. A quinta representação contra Renan o acusa de montar um dossiê para chantagear os senadores Demóstenes Torres e Marconi Perillo. A espionagem teria à frente o assessor de Renan Chiquinho Escórcio. Demóstenes é que soube da suposta espionagem por meio Abrão, a quem Escórcio pediu ajuda para montagem do dossiê, mas a Veja vai levar a culpa por ter publicado.
06-CPI da Viúva Porcina:
A CPI do Sintero, aquela que foi sem nunca ter sido, voltou às manchetes ao ser prorrogada por mais 30 dias. Ou seja: está a pleno vapor, mesmo que ninguém saiba como, pois como é de conhecimento público, a justiça por decisão liminar, considerou a CPI ilegal, e logo, paralisada até o julgamento do mérito. Como estamos na época do pode, pode ser que haja outro entendimento por parte da ALE e que algum tipo de trabalho esteja
07-Febre aftosa:
Recebi preocupado, a nota oficial do Idaron sobre a possível ocorrência de febre aftosa
08-Marcando presença:
O senador Romeu Tuma, recém-transferido do Democratas para o PMDB, já dispõe de 35 assinaturas para dar entrada no requerimento de abertura de uma CPI que tem alto potencial corrosivo, segundo avaliações da própria empresa e da base do governo no Senado. A CPI da Petrobrás teria como fato determinante a construção de plataformas, mas poderia avançar mais. Aposto que não vai sair e que Tuma, faz jogo de cena, para marcar presença no partido. Por trás da sua transferência e da CPI está em jogo o seu futuro e do seu filho. Uma coisa assim, bem franciscana. Mas, é perdoando que se é perdoado, amém.
09-Dividir a carga ou jogá-la fora?
Manifestantes da Juventude Popular Socialista, do PPS, vestidos de franciscanos com batas e sandálias queriam entregar sandálias aos senadores do PMDB. Foram detidos pela polícia do Senado e levados à sala da segurança, onde ficaram 40 minutos. Na saída minimizaram o fato e disseram ter assinado um documento atestando que os policiais foram profissionais. "Foram truculentos nos carregando, mas vamos focar na política". Um artista foi impedido de expor uma cobra viva numa caixa. Para ele era arte. Para Renan, provocação. E era. A que ponto chegou o Senado... Mas nem tudo é tão ruim que não possa ser piorado. E vai piorar.
10-Oxigênio para o gás:
A construtora Camargo Corrêa, num esforço para compensar prejuízos, está revendo planos para a área ambiental e de construção, com cortes em investimentos que devem chegar a 30%. Cabeças já rolaram bem como projetos de construção de gasodutos e tratamento de resíduos sólidos. Inadimplente contumaz, a construtora já desistiu de contratos firmados com prefeituras e está vendendo empresas. Talvez esteja aí a raiz do nosso problema. Estamos a
Como cortar a própria carne sem anestesia
A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p
Deu o que o americano escolheu
Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.
A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi
Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?
Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol