Terça-feira, 11 de março de 2008 - 23h36
POLÍTICA & MURUPI
Frase do dia
"Não posso crer que apenas eu queira trabalhar, e eles não" Lula passando um pito no Congresso Nacional.
Pauta Política de
01-Desmatamento hoje:
Os números são do INPE e desmenteM o que o próprio Inpe propala. O desmatamento em Rondônia vem caindo ano a ano, a Sedam continua a fiscalização com multas e apreensão de madeira, mesmo sob em paralelo com a operação Arco de Fogo. Do total da madeira com plano de manejo, apenas 1% foi apreendida pelo Ibama. Áreas de cerrado tidas como desmatadas pelo Ministério do Meio Ambiente serão confrontadas. Esses e outros dados serão vistos hoje na audiência pública da ALE. Tem algo no meio disso, não bem explicado.
02-Desmatamento ontem:
As notícias de uma proposta vinda dos empresários de Rondônia e que o leitor da coluna e ouvinte do Sala Vip já sabiam, foram mostradas ontem na reunião da Fiero. Aspro, Appro e ACN ousaram ao propor o desmatamento zero e ao pedirem espaço para discutir as ações que implicam em direitos e deveres do governo e da classe produtiva. João do Vale fez a explanação geral e entregou a proposta ao senador Valdir Raupp, que prometeu leva-la aos ministros envolvidos na operação Arco de Fogo e abrir as negociações com os empresárioso e entregou a proposta ao senador Valdir Raupp, que prometeu levativa. ma.
03-A força do agronegócio:
Não se resolve à questão ambiental com repressão e sim com políticas que valorizem o trabalhador rural, disse o senador Valdir Raupp ao receber a proposta das mãos de um dos líderes do agronegócio em Rondônia, João do Vale. O senador abraçou a causa, a proposta e disse que já conversou com os ministros e com o presidente Lula sobre a proposta de forma superficial, mas agora com o documento da classe produtiva de Rondônia, a coisa ganha força. No site www.oobservador.com você encontra um resumo da proposta entregue
04-Onde anda você?
Um banzeiro, ou melhor, uma marola pôs a pique a coluna Banzeiros do Zé Carlos de Sá, mas o mineiro tem mais fôlego que gato novo, literalmente. Sem a pressão da coluna diária com formato e texto mais curtos, o Zé inaugurou o seu blog Banzeiros, onde fala de tudo e todos e comenta o que foi e o que não foi notícia. Anote o endereço, acesse e vamos por o mineiro numa saia justa. Com um volume maior de acessos, ele será obrigado a escrever mais e namorar menos. Para uma leitura imperdível, banzeiros.blogspot.com. Dá-lhe Zé!
05-A TV pública e seu calvário:
ATV pública tem exatos 10 dias para ser votada e aprovada, sob pena de ter o seu prazo de validade vencido. Ontem, Lula pediu prioridade para a MP em reunião com Jucá, Múcio, Roseana Sarney e Fontana e foi informado por Jucá que a intenção é votar hoje ou amanhã. Mas se tudo está acertado no Planalto, faltam acertar com a oposição que quer procrastinar a decisão para a próxima semana e levar o governo à loucura, com a certeza de sessões com baixo quorum por conta da semana santa, o que pode fazer da MP um via sacra literal.
06-Partido da imprensa uma boa idéia:
O ministro Lupi disse que as denúncias a ações de sua pasta são fruto de "ódio acumulado" contra ele. Lupi comparou o atual crescimento econômico do país com o dos anos de regime militar e afirmou: "a liberdade de imprensa está aí para falar verdade e algumas inverdades". Magoado, disse que as reportagens sobre supostas irregularidades de convênios da pasta do Trabalho com ONGs e fundações ligadas ao PDT, têm origem em "opiniões políticas". Mais um. Que tal um partido só de jornalistas? Aí vira tudo calúnia de adversários políticos.
07-Imprensa livre outra boa idéia:
A Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA questionou o governo brasileiro sobre a situação da liberdade de expressão no país. A preocupação maior é sobre medidas cautelares impetradas contra jornalistas que poderiam caracterizar censura prévia, proibida pela Corte Interamericana. A comissão perguntou ainda às autoridades sobre que medidas o país está tomando para erradicar restrições à liberdade de expressão. O questionamento é oportuno. Para lembrar, só agora há um movimento para banir a tal Lei da Imprensa.
08-Segredos da polícia secreta:
Integrantes do MST e Via Campesina fecharam por cerca de doze horas uma das principais ferrovias da Vale, em Minas, impedindo o transporte de 300 mil ton. de ferro O maquinista Pedro Jesus Simões foi feito refém, mas apesar disso, os invasores garantem que a ação foi pacífica. Esta é a sétima invasão de instalações da Vale desde agosto de 2007 e só para variar, toda a movimentação não foi detectada pela Abin. Das duas, duas: Os invasores são bons no seu ofício e a Abin não. Ou será que existe a terceira opção? Então das três, três.
09-Um pote até aqui de mágoas:
O ex-presidente Itamar Franco vai colecionar outro desafeto e armazenar mais ódio no seu freezer. Tarcísio Jorge, Diretor de Produção da Casa da Moeda quando o plano real foi lançado, ousou desmentir o Itamar. No início de 94, seis meses antes de o Real ser posto em circulação, começaram a ser produzidas as cédulas. Todas foram impressas enquanto Fernando Henrique Cardoso era ministro da Fazenda. Por isso a moeda trazia a assinatura dele no instante em que foi lançada disse. Topetudo esse Tarcísio. Vai para o freezer.
10-Oxigênio para o gás:
Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado Abegás- informou que os gasodutos de distribuição no Brasil hoje somam
Como cortar a própria carne sem anestesia
A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p
Deu o que o americano escolheu
Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.
A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi
Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?
Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol