Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 12/05/10


 

Frase do Dia

"Mestre, Feliz, Soneca, Atchim e Dengoso se danaram. Na lista de Dunga, deu Zangado na cabeça". – Lula ao receber um prêmio da ONU por seu trabalho contra a fome.  

01-Seleção de futebol

Gosto de futebol e, com a mesma intensidade, gosto de política. Duas coisas sérias e distintas. No futebol torço pelo meu time de coração – o Bahia. Na política não tenho partido. Torcer pelo Bahia é algo interior, pessoal, quase secreto. Não preciso falar do Bahia. Na política e sem partido, ocorre o inverso. Sou obrigado a falar sobre partidos e pessoas por dever de ofício. No futebol vibro quando uma jogada é bem executada. Na política lamento quando ocorrem. Torço como todo brasileiro pela seleção e lamento quando a política interfere no futebol. E se misturo as duas coisas é por falta de opção. Quem misturou tudo foi a CBF com Ricardo Teixeira e seu pupilo Zangado, digo: Dunga.

02-A canoa furou?

Ouvi a análise feita pelo mestre de nós todos – Paulo Queiroz – e em especial quando ele afirmou que Cassol irá colocar todo o seu prestígio e força na candidatura Cahula. Concordo. Hoje a análise do bruxo Carlos Sperança me fez pensar, como deve ter feito também ao Paulo Queiroz. A temida Frente Progressista apresenta visíveis rachaduras, seu idealizador e construtor tem dificuldade para reverter o processo e pior, como e esperava, Cahula não decola. E como tudo o que ruim pode ser piorado, o PSDC quer que sua maior estrela, Neodi Carlos, compondo como vice na chapa do João Cahula, pule da canoa furada. E Cahula precisa de ajustes na embreagem que continua patinando.       

03-Um pequeno grande problema

Um incidente aeroviário no início da noite de ontem gerou um problemão e mostrou as deficiências do Aeroporto “Internacional” de Porto Velho. O avião, um Aerocomander, pertence a uma empresa de táxi aéreo de Manaus e faz transporte de malotes. Ao tocar o solo em Porto Velho, furou os dois pneus e ficou durante horas parado esperando a equipe de apoio vir de Manaus. A Infraero agiu de imediato reduzindo a pista para 1.500 m, o que possibilitou a operação de aviões menores – caso da Trip – mas, a pista somente foi liberada totalmente às 2 da manhã. O estranho é que a empresa de táxi aéreo não possua equipe de apoio em Porto Velho, apesar das operações diárias no estado.

04-Por falar nisso...

A Infraero tem planos para melhorar os serviços do aeroporto. Reforma do estacionamento, acesso para portadores de deficiências, fingers, lay-out do pátio de aeronaves e salão de passageiros são alguns dos itens em pauta, além claro, da praça de alimentação que deve passar por uma reforma urgente incorporando novas lojas de produtos e conveniências para usuários e passageiros. Para o superintendente Jailson Mendes de Araujo, a idéia é transformar não apenas o aeródromo dotando-o de equipamentos e suporte para as empresas aéreas mas, criar um espaço para encontros de negócios e lazer. Quem sabe no futuro Porto Velho possa usar enfim o termo “Internacional” divera e ter algum equipamento que possa auxiliar na remoção de um teço-teco quebrado. Até lá, queixas.

05-Tuma que o filho é teu

Para o governo manter Romeu Tuma Jr no cargo depois que a PF admitiu "diversos indícios" sobre sua ligação com a máfia chinesa e a tentativa de relaxar a apreensão de US$160 mil, em Cumbica, poderia atingir o governo e respingar em Dilma Rousseff. Romeu Tuma Jr disse ter saído de férias mas na verdade “foi saído” numa operação cuidadosa para não atingir o pai, senador Romeu Tuma, do PTB. Tuma pode devolver a gentileza e atuar para que o PTB, rachado entre Serra e Dilma, se bandeie pros lados da candidata. Mas o refresco fica nisso aí. A nota da PF não refrescou nada pra ninguém. Nem mesmo para os delegados federais que trabalhavam com Tuma. Bom quissó.

06-Fala Miguel, fala!

O TSE acatou o recurso interposto pelos advogados do deputado Miguel Sena que vai permanecer no cargo aguardando o andamento do processo de cassação para julgar o mérito de outro recurso já interposto. O ministro que decidiu pró Miguel, entendeu que o partido pediu a desfiliação e não o seu mandato do parlamentar. Só para lembrar, Miguel Sena disse que independente da sentença irá revelar, depois de prolatada, detalhes do imbróglio que envolve irregularidades da ordem de R$ 150 milhões e dar nome aos bois. Êba!!! Está chegando a hora do Miguel falar. Fala Miguel, fala!

07-Ficha Limpa: Jucá quer a retranca

O líder do governo no Senado, Romero Jucá ficou uma arara e reagiu hoje àquilo que apelidou de pressão por uma votação rápida do projeto ficha limpa. Aí tem. Jucá ainda não viu o que é pressão e acha que há espaço para discutir. “O projeto nem chegou no Senado ainda, não tem relator, não tem discussão ainda. Nós não vamos votar sob pressão. Vou votar a favor, mas podemos ter de emendar. Se puder até 9 de junho, vamos aprovar, mas não temos compromisso com o prazo, mas com um bom projeto.” Detalhe: Sarney quer pressa e o governo quer o pré-sal. Acordo à vista.

08-Olha a faca.

Na moita, Lula mandou Guido Mantega e Paulo Bernardo escolher carne de orçamento para corte. D olho na crise da Europa que ainda vai longe, o governo sabe que o que vem pela frente atinge o país e tanto é verdade que o aumentador mor de juros, Henrique Meireles, cravou na veia na última reunião do Copom. Avisar que vai cortar na hora em que Dilma precisa de gás, seria um tiro no pé.  Lula já sabe que a economia brasileira está roçando 6%, acima do PIB previsto em 5,2% e que o dragão da inflação ruge com fome. Para preservar todos os PACs, só cortando a carne mas, sem avisar quem assa o churrasco eleitoral que só acaba em outubro. Até lá, papo e lingüiça no povo...

09-Se é assim, para que ficha limpa?

A vice-procuradora-geral eleitoral, Sandra Cureau, disse hoje que vai recorrer, no Supremo Tribunal Federal, das decisões recentes do Tribunal Superior Eleitoral que limitaram o poder de investigação do Ministério Público Eleitoral. Caraca... Aí é briga de togados. Sai de baixo! Sandra Cureau fez críticas às medidas do TSE que vão provocar o arquivamento de mais de 18 mil processos contra doadores ilegais. Para ela, são decisões “lamentáveis que não contribuem para moralizar o processo eleitoral”. Se é para fazer de conta, façamos de conta que todo mundo é ficha limpa como já fazemos, que caixa 2 é diferente de recurso não contabilizado e “fecha a conta e passa a régua”.

10-Só para saber...

Alguém aí pode me dizer a quantas anda a investigação da montanha de dinheiro falsificado que foi encontrado em Candeias do Jamari? Será que já descobriram se o contrabando de diamantes na Reserva Roosevelt já acabou? Qual foi o resultado da investigação sobre a explosão no Porto e que vitimou dois trabalhadores? Será que há uma data prevista para a entrega do Teatro. Será que alguém sabe quando a obra da Vieira Caúla vai terminar? E a Rodoviária vai sair mesmo quando? E quando o governo vai ressarcir Rondônia pela dívida do Beron? E só para encerrar, quem matou Olavo Pires? Sei que nada disso vai alterar substancialmente minha vida. É só para saber mesmo.

leoladeia@hotmail.com

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Como cortar a própria carne sem anestesia

Como cortar a própria carne sem anestesia

A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p

Deu o que o americano escolheu

Deu o que o americano escolheu

Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.

SUSP-Uma ideia jerical

SUSP-Uma ideia jerical

A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)