Segunda-feira, 12 de julho de 2010 - 18h33
Frase do dia:
“Se o Brasil não conseguir realizar uma Copa do Mundo, eu volto a nado pra casa”. – Presidente Lula.
01-Bicudo não. Bocudo.
A opinião não é de uma pessoa comum. Hélio Bicudo fundou o PT e saiu em 2005. "Não estou no PT desde 2005. Retirei a filiação porque entendi que o PT não cumpria mais o seu ideário. O que primeiro me advertiu sobre a mudança foi a carta aos brasileiros em que o Lula entregava-se ao neoliberalismo. Veio o mensalão, amoral e antiético. É um equívoco achar que não se pode governar com a minoria, porque Lula podia pressionar o Congresso com o povo. Lula manda no PT. Esse é um problema.” Para quem gosta ou não de Lula e/ou do PT, clicando aqui, você acessa a matéria completa. Boa leitura.
02-Programa de governo I
Que importância tem o programa de governo? Nenhuma. Para o ministro Lewandowsky, “Eu não examinei esses programas apresentados a fundo, mas imagino que é aquilo que cada partido tinha a apresentar no momento do registro”, e complementa: “Teoricamente representa um compromisso público do partido com seus eleitores, no sentido daquilo que pretende realizar depois de eleitos seus candidatos. Agora, evidentemente esses programas apresentados, no momento do registro, podem ser acrescidos ao longo da campanha política”. Dilma ou o partido farão a terceira alteração no programa para tentar reparar um estrago que já foi feito mas, o espírito vai permanecer ainda que não escrito.
03-Programa de governo II
Se o programa da Dilma peca pela omissão, o do Serra peca no detalhamento. Perde-se num emaranhado de economês, como se o único problema do Brasil fosse na economia. Como os dois candidatos polarizam a eleição e Marina é candidata de uma nota só, nós, o povin que não interessa, sucumbiremos à estúpida mediocridade da cantilena chata da comparação das eras Lula x FHC. Para variar, vem aí outra versão do programa do Serra com sugestões do povão. Como o voto é obrigatório, está escrito nas estrelas: No dia errado irei às urnas para escolher o menos pior dos três. E se for pelos programas apresentados, até o polvo da Copa adivinhará meu palpite. São todos eles, muito ruins.
04-Programa de governo III
Quando um país tem que fazer a opção entre manter ou não um programa social, como fator decisivo para a escolha de um presidente, alguma coisa vai muito mal. Segurança, educação, saúde, tecnologia, investimentos, equilíbrio de contas, tudo é parte do futuro. O bolsa família já é passado e presente. O futuro seria a discussão sobre portas de saída e não a sua ampliação. Qual o candidato, se encoraja a falar sobre o tema, se aí está a diferença entre ganhar e perder votos. Seguramente não vivemos o melhor momento de debate sobre o país e nem temos nomes qualificados para a inexistente contenda. Pena.
05-Imprensa, esse calo do político
Heródoto Barbeiro foi afastado do programa Roda Viva e o comentário é que o jornalista teria provocado o candidato José Serra com uma pergunta sobre pedágio. O mundo gira, a Lusitana roda e o tema pedágio foi pautado de novo, pelo jornalista Gabriel Priolli, que havia assumido a função há uma semana. A reportagem sobre o alto preço dos pedágios ouviu os candidatos ao governo, Alckmin, Mercadante e tentou ouvir a Secretaria dos Transportes, que não se pronunciou e não quis enviar nota oficial. Priolli, prêmio Esso de Jornalismo, foi abatido por um tucano em vôo rasante, bem em frente ao pedágio. Cruel! Como se vê, a liberdade de imprensa vale às vezes. Depende de quando, como e quem.
06-Navalha na carne I
Fé cega, faca amolada... Quem tinha fé que iria passar incólume pela faca da lei eleitoral deve estar agora colando band-aid Vá lá, existem recursos mas, na primeira lapada o MPE mostrou que não está para brincadeira. 234 pedidos de impugnação é incomum e algo que vai dar uma dor de cabeça das grandes. Ainda não vi a lista mas, vi alguns dos nomes como Expedito e Cassol. E se não chega a ser novidade, o curioso é que Cassol ou sua coligação pedem a impugnação de Expedito Jr. Quem diria... ontem Expedito era festejado pelo ex-governador. O tempo passa, o tempo voa e hoje é execrado. E Aí veio?
07-Navalha na carne II
Olha só o tamanho do imbróglio e analise onde podemos parar. O MPE que impugnar a candidatura de Expedito Jr e de João Cahula, candidatos ao cargo de governador. Quer também a impugnação de Miguel de Souza, vice do Expedito e de Tiziu Jidalias, vice do Cahulla. Quer dizer, barba e bigode dos dois. E não fica nisso aí. Valverde entra na faca com o vice Cleiton Roque. Apontado como franco favorito na disputa ao senado, Cassol tomou uma navalhada de doer de monte, já que além das candidaturas do João e do Tiziu, a dele também vai para o gume da adaga. Véio, pirei meu cabeção ó! Pelo que sei, sobrou o PSol e o PMDB. Aí o nanico Psol polarizaria com o gigante PMDB? Pirei véio!!!
08-Admirável mundo novo
“...quando eu deixar a Presidência, eu tenho que aproveitar o acúmulo dos acertos que nós tivemos em política social no Brasil – e que são muitos – para que a gente possa trocar experiências com os países... nós queremos é que as pessoas conheçam o que nós estamos fazendo, para adaptar, em função da realidade deles, os programas do jeito que eles entenderem que devam colocar em prática. Eu não estou a fim de levar cartilha pronta para ninguém.... eu penso que o acúmulo de experiências que nós vamos ter ao deixar a Presidência da República do Brasil não pode ficar apenas para nós, brasileiros”. Tudo isso aí é Lula no rádio. De novo eu me pergunto: será que esse negócio tem cura?
09-Construindo o trem-bala
O Brasil é uma piada. O metrô de Salvador – são apenas 8 km – está em construção faz 10 anos. Já consumiu R$ 500 milhões e mais recursos ainda serão enterrados. Detalhe: o metrô é quase todo de superfície. Aí alguém resolveu pensar e descobriu que o Brasil precisa de um trem bala. Se todo mundo tem, porque o Brasil não? O edital de licitação do trem, que vai ligar o Rio a São Paulo e Campinas, sai amanha. O custo estimado é de R$ 33,1 bilhões. Com a mesma velocidade do trem, Lula vai mandar uma mensagem ao Congresso criando mais uma estatal, a Etav, vinculada ao Ministério dos Transportes. Eu não serei indicado para a diretoria. Injustiça. Mais um cabide de emprego que eu perco...
10-Davi Chiquilito, deputado estadual
Depois de ter sido submetido a um desnecessário constrangimento – e nos bastidores o que se comenta é que o fato era apenas para constranger mesmo –Davi Chiquilito tomou posse na ALE, nesta data. É o primeiro político do pequeno PCdoB que assume a vaga de deputado estadual de Rondônia. “O que é do homem o bicho não come” garante o Zé de Nana, que se nada entende de política partidária, entende de gente só olhando cara a cara. Boa sorte ao novo deputado e uma legislatura profícua, apesar do pouco tempo.
Fonte: Léo Ladeia
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / Siga o Gentedeopinião noTwitter / YouTube
Turismo / Imagens da História
Fernanda Torres venceu o Globo de Ouro com o filme Ainda estou aqui, história que nos remete à ditadura de 1964, superando caras produções e artista
A nova rodoviária: deu a lógica, o bom senso e a justiça
O TJ-RO pelo Desembargador Daniel Ribeiro Lagos autorizou e o ainda prefeito Hildon Chaves inaugurou ou se preferem, entregou a nova rodoviária de P
Pre$ente de natal brazuka – O fundo do poço
Entenda de uma vez por todas: não é o dólar, euro, ou qualquer outra moeda que sobe. É O REAL QUE DESCE de forma vertiginosa. Agora com calma, vamos
O pre$ente de natal para Dom Braguito
Braguinha é um bom companheiro, ninguém pode negar. O expertíssimo senador Eduardo Braga do importante comensal de verbas MDB, está no topo da cadei