Quinta-feira, 12 de agosto de 2010 - 19h40
Frase do Dia:
"Enquanto os clãs políticos de Rondônia tiverem algum parente em condições de passar pelo projeto ficha limpa, dificilmente serão extintos no estado." – Jornalista Carlos Sperança, o Bruxo, sem papas na língua
01-Arapuca eletrônica
João Andrade Neto, dono do site Pura Política, um dos mais acessados lá na Bahia, foi em cana. Joãozinho ficou rico com achaques. Coisa simples de fazer: Joãozinho ligava, dizia ter notícias ruins e vendia o silêncio. Caro, pois silêncio vale ouro. Joãozinho ia bem porém, sempre pinta um “empata” para atrapalhar bons negócios. R$ 30 mil iria render o golpe mas, o cabôco sujou e com auxílio da polícia, gravou o pagamento. Uma nota da “tchurma” do PP diz: “o que pode ser dito neste momento é que, em todas as reuniões, João Andrade transpareceu para todos nós que não aceitaria suborno, que nenhum jornalista deveria fechar patrocínio, sobretudo, para que não fosse entendido que: ‘jornalistas do Pura Política estavam se vendendo”. Ô Joãozinho... faz isso não! É feio...
02-Barricadas
Até que demorou mas, com a onda de fechar ruas, BRs, etc, era previsível. Irados com a demora para conclusão da obra de ligação da Farquar ao Bairro Nacional e com a nuvem de poeira que cobre casas quando passam os veículos, os moradores resolveram “soltar os bichos”. Primeiro o bloqueio. Amplo, geral e irrestrito Ninguém entra nem sai dizem eles. Depois, a visita da plebe rude ao MP. É que a “tchurma” cansou de esperar. A obra que caminha lenta já teve problemas com o desmoronamento do duto de ligação da água e depois problemas com o posteamento. Tinha tudo para chegar a este ponto e chegou.
03-Esquerda jamais
A Semtran quer endireitar o transito da Jorge Teixeira. A partir de agora é proibido fazer inflexão à esquerda. Não entendeu? Vamos lá: indo ou vindo você não pode mais dobrar para o lado esquerdo, salvo nos contornos ou quando houver indicação com semáforo – farol – ou placa indicando que pode. E tem mais: nos horários de pico as carretas de soja serão impedidas de transitar. Para quem se atreve, multa alta, perda de pontos na CNH e dor de cabeça. É bom ir se acostumando com a novidade. Pode e é até provável que demore para a implantação mas, não tem volta. É prego batido e ponta virada.
04-Dívida histórica da ALE
O diretor da ALE, Neucir Batistoni está ultimando relatórios e a documentação pertinente para mostrar as dívidas que se avolumaram desde o primeiro ano de criação da ALE e se perpetuaram até agora. Tem coisas do arco da velha. Junto a isto, também prepara os relatórios para mostrar a decatada economia que feita sob a administração Neodi Carlos. São na área de informática a redução gerou uma “baba” de dinheiro. A informação chega em boa hora. É dinheiro do povo, na casa do povo e nada melhor que informar ao povo, o grande patrão. A publicação destes relatórios deve dar panos pra mangas. É aguardar.
05-Uma proposta bem interessante
Sabe o veião do PSol que ficou famoso ao radicalizar num debate da Band? Ele mesmo, o Plínio de Arruda Sampaio... Pois é dessa vez o véião foi fundo e propôs durante um fórum a extinção do Senado da República. “Com todo o respeito, senadores não servem para nada, a não ser manter as oligarquias, no estilo do Sarney”, disse Plínio, durante o evento na Academia Brasileira de Letras, organizado pelo Instituto Nacional de Altos Estudos (Inae), presidido pelo ex-ministro do Planejamento João Paulo dos Reis Velloso, para discutir propostas para o próximo governo, o Plano Nacional de Desenvolvimento. Não sei porque não fiquei surpreso e também não sei porque gostei tanto da idéia.
06-Pensando bem...
Aproveitando a idéia do véião do Psol, e que tal acabar com os vices de qualquer cargo e os suplentes de parlamentares? Quer mais? E que tal mexer nas continhas e reduzir o número de deputados federais para algo como 250? Tomo por empréstimo o argumento do veião Plínio de Arruda Sampaio, do PSol. Seria o fim do baixo clero. Adeus Severino. E que tal criar um curso com duração de pelo menos 3 anos para o exercício de qualquer cargo político, de vereador a presidente da República? E que tal acabar com as emendas parlamentares? E que tal acabar com o salário de vereadores e deputados estaduais?
07-Acelerando
Já qie entrei nessa, que tal acabar com a reeleição em todos os níveis. Um mandato e lava da área, cai na brachiaria. Desocupa a moita. Quem quiser disputar outro cargo, tem que cumprir aquele que ocupa, sair depois do tempo completo e tentar outra eleição. Uma espécie de quarentena para reavaliar o que fez e principalmente o que não fez. E que tal reduzir os partidos políticos. Três é pouco? Cinco então. E que tal acabar com as coligações partidárias e coeficiente eleitoral? Dia desses vou fazer como o Lula: acordo invocado e vou meter o bedelho no judiciário. De cara, porque o Presidente da República deve indicar juízes da suprema corte? Isso é para o Parlamento. Ando cheio de idéias.
08-Por falar em Judiciário...
O STF volta a analisar hoje o processo do mensalão que quase explode todo o governo em 2005. O ministro Joaquim Barbosa, relator, interrompeu a licença médica e vai com tudo. Às dores da coluna, juntem-se as originadas por notícias de que o ministro estaria na farra em lugar do trabalho. Não gosto de usar a palavra mas, é sacanagem atacar o homem que está no uso de seu direito – licença para tratamento de saúde. Sua história de homem probo, determinado e vencedor, não merece o ataque. Quem o vê atuando, sempre de pé ou quem sofre de dores na coluna sabe que o ataque é imerecido.
09-Seta feira 13 do Lula
Ao que parece o presidente Lula não quer arriscar. Esse negócio de viajar de avião numa sexta feira 13 é coisa para destemidos. O presidente Lula deve passar a noite em Porto Velho. Não custa nada... Visitar usinas, ouvir sindicalistas, fazer comício, conversar com políticos já é dose pra leão. E se tudo isso é pra se fazer numa sexta feira treze do mês de agosto e com esse fumacê na capital... Cruz credo! Pra que essa história de viajar de avião num dia desses, não é? Melhor não. Adianta um dia e aí tamos conversados. Porto Velho em festa: Lula, PAC, Dilma, ponte, viaduto, água tratada, esgoto, usinas, BR 364, trem-bala... ah esse não. Aqui é ferrovia. UPAs... Ufa! É coisa veio. E de novo Lula cá.
10-Sexta feira 13 do Léo
“Yo no creo en las brujas, pero que las hay, las hay!” Nasci em agosto, não tenho religião mas, o fato de ser baiano e ter convivido por muito tempo com o tal sincretismo religioso me fez desenvolver certos temores quando a data fatídica ocorre. Fico vulnerável. Nem lâmpada troco. Dirigir, fazer negócios, viajar está fora de cogitação. Gato preto e escada nem posso ver. Roupa só clara de preferência branca. Entrar e sair de um lugar só com o pé direito à frente. O ideal é não sair de casa. Todos acham que é leseira mas, minha cabeça não. E só tenho esta, meio torta. Hoje me recolho e volto sábado com o Via Sat. Sem coluna, sem TV, sem nada. Trava total. Sorry, não tem jeito meu bichin. Tô out vêio!
Fonte: Léo Ladeia - leoladeia@hotmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / Siga o Gentedeopinião noTwitter / YouTube
Turismo / Imagens da História
Avanço importante em prol da liberdade de expressão
Pulamos algumas casas para avançarmos ao futuro. O CEO da Meta, empresa que é dona das redes sociais Facebook, Instagram, WhatsApp e Threads acabou
Fernanda Torres venceu o Globo de Ouro com o filme Ainda estou aqui, história que nos remete à ditadura de 1964, superando caras produções e artista
A nova rodoviária: deu a lógica, o bom senso e a justiça
O TJ-RO pelo Desembargador Daniel Ribeiro Lagos autorizou e o ainda prefeito Hildon Chaves inaugurou ou se preferem, entregou a nova rodoviária de P
Pre$ente de natal brazuka – O fundo do poço
Entenda de uma vez por todas: não é o dólar, euro, ou qualquer outra moeda que sobe. É O REAL QUE DESCE de forma vertiginosa. Agora com calma, vamos