Segunda-feira, 14 de abril de 2008 - 17h11
FRASE DO DIA "Eles vão ter que dar um cavalo-de-pau. Eles precisam de uma rotação de 180 graus." Ideli Salvatti sobre a oposição ao governo
Pauta política de 01 a 10
01-Operação Titanic:
Esperada e anunciada como esclarecedora pela assessoria, a entrevista do governador Cassol ao Fantástico foi na verdade um tiro no pé. Até para o mais cassolista dos telespectadores, a reportagem mais complicou que explicou, vez que nada foi acrescido ao que já havia sido divulgado. A soltura de presos, inclusive os familiares do governador, não finda a investigação. Isso leva tempo e ainda vai dar muito pano pra manga. Reportagem nesse molde é a típica situação em que a emenda foi pior do que o soneto.
02-Operação Titanic II:
Salvo algum dado que não tenha sido revelado até agora, parecem bastante frágeis os argumentos para que se procedesse a prisão do filho e sobrinho do governador Cassol. Não faço juízo de valor sobre a inocência ou a culpa dos dois e defendo que se apure tudo de forma rigorosa, que se aplique a pena se existir o crime, mas que se dê o amplo direito de defesa aos acusados, posto que perante a lei, "são inocentes até prova em contrário". É assim a lei e é isso que está implícito na decisão do juiz. Que se cumpra a lei sem inventar nada.
03-Lá e cá e em todo lugar:
Por aqui, um jornalista foi defenestrado por se insurgir contra a maquiagem de notícias na TV pública. Um outro foi caçado, por dizer que o nosso presidente bebia em demasia. Aí aparece na Argentina um nobre deputado para proibir "Os Simpsons". A razão alegada para a proibição é que num dos episódios, há uma fala do personagem Bart que provocou a ira do "hermano: "Realmente, gostaria de uma ditadura militar como a de Perón. Quando você desaparecia permanecia desaparecido". Como no tango, o deputado prefere que fique "tudo à media luz", mas deve perder a propositura, "por una cabeça".
04-A caminho do matadouro:
Além de identificar a origem do vazamento do dossiê produzido na Casa Civil, a PF terá que apontar o autor do dossiê. Quem quer assim, é o procurador da República, José Robalinho e garante que se não forem feitas perícias e buscas para tentar identificar também os autores, o MPF requisitará diligências nesse sentido. A PF tem até o dia 7 de maio para concluir o inquérito. Para a festa, que virá depois, ainda não há data marcada, mas com certeza, a buchada de "bode expiatório" vai ser "o bicho da goiaba".
05-Falando minha língua:
O ministro Marco Aurélio Mello, do STF, disse que os magistrados têm que julgar as ações que tratam da demarcação da reserva indígena Raposa Serra do Sol com calma e que podem até pedir uma perícia na região para saber se a área demarcada não extrapolou limites dos municípios e se a área de terra não é maior que a necessidade da população indígena. Em suma, pode-se rever a sua criação e demarcação. O ministro prega a racionalidade nas demarcações das reservas indígenas, "porque senão muitas áreas urbanas terão que ser demarcadas". Enfim, uma voz de bom-senso no meio desse imbróglio.
06-Veneno contra veneno:
O helicóptero que pertenceu ao megatraficante colombiano Juan Carlos Abadia foi usado hoje pela polícia do Mato Grosso do Sul. A aeronave está sendo utilizada pela Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública e já foi importante em ações nas cidades fronteiriças do estado, para evitar o aumento no contrabando e a entrada de drogas no Brasil. Tomara que prendam algum helicóptero aqui em Rondônia e que lhe dêem a mesma destinação. Estamos carentes e usar a arma do traficante contra eele é como usar soro anti-ofídico.
07-Oportunidades perdidas:
Do limão se faz limonada, diz o ditado. Mas não no Congresso. A politicalha e a guerra de egos jogam pelo ralo o dinheiro para a instalação a possibilidade de correção de duas pragas do governo: a má utilização dos cartões corporativos um avanço na administração pública e as relações nada republicanas com as ONGs que é outro avanço desde que regulamentadas, uma e outra. O pior é que com o esvaziamento e a politização ideológica, praticamente matam um avançado e moderno instrumento de fiscalização da minoria: a CPI.
08-Fim dos feudos universitários:
O ministro Fernando Haddad, anuncia hoje quatro medidas para normatizar as compras nas fundações universitárias, garantir que só docentes e servidores participem dessas instituições e retirar o poder do comando executivo. Pelas medidas, 1/3 do conselho deliberativo será indicado pelo conselho universitário e 2/3 dos servidores e docentes farão a pesquisa e aprovação das contas e o estatuto das fundações. Outra novidade é que as transferências de recursos entrarão em espécie, para compor a receita própria e serão submetidos às mesmas regras previstas na Lei das Licitações 8.666.
09-Pondo o dedo na ferida:
O senador Renato Casagrande participou de um seminário na PF e dentre uma das suas afirmações, defendeu o fim da escolha política de ministros do TCU: "A maioria do plenário do TCU é composta de ex-senadores e ex-deputados, além de ex-servidores do Legislativo com bom trânsito entre parlamentares. Está errado". Ele é favorável ao julgamento dos parlamentares pelo Judiciário, mesmo se tratando de faltas éticas. Das idéias do senador à prática, porém, há um abismo intransponível.
10-Oxigênio para o gás:
Estou juntando detalhes da província petrolífera de Urucu e região que alguns apregoam não possuir potencial para abastecer Manaus e Porto Velho. Hoje a minha entrevistada Vanessa Graziotin deu também sua opinião a respeito. Isso me lembra a história de que uma mentira contada mil vezes se transforma em verdade. Estão tentando criar uma história da carochinha, mas já não acredito nem no Papai-Noel, pela dificuldade de aceitar que renas voam. Só acredito que o gasoduto é viável e possível. Gasoduto já!
Como cortar a própria carne sem anestesia
A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p
Deu o que o americano escolheu
Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.
A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi
Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?
Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol