Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 14/07/10


Frase do dia:
 

“...anunciar que vai transgredir a lei e transgredi-la merece multa adicional por cinismo e chacota ou não?”. Jornalista Reinaldo Azevedo sobre Lula

 
 

01-Navalha na carne IPOLÍTICA & MURUPI 14/07/10 - Gente de Opinião

Depois da separação das 234 para o matadouro, começou a escala de abate e a seleção de quem morre ou não. Da primeira lapada, 21 nomes estariam impedidos de registrar a candidatura em função da ficha. Sobram 213 e convenhamos, ainda é muito gado para a matança. Mesmo dos 21, pelo menos 2 casos devem obter o passaporte para a disputa e são os dois adversários mais notáveis hoje em Rondônia: Cassol e Expedito. Pelo menos é o que acreditam seus advogados. Quanto ao resto, a segunda peneira deve informar as causas dos pedidos da PROCURADORIA REGIONAL ELEITORAL. Haja Lexotan, Viagra, irritação e colchão com espinhos.

 

02-Navalha na carne II

Ainda que estejam cumprindo a sua obrigação, a divulgação de um número tão grande de nomes sujeitos a impugnação coloca os órgãos da justiça eleitoral na berlinda. Entre os advogados das várias bancas que atuam para os candidatos, a idéia geral é que num determinado momento as irregularidades serão sanadas e boa parte dos nomes terão da justiça o passaporte para a disputa. Porém, “o pau que dá em Chico, dá no Francisco” e a PRE e órgãos da justiça eleitoral mostraram que não pretendem dar refresco. Eleição limpa, com equilíbrio entre candidatos é o que a sociedade e a justiça buscam e querem. 

 

03-Trancando o cofre

Os funcionários da Secretaria de Finanças de Rondônia cruzam os braços amanhã em protesto “por melhores condições de trabalho, falta de segurança nos postos fiscais fazendários e pela indefinição na investigação da morte do auditor fiscal Armando Dalart, então delegado de Ji-Paraná, que a quase dois anos foi assassinado covardemente por pistoleiros quando saia de sua casa para o local de trabalho”. “Quem será a próxima vitima?”, indaga Mauro Roberto do Sindafisco e completa: “... a arrecadação crescendo mês a mês possibilita o governo investir na estrutura de trabalho de seus servidores”. Para variar estou do lado dos servidores. Esse filme é velho e o bandido morre no fim.

 

04-Por que a pressa?

POLÍTICA & MURUPI 14/07/10 - Gente de OpiniãoA ALE se reuniu extraordinariamente – isso dá uma baba das grandes para os deputados em período de férias – para decidir sobre matérias de interesse do executivo. Vi algumas e achei estranha a razão da pressa para revogar decretos que criam unidades florestais. O que estará ocorrendo? Primeiro criam as unidades e depois acabam com elas. Estará o meio ambiente recebendo um olhar diferente do habitual por parte do executivo? Pouco provável. E por que a pressa em impedir a pesca profissional nas bacias hidrográficas dos rios Guaporé e Mamoré no Estado de Rondônia e revoga a lei nº 1.729/07? Aí tem...

 

05-Nóis capota mas num breca

Lula insiste em desafiar a lei eleitoral e deixa claro isto. Ao discursar durante a cerimônia de anúncio dos termos do processo de concessão para a construção do trem-bala que irá ligar São Paulo ao Rio, hoje, Lula creditou à candidata do PT, Dilma, o trabalho que originou o projeto. “A verdade é o seguinte, não posso deixar de dizer aqui de que nós devemos o sucesso disso tudo que estamos comemorando aqui a uma mulher. Na verdade, não poderia falar o nome dela por conta da campanha eleitoral, mas a história a gente não pode esconder por conta de eleição. A verdade é que a companheira Dilma Rousseff assumiu a responsabilidade de fazer esse TAV”. Fere a lei mas, a cada multa Dilma avança. E Lula inova, dando ares de inauguração a um processo de concessão.

   

06-Novos cabides estatais

Marina Silva ao comentar a proposta do governo de criação de uma empresa estatal de seguros, a Empresa Brasileira de Seguros, classificou de "proliferação de empresas" no país. "Algumas coisas devem ser feitas de forma transparente. E algumas não tiveram tempo necessário de maturação. Se é contaminada pelo processo eleitoral fica mais difícil ainda. Não tenho aqui avaliação técnica em relação ao mérito. Em princípio, acho que a proliferação mais e mais de empresas talvez não seja a saída para os problemas brasileiros". Para construção do trem bala, será criada outra estatal. É outro penduricalho no organograma do governo federal, cheio de cabides pagos pelas “mulas veias”. Aqui ó!

 

07-Legalizando o trambique

O senador Efraim Morais não deixa sua “tchurma” na mão. Conhecedor dos caminhos do Senado, legalizou a transferência de 34 servidores do seu gabinete para o escritório de apoio no Estado. Os tais atuavam na Paraíba como "fantasmas" porque oficialmente deveriam cumprir a jornada de trabalho em Brasília. Na prática, a medida permite que os servidores atuem na campanha de Efraim, já que passam a trabalhar oficialmente no seu escritório estadual. Para Efraim foi "ajuste de lotação". “O período eleitoral é apenas uma coincidência, são pessoas que foram contratadas há muito tempo". É mole véio?

 

08-Lula e FHC: unidos pela pobreza

O Ipea diz que o Brasil poderá eliminar a pobreza em dez anos. Estudo do Pnad de 1995 a 2008, durante os governos de FHC e Lula mostram que 13,1 milhões deixaram a miséria, que engloba as pessoas que vivem com rendimento médio per capita de 25% do salário mínimo por mês. No mesmo período, outras 12,8 milhões de pessoas saíram da pobreza – rendimento médio per capita de meio salário mínimo mensal. A redução veio acompanhada por uma melhora na desigualdade de renda em todos os estados do país, à exceção do Distrito Federal, onde a concentração de renda foi maior por causa do funcionalismo público. Para quem pensa que o Brasil foi descoberto pelo governo Lula...

 

09-Construindo o trem-bala

Em Mato Grossodo Sul, uma guerra pela internet, entre os políticos está vai continuar dando panos para manga. Aliados do atual governador André Puccinelli e do adversário Zeca do PT resolveram mostrar quem mais meteu a mão na bufunfa pública e deixaram os dois numa camisa de onze varas. A “tchurma” do Zeca diz que Puccinelli engordou o seu patrimônio em 400%, em quatro anos. A “tchurma” do Puccinelli trucou: Zeca do PT subiu o seu em 1.600% no curto espaço de dez anos. Aqui as primeiras escaramuças do tipo começaram. Negar ou confirmar é uma desgraça. E desgraça maior é o Leão saber.

 

10-Dois registros musicais

Hoje é o dia do rock. O tiozinho aqui dedicou boa parte do dia para homenagear lendas que embalaram minha vida. Elvis, The Beatles, Led Zeppelin The Cure e muitos outros. O dia só não foi perfeito porque, justo hoje, subiu para tocar no pagode do Pixinguinha, o segundo maior clarinetista do Brasil. Paulo Moura, 40 discos instrumentais, num país que não valoriza o gênero, se apresentou ao Exército da Salvação para tocar “Queremos Deus”, a primeira música que tocou na clarineta para os santos do céu. Anjos, arcanjos, querubins e serafins vão repousar suas liras e ouvir o som do anjo negro da terra.  

 

Fonte: Léo Ladeia - leoladeia@hotmail.com 
 Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião noTwitter  /   YouTube 
 Turismo   /  Imagens da História  
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Como cortar a própria carne sem anestesia

Como cortar a própria carne sem anestesia

A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p

Deu o que o americano escolheu

Deu o que o americano escolheu

Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.

SUSP-Uma ideia jerical

SUSP-Uma ideia jerical

A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)