Frase do dia:
"Não é uma má ideia, mas não sei se é totalmente viável". – Danny Zonshein diplomata israelense sobre Lula e sua busca pela paz para o Oriente Médio
01-Quando o imponderável age
A nota do Banzeiros me lembrou a frase que atribui ao Claudius e cujo autor é Marcus Tulius (55a.C.): “O orçamento nacional deve ser equilibrado. As dívidas públicas devem ser reduzidas. A arrogância de autoridades deve ser moderada e controlada. Os pagamentos a governos estrangeiros devem ser reduzidos se a nação não quiser ir à falência. As pessoas devem novamente aprender a trabalhar, em vez de viver por conta pública.” Depois de 2 mil anos continua atual, ponderada e inobservada, principalmente em ano eleitoral. Valeu seo Zé.
02-Queda de 45% no FPM
“O tratamento destorcido, imposto pela União de forma centralizadora, retém os recursos públicos e promove a farra com desonerações do IPI e IR, esvaziando cofres de Estados e Municípios, com a renúncia fiscal irresponsável”. Leonardo Santana da UBAM, que congrega os municípois do país talvez nem conheça a frase do Marcus Tulius mas, sabe como os demais prefeitos que lhes resta o pires na mão mendigando aos arrogantes o que deveria ser apenas um direito.
03-Mordendo a isca I
Quem já transitou nos dois lados de uma negociação com grevistas, sabe que paciência e a conversa extra-reuniões é fundamental principalmente quando há variáveis como essa greve do Sintero. Saindo do governo, Cassol pode deixar uma granada sem pino para Cahula e munição aos adversários para detonar sua frágil postulação. Retirar a gratificação é um tiro no pé, salvo se a intenção do Cassol for esta. Como adivinhar o que se passa sob o chapéu do homem?
04-Mordendo a isca II
Isonomia no tratamento a servidores parece ser o caminho do governo. Ocorre que pauta de negociação é para ser discutida por ambas as partes. O governo que se fez de mouco, apresentou uma proposta igualitária para os servidores e ameaça retaliar, caso o Sintero não mande os trabalhadores voltarem às aulas. Oito anos se fecham e o nó governo x Sintero não foi desatado. O Sintero faz a sua parte e o governo fala em “greve política”. Mas, há greve sem política?
05-Que meda que dá...
"Antes que mais sanções sejam impostas, precisamos fazer todo esforço para reconstruir a paz no Oriente Médio. É isso que está por trás de minha visita a Israel, aos territórios palestinos e à Jordânia, e é também isso que me levará ao Irã". A frase é de Lula, o pacificador, que inicia o giro pelo Oriente Médio. O perigo é Lula conseguir em quatro dias o que ninguém conseguiu em séculos. Aí resta fechar a ONU e entregar os problemas do mundo nas mãos do guru.
06-Neo-bobagens
Marina Silva está em dificuldades para criticar o estado gordo e perdulário sem ser taxada de neo-liberal. Formada na esquerda, Marina busca um discurso econômico tipo "liberalismo sustentável". Outra pedreira é passar ao largo do crescimento econômico e desenvolvimento, matriz do discurso Brasil e incluir uma nova terminologia: crescer e descarbonizar. Uma pena. Eu esperava bem mais da Marina. Mais substância sobre meio ambiente e menos neologismos.
07-Com o pé esquerdo
Notícias do Guysen, o maior site de notícias de Tel Aviv, relata um provável incidente diplomático no início da visita de Lula a Israel. Lula teria se recusado a depositar flores no túmulo de Théodor Herzl, fundador do movimento sionista que criou o Estado de Israel. Ainda segundo o site Guysen, uma fonte do ministério das Relações Exteriores de Israel declarou que não é aceitável que Lula desrespeite o procolo usual do país e espera que ele reveja sua decisão.
08-Chorando de barriga cheia
O governador Sérgio Cabral desabou num pranto sentido e “chorou largado” ao saber que o Rio de Janeiro perderia parte dos royalties do petróleo, vez que Estados e municípios receberiam partes iguais da bufunfa. Serjão chamou de “leviandade histórica" a maldade que fizeram Ibsen Pinheiro e Humberto Souto com “seu estado”. Fiquei tão comovido com seu choro que até desisti da idéia de convidar o Serjão para governar algum estado da região Norte ou Nordeste.
09-Vale tudo
O volume de denúncias será igual ao corre corre dos bichos jogando lama pra todo lado na hora da onça beber água,. A revista Veja abriu a temporada e é seguida por colunistas, blogueiros, etc. O mensalão já pintou e o presidente Lula vai responder ao questionário da justiça. A mulher do Zé Dirceu deu dicas sobre o tal apartamento que o ligaria a Marcos Valério. No Congresso figuras carimbadas puseram as barbas de molho. Baixaria no ar. É bom também.
10-TV fantasma
Quem acessa o site
www.tvebrasil.com.br encontra uma TV que não existe. Ou existe? A TV Educativa Madeira Mamoré é uma retransmissora sediada na Rua Rui Barbosa, 1000, Arigolândia, Porto Velho-RO, CEP 78904-220, ligada a uma entidade, a Superintendência de Comunicação Governamental que tem como Diretor Ricardo Borges Leite. Tem até antigos telefones: 69 216-5917/224-4489 e um Fax: 69 223-2355. Com tantos dados, vai ver que até existe, com antena, câmeras, ilhas de edição, etc. Vai ver tem até um canal e a gente nem sabe. A TV Madeira Mamoré parece que é mais secreta que o ouro da Ilha do Curicão.
Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)