Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 15/08/09


POLÍTICA & MURUPI 15/08/09 - Gente de Opinião  
Frase do dia:
 
"O aparelhamento da máquina pública é acompanhado de ineficiência e isso é uma combinação muito danosa para o país.” – Aécio Neves mostrando as garras.



01-Contra a força não há argumento 
POLÍTICA & MURUPI 15/08/09 - Gente de OpiniãoFoi durante a Expovel que recebi a notícia de um líder do PP que realmente o que eu já havia publicado há muito tempo era realidade. Cassol estava de malas prontas para entrar no PP. Seria uma coisa bem civilizada. Cassol comandaria o partido com as bênçãos de Dorneles mas, os cardeais pepistas locais seriam prestigiados. Todos teriam a garantia do espaço que já ocupavam. Em linguagem da roça, o galo que chegava teria que conviver com os galos velhos. Tinha tudo para não dar certo e não deu. O galo novo é bom de briga e partiu para liquidar os adversários. No terreiro é só pena que voa atrás de galo fujão. 


02-Contra a lei da força, só a força da lei 
POLÍTICA & MURUPI 15/08/09 - Gente de OpiniãoEstá dando pano pra manga essa história de contratação de emergenciais pela Sejus. Há algum tempo a informação é que não havia a intenção renovar os contratos emergenciais. O tempo passa, o tempo voa e a Sejus resolveu contratar 500 agentes sem concurso e aí o bicho pegou. Há remanescentes aprovados no primeiro concurso que legalmente teriam direitos garantidos para a contratação. Ocorre porém, que a idéia da Sejus – por ironia – Secretaria da Justiça é descumprir o que manda a justiça e recebeu uma pá de currículos de pessoas – algo em torno de 4 mil – para escolher 500 felizardos que sem terem feito as provas, podem entrar pela janela do serviço público. É cllaro que o MP entrou na parada.



03-Marina: comigo ou contra mim 
POLÍTICA & MURUPI 15/08/09 - Gente de OpiniãoE as pesquisas estão deixando o governo de cabelo em pé. Como a exposição na mídia foi diminuída, a ministra Dilma empacou. Para avançar, o governo que tinha o Ciro Gomes pela frente, tentou um jogo de equipe levando o Ciro do Ceará para São Paulo. Para Ciro, a oportunidade de combater os tucanos no ninho cutucando o “professor”, como se refere a FHC. No mapa, campo limpo mas não um tronco. Marina tem bom nível de aceitação no PV e entre ambientalistas. Segura-la é difícil. Aí, resta desconstruir a Marina e o dado mais visível é 11 meses após sua saída do governo, o desmatamento foi reduzido em 55%.



04-Gente que sai 
POLÍTICA & MURUPI 15/08/09 - Gente de OpiniãoNão estava nos planos do PMDB mas, Fernando Prado que lutou para presidir o partido em Porto Velho, sentiu o calor e foi buscar sombra e legenda na aba do chapéu do Cassol. O PMDB tentou sem sucesso segurar o Fernando. Hoje o PMDB se reúne para tratar da defecção e da natural assunção de novo dirigente. Como vice-prefeito, Emerson Castro está fora da peleja. Fernando Prado que deve ter boas razões para pular fora, começa do zero sua vida no PP mas, vai ter que arranjar espaço para pegar a sombra no chapéu do Cassol, como qualquer afilhado. “Quem tem padrinho não morre pagão”, diz Zé de Nana e arremata:“o sol nasceu pra todos, a sombra pros espertos e água limpa para os primeiros”.



05-Falando em água...
Uma resolução da Angevisa vai provocar uma revolução no competitivo mercado de água em Rondônia. A partir de setembro, nos garrafões de água será obrigatória a indicação da data de fabricação e o período de validade que é de 30 dias. As embalagens – garrafões – terão igual identificação e o prazo de validade que é de 3 anos e, além disso, passarão por testes mecânicos que garantam sua integridade numa queda a um metro do piso. A norma acaba com a importação de garrafões descartados, regulamenta a qualidade, expurga o mau fornecedor do mercado e deixa que a competição seja tão cristalina como a água.



06-O buraco é mais embaixo
O governador Cassol sancionou a Lei 2136, do deputado Wilber Coimbra que obriga as empresas concessionárias de serviços públicos responsáveis por obras que impliquem em retirada total ou parcial do calçamento ou pavimento de via pública a reconstituir o dano 48 após o término do serviço. A lei é boa, geral, prevê pena por descumprimento – empresas que ficam sujeitas ao pagamento de multa diária no valor de 30 UPF/RO, que equivale R$ 1.203,60 – mas, peca por não identificar o agente público responsável pela fiscalização, ou quais as penas por fazer “vistas grossas” quando o fato ocorrer. Só isso merece o reparo.



07-O sonho não acabou
Eram apenas nove rapazes e dentre eles dois menores de idade. Não pertenciam a grupos políticos, movimentos “sem” alguma coisa, sequer obtiveram financiamento público para um quebra-quebra. Não representavam minorias excluídas, até o contrário. Lembravam os filhos da maioria silenciosa, ainda que indignada. Passaram desapercebidos pela guarda do Senado e iniciaram um protesto contra Sarney. Coisa bem amadora. Logo os guardas surgiram e deram ordem para a saída. A gurizada saiu aos berros e ai, alguém resolveu que era a hora do corretivo. Com força desproporcional os garotos foram detidos durante horas e só liberados pela ação do Heráclito Fortes. Serão eles, filhos dos “cara pintadas”?



08-Unir? 
POLÍTICA & MURUPI 15/08/09 - Gente de OpiniãoDanou-se. Segundo alguns “é uma campanha difamatória para desestabilizar o reitor”. Se me lembro bem essa frase é usada sempre quando ainda não descobriram a fórmula para justificar alguma coisa que não tem justificativa. O rolo começou com a escolha do reitor, cresceu e empacou na entrada de cinco vestibulandos desclassificados nos exames. Na seqüência, o rosário: falta de segurança no campus, desalojamento do DCE e agora, o curso de medicina foi paralisado, por alunos e professores. É possível uma orquestração em curso mas, onde há fumaça – e não apenas do lixão da Vila Princesa – há fogo. Pelo andar da carruagem, hora dessas vão ter que trocar o nome da Unir para Separar.



09-Sob fogo cruzado
O acórdão existe sim, apesar das negativas da oposição. O problema é que uma pesquisa revela que 78% da população deseja a saída do Sarney. Outro problema é que a imprensa continua abastecendo a crise e sendo abastecida de dados – alguns caídos do céu – como a mais recente descoberta novos atos secretos. Como o acordo tem prazo de validade até a próxima denúncia e como começam a espocar manifestações – ainda tímidas – contra o “Marimbondo de Fogo”, é certo afirmar que a crise apenas arrefeceu momentaneamente. Vivendo seu inferno astral, nem a briga Globo x Record deu refresco a Sarney que segue firme ladeira abaixo, apesar da Tropa de Choque, que mais o atrapalhou que o ajudou.



10-Bolivarianas 
POLÍTICA & MURUPI 15/08/09 - Gente de OpiniãoO sargentão Hugo Chavez mergulhou fundo na sua loucura bolivariana e a rica Venezuela segue servindo de chacota pelo mundo. Com a oposição reduzida a seis deputados, pode e faz o que quer. Depois de trucidar a economia, reduzir a imprensa a substrato de quase nada, brigar com Deus e o diabo, Chavez lembrou-se que ainda não havia esculhambado com a educação. Não se fez de rogado e enfiou sua bolivariana idéia sobre educação nas escolas. Hugo, que continua na busca do isolamento total da Venezuela, só não conseguiu ainda outro país disposto a uma guerra mas, está se preparando. Hora dessas aparece... 

Léo Ladeia  - leoladeia@hotmail.com  
www.gentedeopiniao.com.br  - www.opiniaotv.com.br  - http://twitter.com/opiniaotv  
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/ 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Como cortar a própria carne sem anestesia

Como cortar a própria carne sem anestesia

A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p

Deu o que o americano escolheu

Deu o que o americano escolheu

Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.

SUSP-Uma ideia jerical

SUSP-Uma ideia jerical

A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)