Frase do dia:
"A gente só vai ter uma avaliação mais real da força dela quando ela começar a andar com suas próprias pernas, sem o suporte do Lula". – João Paulo Peixoto, cientista político da UnB, sobre Dilma Roussef e as pesquisas.
01-“Por una cabeza”
Desespero no ninho tucano. Dilma chegou, colou no vácuo, saiu. Serra olhou pelo retrovisor e viu Ciro. Dilma está à frente por um PAC, um bico de tucano ou o mais apropriado para um trágico tango, “por una cabeza”. Dilma presta um favor a Serra que na falta de um outro plano de vôo, já marcou a data para descer do muro, o que correrá no dia 22 impreterivelmente! Ou não... Depende.
02-Que toró...
“A zona de convergência de umidade que cruzou o país no sentido sudeste-noroeste”... Isso aí é parte do boletim meteorológico do Sipam que explica ou tenta explicar o toró que caiu da domingo para segunda feira. Sem explicação: foram 109 milímetros ou seja, 40% da chuva esperada para o mês de março na cidade, que é de 273 milímetros. Ruas alagadas, bueiros entupidos e o trânsito que virou um caos. Um bendito resfriado me deixou em casa. Meno male...
03-Tuma: o “Grande Irmão” I
A vida imita a arte. A CCJ do Senado analisa um projeto para instalar câmeras em shoppings e similares em todo o país e o senador Tuma é pela aprovação. O trambolho tem caráter terminativo e se aprovado, irá à sanção presidencial. Para o autor, Pompeo de Mattos, os frequentadores de shoppings precisam de mais segurança, dado o aumento do número de assaltos e homicídios nesses estabelecimentos. Para Tuma, vale intimidar. George Orwell não faria melhor.
04-Tuma: o “Grande Irmão” II
Se a bisbilhotagem através de câmeras resolvesse alguma coisa, o Congresso Nacional estaria fechado, tantas são as câmeras ali instaladas e maracutaias ali produzidas e como se o “Grande Irmão” Tuma nada soubesse. O projeto é o primeiro passo para que tenhamos câmeras em motéis para evitar adultério, nas igrejas para checar a coleta, nas empresas para checar se a NF foi emitida, etc. No país dos vouyers, o negócio é dar uma espiadinha. Plin-plin!
05-Ficha limpa na área
O substitutivo ao Projeto Ficha Limpa, será entregue no dia 17 ao presidente da Câmara, e pode valer para as próximas eleições se votado após o feriado da páscoa. O substitutivo prevê a ineligibilidade de candidatos condenados em segunda instância e evita a renúncia de quem foge do processo por quebra de decoro e volta a disputar para outra eleição. E como perguntar não sentencia , lá vai: Se for “divera” Rondônia vai importar políticos ficha limpa? De onde?
06-Rebolation x complication
Enquanto Dilma ensaia passos do rebolation para o Panico na TV – tudo vale a pena nessa urna tão pequena – Lula se vira como pode em Israel e mostra que sua capacidade de arrumar complicação ainda está longe do limite. Se Chaves, Morales e Zelaya eram passado, Lula exumou Fidel com a execrável “se deixar morrer”. Mas era pouco. No Oriente Médio Lula arrumou encrenca pra mais de metro. Primeiro quebrou o protocolo não prestando a homenagem protocolar e ao tentar falar de paz, pisou na bola e falou de corda em casa de enforcado.
07-O avesso do avesso
“O vírus da paz está comigo” disse Lula. Citou a América do Sul como exemplo mas, a Folha de São Paulo noticia hoje: “As compras de armas na América do Sul cresceram 150% nos últimos cinco anos, enquanto no mundo o aumento foi de 22%, segundo o Instituto Internacional de Pesquisas da Paz. A escalada na região foi a maior do mundo no período. Chile, Brasil e Venezuela lideram as compras na América do Sul. No ranking global, o Brasil ocupa a 30ª posição.”
08-Chorando de barriga cheia
Sérgio Cabral que desabou em pranto sentido e “chorou largado” ao saber que seu Rio perderia parte dos royalties do petróleo, ganhou do “incomum” Sarney o ombro amigo e lencinho: “Eu disse ao governador: governador, guarde suas lágrimas que nós vamos encontrar uma solução negociada, como sempre encontramos, de maneira que não prejudique nenhum estado e que o Rio de Janeiro, portanto, não precise ficar tão alarmado”. Quase vou eu às lágrimas...
09-Grana garantida para energia
A grana para manter a luz acesa está garantida. A Eletrobrás irá investir R$ 9 bilhões em 2010 e mais de R$15 bilhões de 2011 ae 2012, disse José Antonio Muniz Lopes, presidente da estatal e serão aplicados nas usinas do Madeira, Angra 3 e nas linhas de transmissão ligando Porto Velho a São Paulo, levando a energia do Madeira. Há poucos dias foi apresentado o plano para a ferrovia ligando Rondônia ao Atlântico. Desconfiado em função do gasoduto, comecei a crer que é possível. A dúvida porém ainda existe. Tudo por culpa do gasoduto.
10-Ciro Gomes: um velho novo
Terça-feira, 7 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)