Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 16/07/10


 

Frase do dia:
 

"O secretário me orientou a não fazer isso." Victor Lampert coordenador de Estudos, Previsão e Análise, sobre não dar explicações econômicas e fazer previsões para os dados, por ordem do secretário da Receita Federal Otacílio Cartaxo.

 

 

01-Agenda dos candidatos

E, já que está dando certo, é provável é que na agenda do presidente Lula conste hoje –durante alguma entrevista que nada terá com o assunto – uma declaração sobre um erro cometido. Uma coisa mais ou menos assim: “Eu estou convencido que um pedido de desculpas é uma coisa que todos fazem. Eu não teria como negar naquela solenidade que a companheira Dilma é a mãe do trem-bala. Ele nasceu do trabalho dela, da vontade dela. E eu não desafiei a justiça tanto que pedi desculpas. É que não posso mentir. Foi ela, Dilma que possibilitou a construção do trem bala e vai fazer muito mais no futuro.” 

 

02-Agenda dos candidatos

Não estão previstas rebeliões no DEM para hoje, ou um novo artigo de FHC comparando seu governo ao do Lula. Isso é coisa para ser tratada no final de semana. Além de voar de um lado para outro, José Serra deve se dedicar à sua tarefa específica na campanha: desmentir pela enésima vez os boatos de que vai acabar com o bolsa família e avisar ao eleitor que é Dilma e não Lula que está na disputa eleitoral. Por falar em desmentir, Serra encheu “os picuá” e irou: “Nessa campanha se criou uma nova profissão, os profissionais da mentira. É mentira, mentira, mentira, pra gente ficar desmentido a mentira”. Pois é...

 
 

03-A fila aumentou

POLÍTICA & MURUPI 16/07/10 - Gente de OpiniãoPara os que – como eu – esperavam que a lista de impugnados ficasse mesmo nos 234, uma novidade: a fila cresceu e mais 77 sortudos foram acrescentados. Os nomes ainda não foram revelados mas, já se sabe que mais quatro entram no seleto clube dos “fichas sujas”, publica o site Tudorondonia. Para a Desembargadora Zelite Carneiro, “Se for preciso vamos fazer sessões extraordinárias; vamos trabalhar de manhã, à tarde, à noite e até nos fins de semana para julgar os processos”. Hoje pela manhã um jornalista dizia que lei de ficha limpa não tinha dado e não daria em nada. Errou feio meu. Já deu! 

 
 

04-O milagre brasileiro

"Se existe realmente crescimento econômico no Brasil também não sabemos. Mesmo com o otimismo oficial, o fato é que nem chegamos a recuperar as perdas provocadas pela crise mundial, voltando aos patamares de PIB e emprego anteriores à crise, e já se anuncia crescimento nos níveis da Índia". Assim Luciano Medina Martins inicia seu artigo – Não sou idiota! – publicado no Congresso em foco. Oportuno pois num país que beira à unanimidade com seu governo, qualquer voz que se levanta merece um olhar. Clicando aqui você chega ao artigo. Recomendo a leitura, pelo menos para conhecer o outro lado.

 

05-Censura parlamentar

Uma discussão bizantina tomou conta do Senado. O pouco conhecido Mesquita do Acre fez um discurso e foi representado pelo MP Eleitoral por ter ferido a legislação. Esse um dos casos em que a imunidade parlamentar deve existir e é necessária. Para complicar o caso, a mesa diretora da casa proibiu que se veicule à noite, a gravação do que ocorreu durante o dia. Ora, ora, ora... ao vivo pode. Gravado nem pensar. Mas, e que diferença faz? Zé de Nana me socorreu: “Santo Antonio é milagreiro mas, não sabe tirar porrada e, se já foi dada, não adianta esconder”. Fico cada dia mais orgulhoso desse meu assessor.

   

06-Ninjas na jugular

POLÍTICA & MURUPI 16/07/10 - Gente de Opinião150 ninjas da PF estão finalizando a Operação Conexão Amazônia. Foram dois anos de investigação e agora é chegada a hora da onça beber água. E a onça está sedenta: 35 mandados de prisão, 28 de busca e apreensão, serão cumpridos no Acre, Amazonas, Pará, Maranhão, Tocantins, Goiás e Rio Grande do Norte mas, para variar, Rondônia dá sua contribuição  A “tchurma” dos malinos estava envolvida em todo tipo de bandalheira e atuava no financiamento, aquisição, transporte, distribuição de cargas de cocaína da Bolívia e Peru, roubo de carga, câmbio de moeda estrangeira e lavagem de dinheiro.

 
 

07-No tempo do Ricúpero...

Velhos tempos. Ricúpero caiu depois de dizer uma verdade captada por uma parabólica: “Eu não tenho escrúpulos. O que é bom a gente fatura, o que é ruim, esconde". O mundo gira, a Lusitana roda e a coisa igual, escancarou. Victor Lampert participava de uma entrevista quando foi questionado sobre resultados da possível estagnação econômica. O tempo fechou e o homem ameaçou encerrar a entrevista por três vezes. Na época, a frase derrubou Ricúpero. Nos dias de hoje, Victor Lampert será visto como um herói leal.

 

08-O que fez Cartaxo tremer?

O que Lampert temia? Miram Leitão em seu blog faz uma análise que deixa pegadas. Os números do semestre mostram a arrecadação em alta. De janeiro a junho a arrecadação de impostos e contribuições atingiu R$ 379 bilhões, alta de 12,48% sobre 2009, resultado que surpreendeu o IBPT. “A alta era esperada, por conta da recuperação econômica, que traz aumento do emprego e das contribuições previdenciárias, por exemplo. Mas não achávamos que fosse aumentar tanto”. Segundo ela, a previsão é que a carga tributária, que caiu para 35,02% do PIB em 2009, suba para 37,9%, batendo os 35,16% de  2008.

 

09-Papo de comunista

POLÍTICA & MURUPI 16/07/10 - Gente de OpiniãoO comunista Aldo Rebelo, relator da reforma do Código Florestal, deu uma senhora aula de capitalismo para capitalistas: “Vocês, produtores rurais, precisam pensar mais como negociantes. Se o consenso dos políticos é pela redução da área plantada, se é isso o que majoritariamente quer a imprensa, que vive malhando vocês, se ninguém tem coragem de defender a produção agropecuária, conformem-se, plantem ou produzam carne na área que eles consideram a ideal. Vocês podem lucrar o mesmo produzindo em menos terras. É verdade que a produção vai cair. Mas o preço vai subir. Pra que ficar dando murro em ponta de faca? Vocês também têm o direito de parecer chiques e preocupados com o futuro da humanidade.” Como se vê já não se fazem mais comunistas como antigamente. E sobre comer criancinhas, nem pensar...

 

10-Só pra sacanear “los hermanos”

A Argentina acaba de aprovar o casamento entre homossexuais. “Temos que trabalhar para construir a igualdade social, o que ainda vai tomar muitos anos. Ter o direito de casar não significa que no dia seguinte a discriminação foi abolida. O que vai ser abolida é a discriminação que o próprio Estado ainda mantém dentro de suas leis”, garantiu Alex Freyre. Como sou politicamente correto, procurei o Zé de Nana para comentar o assunto: “Agora é que o Maradona vai beijar na boca dos jogadores. Principalmente do tal Messi. Na próxima copa mulher nem passa na concentração argentina. Vão resolver a parada entre eles mesmos”. A culpa é minha. Quem pergunta o que quer, ouve o que não quer.

  Fonte: Léo Ladeia - leoladeia@hotmail.com 
 Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião noTwitter  /   YouTube 
 Turismo   /  Imagens da História 
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Como cortar a própria carne sem anestesia

Como cortar a própria carne sem anestesia

A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p

Deu o que o americano escolheu

Deu o que o americano escolheu

Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.

SUSP-Uma ideia jerical

SUSP-Uma ideia jerical

A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)