Sexta-feira, 16 de novembro de 2007 - 16h05
POLÍTICA & MURUPI
Frase do Dia
"O Renan é nosso aliado" Lula, o corajoso bombeiro do PMDB.
Pauta Política de
01-Resolvendo um problema com outro:
Se o transporte coletivo está concentrado nas mãos de poucos, a falha é do poder público, e a ele cabe encontrar soluções. Algumas cidades à guisa de solução temo que Porto Velho entre nessa aumentaram o problema, autorizando o uso de mototáxis. Precário na origem, o restritivo transporte sobre duas rodas é alternativa para uso pessoal e jamais coletivo. Da permissividade do estado surgiram camelôs, flanelinhas, bancas de peixes, sem terras, etc. Regulamentar os sem ônibus é abrir a porta para a isonomia. E é aí que mora o problema.
02-Democracia - essa coisa relativa:
Durante a ditadura militar, os generais falavam do Brasil democrático, como verdade que se negada, era punida com rigor. Na Venezuela, Chavez monta um plebiscito de cartas marcadas, inventa o regime bolivariano democrático e Lula acredita: "Podem criticar o Chávez por qualquer outra coisa. Inventem uma coisa para criticar o Chávez. Agora por falta de democracia na Venezuela não é. Ao renovar sua crença no plebiscito de araque como referendo democrático, assusta e deixa uma questão: mesmo com cartas marcadas pode?
04-Lei seca repaginada:
Vi o projeto para redução da violência que o vereador Kruger Darwich pretende apresentar na Câmara. Não é inédito e segue o que foi adotado em algumas cidades. No texto, um assunto que já foi objeto de uma outra proposta recusada anteriormente depois de uma luta desigual. Trata-se de regulamentar o horário de funcionamento de bares em pontos da cidade, apontados como manchas criminais locais de maior ocorrência de crimes. Talvez agora, melhor formulada e com outro patrono, a coisa decole. Vem aí uma nova discussão.
05-PMDB de casa nova:
Com a presença do cardeal, quase papa, Waldir Raupp, foi lançada a pedra fundamental da sede do PMDB
06-Atirou o que viu e matou o que não viu:
O relator do processo que acabou indicando o senador Renan para a cassação do mandato, fez uma revelação interessante. A Constituição e o Código de Ética vedam aos senadores a possibilidade de serem donos, dirigir ou gerir de empresas de comunicação mas, é bastante comum o que ocorreu com Renan. Familiares e outros são usados em lugar do verdadeiro dono das concessões. Em 2006 o senador Suplicy requereu um levantamento sobre o fato, mas como a ninguém interessa, perdeu-se no labirinto burocrático do senado, sem relator.
07-Caldo propício para o casuísmo:
O judiciário vem fazendo sua parte e o povo, por incrível que pareça a sua pelo voto. O PFL minguou, trocou de nome, mas se arrasta. O PSDB continua firme no eixo Minas-SP, mas não decola no resto do país. Os pequenos continuam pequenos ou incham artificalmente à sombra do poder,no resto do paisuam pequenos ou crescendo artificalmente ançada a pedra fundamental pelo adesismo
08-Caldo propício para o casuísmo II:
Chavez está em festa com as declarações de Lula. Nosso modelo socialista é democrático, garante o sargentão e completa: Eu acho que na democracia é assim, a gente submete aquilo que a gente acredita ao povo e o povo decide e a gente acata o resultado. Porque senão não é democracia. Referindo ao plebiscito que lhe deu superpoderes de chefe de estado. Chaves pediu aplausos a Lula assim que terminou de ler a declaração na rádio. Vou recitar um mantra mil vezes por dia com todo fervor: Lula é democrático. Lula é democrático.
09-Novela com final esperado:
Renan Calheiros informou a algumas das principais lideranças do Senado, governistas e oposicionistas, que vai renunciar à presidência da Casa. Desistiu da idéia de renovar o pedido de licença de 45 dias, que vence no próximo dia 26 de novembro. Abdicará ao comando da Casa antes dessa data. Em troca, espera preservar seu mandato. Será o fim de uma relação complicada, e com um enredo digno de uma novela: um político pequeno num cargo grande, e uma relação extraconjugal com uma jornalista multi-orgástica. Quase pornô.
10-Oxigênio para o gás:
Reforço de peso na Câmara dos Deputados. Moreira Mendes fez um duro discurso sobre o apagão e disse: "Antes de ser fundamental para Rondônia, o gasoduto é uma obra estratégica para o Brasil. Está mais do que provado que a bacia de Urucu possui reserva de gás mais suficiente para suportar um projeto dessa envergadura. Na bacia de Urucu, são produzidos, queimados e reinjetados nos poços 9,9 milhões de metros cúbicos de gás todos os dias. Estamos enterrando nossas riquezas. Isto é um crime!". Gasoduto Já!
Como cortar a própria carne sem anestesia
A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p
Deu o que o americano escolheu
Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.
A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi
Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?
Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol