Segunda-feira, 18 de junho de 2012 - 21h11
Frase do Dia:
“Lula foi alertado para o risco de curto-circuito e fez uma escolha: Maluf!” –Jornalista Reinaldo Azevedo
I-Almoço indigesto
Aos russos se atribui um provérbio: “o café da manhã se come sozinho, o almoço se divide com o amigo, o jantar se dá ao inimigo”. Uma notícia servida na mesa da CPI do Cachoeira falava de um almoço em Paris entre Cavendish e alguns parlamentares brasileiros que inclusive fazem parte da CPI. Outra notícia fala de um almoço realizado em Brasília entre um assessor do Senado e um empresário de comunicação, ambos de Rondônia. Os dois almoços têm finais constrangedores não por falta da sobremesa, mas pelas sobras, o que leva a supor que alguém mexeu na ordem do provérbio e o rango ficou ruço.
II-Mariana: cabeça de casal
Mariana Carvalho, a noiva que todos os candidatos a prefeito queriam ter, pelo jeito vai virar “cabeça de casal” num “ajojo” entre tucanos e kassabianos. Hermínio Coelho que recebeu do PSD uma pressão para se candidatar, deve continuar tocando a sua Assembléia Legislativa. “Boa romaria faz quem em sua casa fica em paz”, diz Zé de Nana. Sua desistência dá o start para um plano desenhado já há algum tempo e que envolve a candidatura da Mariana Carvalho e do Guilherme Erse. Mas isso muda muito mais coisas.
III-O PMDB e os gatos
O empresário Davi Chiquilito que inaugura um belo restaurante havia descartado a possibilidade de disputar eleições este ano. Cristão novo do PMDB, tinha o aval da cúpula estadual para encarar a disputa mas... O PMDB é o PMDB e em Porto Velho é um saco de gatos briguentos e nessa o Davi dançou. E enquanto os gatos se mordiam no saco, surgiu o felino José Augusto e pimba na gorduchinha. Esta semana os gatos devem ter rasgado o saco e soltos, voltaram às estripulias. A primeira foi convocar Davi Chiquilito. E para vice? Outro gato ou alguém que agüente unhada de gato como o Garçon.
IV-Raupp e seu PMDB
O Senador Raupp aumentou e muito sua presença no PMDB. Trabalhando verticalmente conquistou o respeito e admiração dos caciques do partido, mormente depois do trabalho de relator do orçamento. Agora como presidente interino vem trabalhando horizontalmente, fazendo-se presente em todo o país na luta para aumentar a participação do partido em capitais e grandes cidades, ajudando a lançar nomes que tenham chances reais de disputa ou em associações com os mais bem colocados. Não por acaso Raupp vai tirar um tempo para se dedicar a esse trabalho. E se a idéia lá fora é essa, em casa...?
V-Fátima e o PMDB
Se PT, PMDB e PDT tivessem juízo, formariam uma só chapa, mas não será fácil conseguir isso. Fazendo as contas: juntos darão à coligação quase 9 minutos de TV no horário eleitoral. Juntos podem acordar o que farão em 2014, nas eleições para presidente, governador e a vaga que é do Gurcasz para o Senado. Não é novidade para ninguém que Roberto Sobrinho do PT visa a vaga do Acir. Como não é novidade que Confúcio Moura tentará manter-se no cargo que estará sendo visado pelos aliados de agora.
VI-Fátima e o PDT
O senador Acir Gurcasz está no fim do mandato da vaga que ocupou com a defenestração do Expedito Jr e é hora de pensar na renovação. Vamos combinar: numa casa como o Senado é preciso muito tempo ou que o senador seja acima da média para ganhar a confiança dos seus pares e do eleitor. Além disso tem que atuar politicamente no próprio estado, usando todos os espaços, até mesmo o horário eleitoral gratuito, ainda que sacrificando seu candidato à prefeitura. Claro que para prescindir desse tempo só jogando com a possibilidade de coligação partidária com compromisso de apoio para 2014. E aí...
VII-Nazif
Para marcar presença e aglutinar nomes, o deputado federal Mauro Nazif juntou gente na Câmara de Vereadores e avisou que é pré-candidato a prefeito pelo PSB. É o que se pode chamar de pré-convenção e que também foi feito pelo PT. Apesar da presença da ex-senadora Fátima Cleide, o deputado Mauro Nazif descartou uma aliança com o PT. Claro que bem do seu jeito, Mauro Nazif vai levar a decisão ou as decisões sobre o processo eleitoral para a undécima hora e isso envolve coligações e escolha do vice.
VIII-Fogueira postergada
Um dia com certeza o senador Demóstenes Torres passará pelo apuro de ser julgado pelo Conselho de Ética. Aliás não fosse pela empurrada com a barriga que a “tchurma do ora vamos ver onde isso vai dá” deu e o dia estaria próximo. Ocorre que o STF por seu ministro Dias Toffoli concedeu um prazo para que a defesa e seus pares – lá dele, o Demóstenes – se inteirassem daquilo que ainda não se inteirarem. Como a semana é cheia de Rio+20, festa junina e tal e coisa, o homem só vai ser constrangido depois do São João. Aí, mesmo chamuscado vai para a votação no plenário e viva São João “cumpádi”.
IX-Silva, Maluf & Cia. Ltda
Anota aí para nunca mais esquecer: no dia 18 de junho do ano da graça de 2012, aquele que um dia foi confundido com uma das reservas morais desse país chamado Brasil esteve nos jardins da casa daquele que um dia foi confundido como um dos maiores corruptos desse pais chamado Brasil. A desmoralização tem nome e sobrenome: Luiz Inácio da Silva, conhecido por Lula, vergou-se e foi à casa do cidadão que está na mira da Interpol chamado Paulo Maluf pedir apoio para o cidadão de nome Fernando Haddad, candidato a prefeito de São Paulo. A constrangedora reunião foi política, mas lembrou negócio de brimo.
X-No answer
X1-O que mais fará Lula depois dessa com Maluf?
X2-E Cassol lança algum nome sem chance para prefeito de Porto Velho ou tem uma carta na manga?
X2-E a Rio+20 vai marcar outro encontro para daqui há 50 anos ou antes disso o mundo acaba?
Avanço importante em prol da liberdade de expressão
Pulamos algumas casas para avançarmos ao futuro. O CEO da Meta, empresa que é dona das redes sociais Facebook, Instagram, WhatsApp e Threads acabou
Fernanda Torres venceu o Globo de Ouro com o filme Ainda estou aqui, história que nos remete à ditadura de 1964, superando caras produções e artista
A nova rodoviária: deu a lógica, o bom senso e a justiça
O TJ-RO pelo Desembargador Daniel Ribeiro Lagos autorizou e o ainda prefeito Hildon Chaves inaugurou ou se preferem, entregou a nova rodoviária de P
Pre$ente de natal brazuka – O fundo do poço
Entenda de uma vez por todas: não é o dólar, euro, ou qualquer outra moeda que sobe. É O REAL QUE DESCE de forma vertiginosa. Agora com calma, vamos