Quarta-feira, 18 de agosto de 2010 - 23h31
Frase do Dia:
"Apesar de neo-petista, ela consegue ser uma antiga mentirosa, como faz o PT na política. Essa informação que ela deu é falsa.”– Rodrigo Maia sobre Dilma.
01-Boas notícias - 1
A Secretaria Municipal de Saúde – SEMUSA vinha preparando o programa na surdina e acaba de lançar a primeira parte. Qualificar pessoas e não apenas os servidores para enfrentar o problema que assusta os moradores da capital. Os acidentes de trânsito detonaram as estatísticas e deixaram há muito de ser um problema das polícias. Uma ação que se encontrar eco na área de educação pode reduzir a colheita macabra de corpos nas ruas. Se a questões do trânsito não forem tratadas com a educação das pessoas vira apenas caso de polícia.
02-Boas notícias - 2
Demorou muito mas, a PF com a Operação Adamas, entrou na luta contra a e extração e comércio ilegal de diamantes Reserva Roosevelt. Duas quadrilhas agiam em Rondônia, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo e Brasília. Na operação, 200 ninjas irão cumprir 16 mandados de prisão temporária, 2 de prisão preventiva e 45 de busca e apreensão, dentre os quais, 9 prisões em Espigão D’oeste/RO, 1 prisão em Monte Negro/RO, 1 prisão em Teófilo Otoni/MG, 4 prisões em Patos de Minas/MG, 2 prisões em Brasília/DF, e 1 prisão em São Paulo/SP. E se levantar o resto do tapete, tem...
03-Aquecendo as turbinas
A série de entrevistas do Via Sat e o primeiro debate entre candidatos da UNIR estão sendo uma pálida mostra do que vem por aí. Até aqui os adversários se estudam, o que torna tudo modorrento mas, o horário das rádios e TV começou e com ele que o bicho pega. O fair play não resistirá ao primeiro bico na canela e dará espaço ao troco no joelho e daí para a jugular é questão de milímetros. Até agora ataques só em comícios e reuniões mas, a hora da capivara morder o cano da espingarda está chegando. E aí, quem puder mais que chore menos.
04-Aquecendo o fumacê
O sempre confiável Daniel Panobianco com sua antena ligada à NASA, vaticina dias infernais para Rondônia: “Previsão indica forte agravamento da poluição no sul da Amazônia nos próximos dias, com espessa camada de fumaça sobre Rondônia. A situação que já é de emergência pode virar calamidade pública uma vez que em ano de eleição há pouca autuação”. Às 6 da manhã de hoje, ainda era noite em Porto Velho. Por todo o dia a luz do sol não conseguiu furar o bloqueio da nuvem de fumaça que nos obriga a acender faróis em pleno dia...
05-Refrescando o fumacê
Por terra, céu e ar a força-tarefa montada pelo Corpo de Bombeiros, IBAMA, Exército, Aeronáutica, Marinha, Instituto Chico Mendes, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Associação Rondoniense de Municípios dize que vão encarar os incêndios no estado. Estes órgãos formam o Comitê Estadual de Combate aos Incêndios Florestais. Papo furado! A guerra deveria ter ocorrido bem antes, no gabinete, planejando e fiscalizando com apoio do Sipam e Inpe. Como nada disso foi feito, os “cabeças gordas” se reúnem agora para formar frases de efeito com sopa de letrinhas. O fogo avança e a frase infeliz não faz efeito.
06-Más notícias
Centro Oeste e Norte do Brasil pegando fogo, fumaça na mata, a chuva não cai onde é necessária, reservatórios baixam rapidamente e nem isso faz com que a “tchurma do quanto pior melhor”, dê uma trégua. A última é a possibilidade de interromper a obra do linhão Porto Velho/Araçatuba que vai receber a energia de Rondônia. A notícia chega no exato momento em que o governo anuncia a ligação das usinas termelétricas a plena carga. É ou não contrasenso? E ainda tem gente que crê que o Brasil virou o “zezêu”, que tudo aqui é planejado e que o mundo se assusta conosco. Assustar aliás, é o verbo apropriado para o caso.
07-Como fazer...
Tiziu disse pelo Via Sat que pretende fazer gestão compartilhada na educação. Pensei: isso não vai dar certo. Cahula não vai entrar nessa. Minganei gentem... O homi repetiu a cantoria para a Alisângela. Hora de Tico eTeco trabalharem. Os dois demoraram 24 horas e não chegaram a um acordo sobre o tema. Tico não achou o paquímetro e Teco, o torquímetro. Nem procurei saber o que eles fariam com as ferramentas mas, sei muito bem, que trabalham independentes. Ambos não compartilham idéias e logo não entendem de gestão compartilhada. Indaguei ao Zé de Nana e outra decepção: “Isso é que nem furar poço de dois”.
08-Um novo Poder da República?
Juro que não entendi. Representantes do MP de diversos estados entregaram manifesto de repúdio às mudanças no Código Florestal que tramita na Câmara, pedindo a rejeição das alterações propostas por Aldo. Com o manifesto, a nota técnica, com os pontos que consideram graves na proposta de Aldo. “A posição do Ministério Público é que não haja retrocesso ambiental. A proposta do deputado Aldo Rebelo traz uma flexibilização da legislação e da proteção da vegetação. Nossa posição é absolutamente contrária a essas mudanças e queremos pedir que os deputados se posicionem contrários a esse projeto”. Homessa, e desde quando o MP como órgão pode se arvorar a legislar?
09-Enfim um debate
A Folha e o UOL abriram espaço para Dilma, Serra e Marina e hoje um debate aconteceu. Ainda não saiu sangue mas, parece que ad fichad do Serra Marina caíram. O debate foi quente, agressivo e Dilma resistiu bem até o momento em que inquiriu Serra sobre a ação do DEM contra o Prouni, o que lhe rendeu uma dor de cabeça. Serra explicou mas, o DEM não deixou barato e o Rodrigo Maia desceu a borduna, chamando-a de mentirosa. Ficou estreito de novo quando a Dilma afirmou que o PT aprovou o Plano Real. Aí é pedir para ser desmentida. Ainda não saiu sangue mas, pode-se perceber que a temperatura subiu muito.
10-E na sacristia...
Não agüento mais conhecer família e amigos de políticos. Troca a pilha minha filha que eu preciso mudar de canal. É uma overdose de moralidade. Moços de condutas ilibadas e passado asséptico. Tão decentes, tão castos que não sei como se transformaram em políticos. O horário eleitoral parece conversa entre coroinhas e padre na sacristia. E não esperem que apareça alguém para dizer alguma coisa que possa comprometer o candidato. Todos gente boa. Ninguém tem filho fora de casa, bebem socialmente, são heterossexuais monogâmicos e, se algum fumou maconha foi para experimentar. Só fumou mas não tragou!
Fonte: Léo Ladeia - leoladeia@hotmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / Siga o Gentedeopinião noTwitter / YouTube
Turismo / Imagens da História
Como cortar a própria carne sem anestesia
A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p
Deu o que o americano escolheu
Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.
A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi
Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?
Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol